A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO ORIENTE MÉDIO: 1. O espaço, a região 2. Os atores (estatais e não estatais)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO ORIENTE MÉDIO: 1. O espaço, a região 2. Os atores (estatais e não estatais)"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO ORIENTE MÉDIO: 1. O espaço, a região 2. Os atores (estatais e não estatais)

2 O QUE É O ORIENTE MÉDIO? O olhar europeu sobre o outro e os conceitos de Oriente Próximo, Oriente Médio e Extremo Oriente

3 Oriente: uma antiga invenção européia que permanece O Oriente era praticamente uma invenção européia e fora desde a Antigüidade um lugar de episódios romanescos, seres exóticos, lembranças e paisagens encantadas(...) Um aspecto do mundo eletrônico pós-moderno é que houve um reforço dos estereótipos pelos quais o Oriente é visto. Três coisas contribuíram para isso: primeiro, a história do preconceito popular contra os árabes e o islão no Ocidente; segundo, a luta entre os árabes e o sionismo israelense, e seus efeitos sobre os judeus americanos; terceiro, a quase total ausência de qualquer posição cultural que possibilite a identificação com os árabes e o islã. Não é preciso dizer que o Oriente Médio é agora identificado com a política da grande potência, a economia do petróleo e a dicotomia simplista entre Israel democrático e os árabes totalitários e terroristas(...) EDWARD W. SAID

4 O que é o Oriente Próximo? Oriente Próximo ou Próximo Oriente é um conceito muito usado principalmente na França, em atlas e livros escolares. Compreende a região da Ásia próxima ao mar Mediterrâneo, a oeste do rio Eufrates, incluindo: Turquia, Síria, Líbano, Jordânia, Israel e Palestina, norte do Egito e Iraque.

5

6

7 O que é o Oriente Médio? O termo Oriente Médio define uma região localizada a sudoeste da Ásia, desde a Turquia (a oeste) até o Afeganistão (a leste). Geralmente considera-se como parte do Oriente Médio as seguintes áreas ou países: AfeganistãoAfeganistão; Arábia Saudita; Barein; Egito; Emirados Árabes Unidos; Iêmen; Irã; Iraque; Bahein; Jordânia; Kuwait;Líbano; Israel eArábia SauditaBareinEgito Emirados Árabes UnidosIêmenIrãIraqueJordâniaKuwaitLíbanoIsrael PalestinaPalestina, que inclui a Cisjordânia e a Faixa de Gaza;CisjordâniaFaixa de Gaza OmãOmã; Qatar; Síria e Turquia.QatarSíriaTurquia Alguns autores também incluem na região – o Grande Oriente Médio – o norte da África: não apenas o Egito, mas Sudão, Marrocos, Argélia, Líbia, Tunísia e Somália.

8

9

10 Principais atores geopolíticos da região 1. Os atores estatais

11 País Área (km 2 )PopulaçãoPNB Renda per capita Taxa de analfabetismo* Arábia Saudita , % Iraque , % Kuwait , % Emirados Árabes , % Omã , % Líbano , % Iêmen , % Síria , % Jordânia , % Bahrein , % Catar , % Israel , % Irã , % Afeganistão , % Turquia , %

12 PaísÁrea (Km 2 )População (em milhões) PIB em 2007 (em bilhões de dólares) Soldados (inclui reserva) Tanques de guerra Aviões de combate ISRAEL ,1161, EGITO ,7127, IRÃ ,8294, IRAQUE ,3 60, JORDÂNIA ,2 16, LÍBANO ,9 24,6 -- ARÁBIA SAUDITA ,1376, TURQUIA ,8663,

13 Principais atores não estatais Al Fatah, OLP ou ANP (Palestina) Jihad Islâmica (Palestina – ligada à Síria) Hamas (Palestina) Hesbollah (Líbano – ligado ao Irã) Kach e Kahane Chai (israel) Al Quaeda (Iraque, Afeganistão) PKK = Partido dos Trabalhadores do Curdistão Al Jihad (Egito)

14 Povos do Oriente Médio: 1.ÁRABES 2.JUDEUS 3.TURCOS 4.PERSAS 5.AFEGÃOS ou AFEGANES 6.CURDOS 7.OUTROS

15

16 O novo Oriente Médio O Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), composto por Bahrain, Kuwait, Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes, arrecadou nos últimos cinco anos mais de 1,5 trilhões de dólares exportando petróleo. São bilhões de dólares mais do que as exportações somadas de Brasil, Índia, Polônia e Turquia no mesmo período. Este dinheiro está criando um novo Oriente Médio, em tese mais moderno. Os níveis de corrupção estão baixando, o dinheiro que ia parar em bancos suíços está em grande parte sendo investido na região. Alguns governos estão aproveitando para investir em novos setores, preparando-se para um mundo além- petróleo.

17 O novo Oriente Médio - II A estrela deste novo Oriente Médio é Dubai, um dos Emirados Árabes Unidos. Está se transformando num centro regional de turismo, num centro universitário de elite e num centro midiático. Os negócios vão além. A Emirates Airline será a maior companhia aérea do mundo ainda nesta primeira década do século. O dinheiro escorre: investimentos externos de empresas do CCG vão do Paquistão ao Marrocos, espalhando-se pela Ásia Central e África. Estão investindo na China, aproveitando as privatizações. E financiam a dívida externa norte-americana, junto com China e Japão.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO ORIENTE MÉDIO: 1. O espaço, a região 2. Os atores (estatais e não estatais)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google