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Técnicas de Levantamento. - Entrevistas - Questionários -Observação / Visitas instalações (próprias ou outras) - Demonstrações - Pesquisa extena - Análise.

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Apresentação em tema: "Técnicas de Levantamento. - Entrevistas - Questionários -Observação / Visitas instalações (próprias ou outras) - Demonstrações - Pesquisa extena - Análise."— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de Levantamento

2 - Entrevistas - Questionários -Observação / Visitas instalações (próprias ou outras) - Demonstrações - Pesquisa extena - Análise da Documentação - Joint Application Design (JAD) - IBM - Brain Storm - Brain Writing

3 Questionários - Fontes sólidas e confiáveis. - Questionário objetivo, dirigido e diferenciado* * para compatibilizar as informações fornecidas pelos três níveis de decisão

4 Análise Documental Estudo dos registros existentes, (documentos e relatórios, atuais ou históricos). Inclui a análise das informações em meio magnético (discos, fitas...)

5 Entrevistas Funções - Obtenção de informações: atitudes, comportamento, fatos vivenciados, tendências e experiências - Informações sobre a empresa, atividades e a funções - Visão mais concreta da realidade - Coordenação de informações recebidas de fontes diversas

6 A entrevista - Forma mais comum: pessoal / direta - Documentação dos resultados: copiar tudo? gravar? filmar? realizar anotações ? - Pessoas certas que estão nos locais certos - Perguntas certas, respostas certas - Seqüência dos entrevistados - Planejamento do tempo - Coleta prévia de tantos dados quanto possíveis

7 Entrevistas - Planejar a entrevista: objetivo, perguntas e tempo - Escolher o local: privacidade é essencial - Agendar a entrevista, informando o entrevistado da agenda - Obter informações sobre as características do pessoais e funcionais do entrevistado Procedimentos preliminares

8 Durante a entrevista - Apresentar-se - Repassar a agenda (objetivos, patrocinador, motivo da escolha do entrevistado) - Postura do entrevistador: credibilidade, isenção, discrição; não criar ressentimentos - Deixar o entrevistado falar (redução da interferência) - Direcionar a discussão para os objetivos - Evitar perguntas fechadas - Não ultrapassar o tempo - Notar sinais de impaciência

9 Um estilo para entrevistar - Relacione a parte da entrevista c/ partes do sistema - Obtenha pontos de vista alternativos - Solicite detalhes do item que você estiver interessado - Estabeleça a dependência do assunto com outros - Confirme os dados obtidos - Focalize os requisitos (não os problemas técnicos) - Não confunda sintomas com o problema

10 Problemas - Você está tomando tempo demais - Você está ameaçando meu emprego - Você não conhece a nossa empresa - Você está tentando mudar o modo que as coisas são feitas aqui - Não queremos esse sistema - Mudei de opnião - Aqui não há consenso de como a coisa deve ser feita

11 Brainstorm - Reunião onde todos têm liberdade de expressar suas opiniões - Nenhuma crítica prévia deve ser feita - São válidas colocações por impulso: o que vale é a quantidade de idéias - Relacionadas as idéias, passa-se para a interpretação dos resultados

12 Brainwriting - Dividir os participantes em grupos de 4 ou 5 pessoas - Os grupos recebem uma questão O trabalho - Escrever a sua opinião sobre a questão - Ao terminar, colocar a folha no centro da mesa - Pegar a folha de respostas de outro integrante do grupo - Criticar as colocações encontradas

13 Brainwriting - Criticar todos os trabalhos do grupo, por escrito - Completado o ciclo, o grupo pode receber nova pergunta - O presentes criticam todas as posições dos grupos Obs: - Pode haver um relator por grupo - Cada grupo pode receber uma questão diferente - Exige um relator do trabalho final

14 JAD Joint Application Design

15 OBJETIVO Identificar as características do JAD e as suas aplicações.

16 1. Introdução 2. Desenvolvimento a. Conceitos b. Definição c. Histórico d. Metodologia e. Implementação 3. Conclusão

17 METODOLOGIA TécnicasMétodo Ferramentas

18 Técnica que reúne determinado número de pessoas em sessões bem estruturadas para, com tempo e esforço reduzidos, consolidar um objetivo pré-determinado.

19 PESSOAS ESTRUTURA PLANEJADA + Habilidades DiversasAmbiente e Material (Logística) OBJETIVO Mínimo Tempo e Esforço Entendimento e Consenso

20 Dificuldade da solução das diferenças de ponto de vista entre usuários A metodologia JAD foi desenvolvida pela IBM, no Canadá, em Buscando a obtenção de consenso entre um grande grupo de pessoas

21 Alguns princípios para o JAD: Envolvimento de todas as pessoas necessárias para atingir o objetivo; Líder experiente e imparcial; Representante da alta gerência; Sessões com no máximo 15 pessoas; Planejamento logístico; Decisões pelo consenso; Documentação dos resultados produzidos; Comprometimento.

22 Componentes da equipe do JAD (são as estrelas do espetáculo) Facilitador; Patrocinador; Especialistas da Informação; Documentador; Representantes dos usuários/clientes; Outros convidados.

23 Organização do JAD Reunião Inicial; Reunião de Revisão; Reuniões para a Realização das Sessões do Projeto;

24 REUNIÃO INICIAL Primeira fase dos trabalhos. Reunião com duração aproximada de 3 h, participação das pessoas do nível estratégico. Definem os objetivos, participantes, agenda e distribuição de tarefas.

25 REUNIÃO DE REVISÃO Dura normalmente 3 h, com os mesmos participantes da reunião inicial. Revisão de todos os pontos combinados na reunião inicial. Correções e ajustes dos problemas detectados. Verificação do cumprimento de tarefas.

26 REUNIÕES DAS SESSÕES DE PROJETO (formato) São reuniões orientadas pelo líder/facilitador. Usa dinâmica de grupo para gerar idéias. Os analistas de informações ajudam a controlar e registrar os trabalhos. Participação de todos relacionados no plano para o JAD (definidos nas reuniões inicial e de revisão).

27 REUNIÕES DAS SESSÕES DE PROJETO (seqüência) 1. Abertura dos trabalhos. 2. Apresentação e distribuição do organograma da empresa. 3. Recordação do fluxo atual. 4. Problemas, defeitos e empecilhos. 5. Definição dos objetivos.

28 REUNIÕES DAS SESSÕES DE PROJETO 6. Racionalização do fluxo atual. 7. Proposição do novo fluxo. 8. Cronograma, prazos e responsabilidades. 9. Encerramento.

29 Recomendado uma Abordagem em 4 etapas : Execução de um projeto piloto. Determinação da natureza do grupo de suporte. Incorporação do JAD. Ampliação do uso do JAD. e. Implementação

30 A eficiência comprovada com o uso do JAD proporciona os seguintes benefícios: Acelera o processo na obtenção dos resultados. Solução de conflitos com rapidez. Espírito de equipe. Compromisso dos participantes com o projeto.


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