A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Zoneamento Agrícola Prof. Dr. Emerson Galvani Laboratório de Climatologia e Biogeografia – LCB Universidade de São Paulo Departamento de Geografia Disciplina:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Zoneamento Agrícola Prof. Dr. Emerson Galvani Laboratório de Climatologia e Biogeografia – LCB Universidade de São Paulo Departamento de Geografia Disciplina:"— Transcrição da apresentação:

1 Zoneamento Agrícola Prof. Dr. Emerson Galvani Laboratório de Climatologia e Biogeografia – LCB Universidade de São Paulo Departamento de Geografia Disciplina: Climatologia Agrícola

2 Zoneamento Agrícola Trabalha-se em escalas regional e zonal; Detalhes de topo e microclima devem ser considerados pelo produtor ou técnico; Envolve aspectos do solo (zoneamento edafoclimático), do clima (zoneamento Agroclimático) e socioeconômico da região. O zoneamento agroclimático e o primeiro a se considerar em determinada região. Objetivo é delimitar áreas aptas, inaptas e marginais para cultivo de determinada cultura.

3 Temperaturas médias normais para São Paulo, 1974

4 Temperaturas médias normais para São Paulo, 2007

5 Temperaturas máximas normais para São Paulo, 2007

6 Temperaturas mínimas normais para São Paulo, 2007

7 Precipitação Média Janeiro para São Paulo, 1961 a 1990

8 Precipitação Média Julho para São Paulo, 1961 a 1990

9

10

11

12 Temperatura mínima Temperatura máxima

13 Geadas - julho Geadas - junho

14 Chuva Anual Chuva mês mais seco

15

16

17

18

19

20

21

22 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PÓS-GRADUAÇAO EM GEOGRAFIA FÍSICA DISCIPLINA: Climatologia Agrícola PROF. :EMERSON GALVANI EXERCÍCIO: ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO 1) De posse dos dados que constam na tabela 1 efetue os seguintes procedimentos: A) Construir os mapas de isolinhas com os elementos meteorológicos (precipitação, temperatura média anual e do mês mais frio) e dos elementos do balanço hídrico (DEF e EXC). B) Com uso do anexo 1 (que apresenta as exigências térmicas e hídricas), estabeleça as áreas aptas, inaptas e marginais para os cultivos de citros, cana-de-açúcar e café para o estado de São Paulo. Obs: Para temperatura do ar trace isolinhas com intervalos de 1 em 1 grau Celsius. Para deficiência e excedentes em intervalos de 50 mm.

23 Tabela 1: Valores de precipitação (P), temperatura média anual (Tm), temperatura média do mês mais frio (Tm jul), evapotranspiração real (ETR), deficiência (DEF) e excesso hídrico (EXC) em diferentes localidades no Estado de São Paulo. (*) Cidade próxima Pereira Barreto/SP (**) Cidade próxima Ribeirão Bonito/SP

24

25 MAPA BASE PARA O ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

26 Sitios Interessantes: (clicar em agrometeorologia e/ou climatologia)


Carregar ppt "Zoneamento Agrícola Prof. Dr. Emerson Galvani Laboratório de Climatologia e Biogeografia – LCB Universidade de São Paulo Departamento de Geografia Disciplina:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google