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Administração da Produção

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Apresentação em tema: "Administração da Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Produção
Aula 6

2 Qualidade total e melhoramento em produção e operações
Administração de Produção e Operações Qualidade total e melhoramento em produção e operações

3 Juran Qualidade deve ser planejada e seus custos apurados
Custos da qualidade Falha externa Falha interna Avaliação Prevenção

4 Papéis

5 Trilogia da qualidade + enfoque estratégico

6 Breakthrough

7 Deming Identificar e reduzir as causas de variações nos processos
14 pontos de Deming

8 Ciclo PDCA

9 Feigenbaum Total quality management Passos: Estabelecimento de padrões
Avaliação da conformidade Agir quando necessário Planejar para o melhoramento

10 TQC “O Controle Total da Qualidade é um sistema efetivo para integrar os esforços dos vários grupos dentro de uma organização, no desenvolvimento da qualidade, na manutenção da qualidade e no melhoramento da qualidade, de maneira que habilite marketing, engenharia, produção e serviço com os melhores níveis econômicos que permitam a completa satisfação do cliente”.

11 Ciclo industrial mais estratégia

12 Ishikawa Todos, na organização, podem (e devem) contribuir com a qualidade e devem conhecer técnicas estatísticas básicas

13 Shingo Erros conduzem a defeitos – eliminar os erros ou corrigi-los antes que se tornem defeitos – o Poka Yoke

14 Poka Yoke Sistemas à prova de erros Detecção Minimização Facilitação
Prevenção Substituição Eliminação

15 Taguchi A qualidade é definida pelas perdas que o produto impõe à sociedade

16 Curva de perda

17 Função de perdas

18 Conformidade vs. curvas de perda

19 Matriz ortogonal – projeto de experimentos
1 2 3 4 5 6 7 8

20 Garvin A qualidade considerada como critério competitivo.
Ser melhor que a concorrência nos aspectos da qualidade que o cliente considera importantes.

21 Oito dimensões da qualidade
Desempenho Características Confiabilidade Conformidade Durabilidade Manutenibilidade Estética Qualidade percebida

22 Planejamento e controle da qualidade
Controlar ou não O que controlar (será controlado o produto ou o processo?) O que controlar (que características do produto ou processo serão controladas?) Como controlar Quem deve controlar Quando controlar

23 Papéis de cada elo na cadeia

24 FMECA

25 Autocontrole O funcionário deve saber o que deve ser feito, o que se espera do seu trabalho - devem existir procedimentos explícitos, claros, à prova de má-interpretação e, quando aplicável, estar disponíveis no posto de trabalho; O funcionário deve saber o que (e como) o trabalho está sendo feito - instrumentos de verificação ou outras formas de permitir que o funcionário avalie continuamente o resultado do seu trabalho deverão ser providos e estar presentes; O funcionário deverá saber que conduta seguir no caso de constatar que o resultado do trabalho executado não corresponde ao que é dele esperado – receber feedback, ter acesso e domínio de mecanismos que permitam que mude a forma como está fazendo e corrija as discrepâncias verificadas.

26 As 7 ferramentas da qualidade – diagrama de processo

27 As 7 ferramentas da qualidade – diagrama de processo

28 As 7 ferramentas da qualidade: Pareto

29 As 7 ferramentas da qualidade – Pareto

30 As 7 ferramentas da qualidade – diagrama causa – efeito (Ishikawa)

31 As 7 ferramentas da qualidade – diagrama de correlação

32 As 7 ferramentas da qualidade – diagrama de correlação

33 As 7 ferramentas da qualidade – diagrama de correlação

34 As 7 ferramentas da qualidade – diagrama de correlação

35 As 7 ferramentas da qualidade: histograma

36 As 7 ferramentas da qualidade – histograma

37 As 7 ferramentas da qualidade – cartas de controle de processo

38 Melhoramento

39 Benchmarking interno Unidade 1 Unidade 2 Unidade 3 Unidade 4 Unidade 5
Giro de estoques Tempo de entrega Pedido completo Rastreabilidade Imdicador n Função Logística Confiabilidade 16 11 24 8,5 4 4d 6d 3d 5d 98% 92% 89% 95% 97% 91% 88% 100% Excelente Boa Pobre Muito boa A B C D E Benchmark interno (desempenho Classe Empresa) Pior desempenho comparativo interno

40 Benchmarking competitivo
Unidade 1 Unidade 2 Unidade 3 Unidade 4 Unidade 5 Giro de estoques Tempo de entrega Pedido completo Rastreabilidade Imdicador n Função Logística Confiabilidade 16 11 24 8,5 4 4d 6d 3d 5d 98% 92% 89% 95% 97% 91% 88% 100% Excelente Boa Pobre Muito boa A B C D E Benchmark interno (desempenho Classe Empresa) Pior desempenho comparativo interno externo (desempenho Classe Mundial) Concorrente 1 Concorrente 2 28 94% F 14 7d 99% G


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