A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FLG 586 Geografia regional do Brasil IV: Amazônia Hervé Théry Professor convidado Cátedra Pierre Monbeig Departamento de geografia Introdução e conceitos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FLG 586 Geografia regional do Brasil IV: Amazônia Hervé Théry Professor convidado Cátedra Pierre Monbeig Departamento de geografia Introdução e conceitos."— Transcrição da apresentação:

1 FLG 586 Geografia regional do Brasil IV: Amazônia Hervé Théry Professor convidado Cátedra Pierre Monbeig Departamento de geografia Introdução e conceitos da disciplina

2 Apresentações mútuas 1 Quem sou eu? Um professor francês: –A Cátedra Pierre Monbeig –Vantagens e desvantagens de ter um professor estrangeiro –Brasil visto por outros olhos Biografia e bibliografia –Que tipo de geografia faço? –Geografia regional à francesa, de Pierre Monbeig a ENS via o GIP Reclus

3 Momentos de uma carreira de pesquisador na Amazônia Le pillage de l'Amazonie (en collaboration avec Jean Eglin), Petite collection Maspero n° 266, 201 pages, Maspéro, Environnement et développement en Amazonie brésilienne, (co-autor e editor científico),Belin, 1997 Situações da Amazônia no Brasil e no continente, dossiê Amazônia brasileira I, Estudos Avançados n°53, pp , USP, São Paulo 2005 Programa da ANR Duramaz,

4 Apresentações mútuas 2 Os monitores –Luciana Borges e Mateus Sampaio Quem são vocês? –Viajaram na Amazônia ? –Que informação e opinião têm desta região?

5 A ementa 1 I OBJETIVOS –1. Compreender as especificidades da organização geográfica dos espaços regionais brasileiros, através de um exemplo de unidade regional. –2. Levar à compreensão de que o espaço regional escolhido é produto da organização do todo nacional em diferentes momentos históricos. II CONTEÚDO –1. O porque da unidade regional ter sido escolhida para estudo. –2. Análise específica dos componentes da realidade espacial em estudo. –3. As relações intra e inter-regionais. –4. relações com o todo nacional, evolução e situação atual. –5. Políticas governamentais e projetos para a região escolhida.

6 A ementa 2 III MÉTODOS UTILIZADOS –Aulas teóricas expositivas, seminários, projeções de filmes e documentários, trabalhos individuais ou em grupo. IV ATIVIDADES DISCENTES –Leituras e discussões de textos selecionados, preparação e apresentação de trabalhos em grupos ou individuais, debates sobre temas escolhidos. V CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO –Provas escritas e trabalhos escritos e/ou orais. VI BIBLIOGRAFIA BÁSICA –Específica a cada exemplo regional brasileiro escolhido

7 Organização Conceitos e organização da disciplina –Parte da lista de disciplinas, mas uma subversão, da teoria à pratica da geografia regional –Formação á pesquisa pela pesquisa, mão na massa, antecipar tarefas futuras –Outros métodos pedagógicos, menos leituras individuais e mais trabalho de grupo Avaliação da disciplina –Trabalho em casa, dossiê cartográfico, quando quiserem (nota individual) –Seminários em grupos (voluntários, montá-los com os monitores) em PowerPoint, começam dia 24 de agosto (nota de grupo) Comunicação comigo –O meu –Um grupo Google, gerenciado pelos monitores: Endereço mail

8 Estrutura das aulas Aula expositiva (50 minutos) – Introdução do tópico principal da aula (tema ou região) – Um dos temas ou uma das regiões Seminário (40 minutos) – Outro tema ou região, mas não tudo (enciclopédia) focar, selecionar, ser convincente – Respeitar o tempo... Discussão e debate (25 minutos) – Crítica do seminário – Debate sobre as duas primeiras partes

9 Programação do semestre 1 AulaDataTópico principal AulaSeminario alunos Alguns temasObservações 13- ago IntroduçãoO que é a Amazônia? não teraMitos, formação historica Organização, definição do objeto e da abordagem 210- ago A naturezaO dados naturaisBiotecnologias (Mateus Geomorfologia, clima, vegetação, ecossistemas Os dados naturais globais 317- ago Os Amazônidas PopulaçãoAs grandes hidroelétricas (Luciana) Demografia, migrações, grupos sociais Os habitantes, os migrantes, as forças em presença 424- ago Distâncias amazônicas TransportesSivamPopulações indígenas Imensidão e mobilidade 531- ago A frente pioneira Pará e AmapáSerra PeladaMadeira, mineração, colonização Abordagem geopolítica 614- set A fronteira de produção Mato GrossoBlairo MaggiSoja, milho, pecuária Abordagem econômica 721- set A reservaAmazonas, Acre, Roraima Zona FrancaExtrativismo, ecoturismo Abordagem politica

10 Programação do semestre 2 AulaDataTópico principal AulaSeminario alunos Alguns temasObservações 828- set As margens orientais Maranhão e Tocantins Quebradeiras de babaçu Agricultura familiar, escravidão Abordagem social 95-outProvanão teraMapa de síntese: Rondônia xxx oct Massas e problemas Cidades da Amazônia Segregação social nas cidades Redes e areas de influencia A maioria da população oct O problema da terra Terras publicasCodigo Florestal Neli e monitores (H. no Mato Grosso) 129-novColoquio EBMnão tera Colóquio EuroBroadMap Brasil-Portugal-Rússia nov Politicas públicas Ordenamento do territorio? SNUCModelos conflitantes, zoneamento, prospectiva Que destino para a Amazônia? nov A grande Amazônia Geopolitica da grande Amazônia outros paises (1 ou 2) Outras AmazôniasA Amazônia brasileira não é a única 157-dezConclusõesCorreção da prova debate e avaliaçõesFechamentos

11 Bibliografia 1 Em português ABSABER, Aziz. Zoneamento ecológico e econômico da Amazônia. Questões de escala e método. Estudos Avançados, vol. 3, nº 5, São Paulo, jan/abril BECKER, Bertha; MIRANDA, Mariana (orgs.). A Geografia Política do Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, p BECKER, Bertha. Amazônia. São Paulo: ATICA, p. COSTA, Wanderley Messias da; BECKER, Bertha K.; ALVES, Diógenes (org). Dimensões Humanas da Biosfera-Atmosfera na Amazônia. São Paulo: Edusp, 2007, pp MELLO, N. A. de. Território e gestão ambiental na Amazônia. Terras públicas e os dilemas do Estado. Sao Paulo: Annablume, p. MELLO-THÉRY, N. A. de. Políticas territoriais na Amazônia. São Paulo: Annablume Editora, v p. MELLO, N. A. de ; THÉRY, H., A armadura do espaço amazônico. Alceu (PUCRJ), Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p , MELLO, N. A. de. Amazônia: questão regional, nacional e global, RA' EGA (UFPR), Curitiba, v. 3, n. n. 79, p , SAYAGO, D.; TOURRAND, J.F.; BURSZTYN, M.. (Org.). Amazônia: cenas e cenários. 1 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004, v. 1, p

12 Bibliografia 2 Em francês BATAILLON, C., DELER, J-P., THÉRY, Hervé, Géographie Universelle Reclus, vol 3, Amérique Latine, RECLUS-Belin DROULERS, Martine. LAmazonie vers un développement durable. Paris: Armand Colin/SEJER EGLIN, Jean; THÉRY, Hervé. Le pillage de lAmazonie. Paris: PCM (petite collection Maspero), LE TOURNEAU, F.M., DROULERS, M., LAmazonie brésilienne et le développement durable, 2011, Belin, coll. Mappemonde, pp MELLO, N. A. de ; THÉRY, H., PASQUIS, R., « l'Amazonie "durable" de Marina Silva », in Pour comprendre le Brésil de Lula, Paris, v. 1, p , MELLO, N. A. de ; THÉRY, H., « L'État brésilien et l'environnement en Amazonie: évolutions, contradictions et conflits ». LEspace Géographique, Montpellier, v. I, n. 32, p , 2003 THÉRY, Hervé (ed.). Environnement et développement en Amazonie brésilienne. Paris: Belin, v p. Sites Amigos da Terra - Amazônia Brasileira Instituto Socioambiental ISA Museu Goeldi

13 Viagem de campo? Deve ser montada e financiada, como Conhecer a Amazônia1 e a viagem à França de 2009 Foi esboçada em 2011 no âmbito do convenio Minter-Dinter, não funcionou Entrar no grupo de organização, ver com Clenes, no Geopo

14 Quatro aulas temáticas introdutórias –Formação histórica Levar à compreensão de que o espaço regional escolhido é produto da organização do todo nacional em diferentes momentos históricos –Dados e potencias naturais Mais que um pano de fundo, muito presentes, articulações principais dos ecossistemas, potenciais e limitações –As populações Os habitantes, são os atrores principais, não podem ser esquecidos –Distâncias amazônicas Trunfo ou maldição, as circulações estruturam a região

15 A invenção da Amazônia Um dos poucos casos de erro histórico e geográfico que permanece até hoje (com West Indies e Indios / Indígenas)

16

17 A historia da Amazônia, da chegada dos Portugueses até hoje, so afetou estreitas faixas ao longo do rios e das rodovias

18 Fronteiras e fortes

19

20 As frentes pioneiras que chegam hoje na Amazônia prolongam um movimento secular de progressão para o Norte Frequentemente, os migrantes dos anos 2000 são filhos dos que abriram o Mato Grosso e netos dos debravadores do Parana

21

22 Pagina de um manual supostamente publicado nos Estados Unidos, e que provocou muita discussão Foi provado depois que tratava-se de uma falsificação, bastante grosseira, feita por um grupo conservador brasileiro O episodio revela que alguns setores da sociedade brasileira ainda vivem com ideias do século passado E que e sempre melhor checar os fatos antes de indignar-se


Carregar ppt "FLG 586 Geografia regional do Brasil IV: Amazônia Hervé Théry Professor convidado Cátedra Pierre Monbeig Departamento de geografia Introdução e conceitos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google