A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFORMÁTICA PROF PAULO MAXIMO, MSc

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFORMÁTICA PROF PAULO MAXIMO, MSc"— Transcrição da apresentação:

1 INFORMÁTICA PROF PAULO MAXIMO, MSc pmaximo@gmail.com
1

2 INFORMÁTICA (último edital)
1 Editores de Texto (Microsoft Word 2010 e BrOffice.org Writer 3.1 ou superior): edição e formatação de textos (área de transferência; configuração de fonte; configuração de parágrafo e estilo; inserção e manipulação de tabelas; inserção e quebra de páginas e colunas; cabeçalho e rodapé; configuração da página e do parágrafo; modos de exibição de documento e zoom; ortografia e gramática; criação, gravação, abertura e impressão de documentos). 2 Planilhas eletrônicas (Microsoft Excel 2010 e BrOffice.org Calc 3.1 ou superior): edição e formatação de planilhas e gráficos(fórmulas/funções; formatação de fonte, alinhamento, número e estilo; formatação de células; inserção, manipulação e formatação de gráficos; filtros; configuração de página e impressão; criação, gravação, abertura e impressão da planilha e gráficos). 3 Editor de Apresentações (Microsoft PowerPoint 2010 e BrOffice.org Impress 3.1 ou superior): edição e formatação de slides (formatação de slides, fonte e parágrafo; inserção de imagens, tabelas, ilustrações e cabeçalho e rodapé; configuração de páginas, slides, temas e plano de fundo; transição de slides; animações; apresentação de slides; ortografia e gramática; modos de exibição e classificação de slides; criação, gravação, leitura e impressão de slides). 4 Conceitos de informática: hardware e software. 5 Sistemas Operacionais (Windows 7 em português e Linux): criação de pastas (diretórios), arquivos e atalhos; área de trabalho; área de transferência; manipulação de arquivos e pastas. 6 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 7 Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet: Protocolos Web, World Wide Web, Navegador 7 Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web. 8 Tecnologias e ferramentas de colaboração: correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 9 Conceitos de proteção e segurança: realização de cópias de segurança (backup), vírus e ataques a computadores. 10 Conceitos de educação a distância: Conceitos de acesso a distância a computadores. 11 Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 12 Conhecimentos gerais sobre redes sociais (Twitter, Facebook, LinkedIn).

3 1 bits & Bytes

4 MÚLTIPLOS kilo Mega Giga Tera Peta Exa Yotta Zetta Bytes

5 CPU CACHE MEM I/O REDE Arquitetura DISCO DISPLAY TECLADO BUSES
adaptadores MEM I/O DISCO DISPLAY TECLADO REDE Arquitetura

6 R’s ALU UC CORE 1 CORE 2 CORE n ... CACHES CPU

7 RAM x ROM

8 DISPOSITIVO CAPACIDADE FD 1.44 MB HD 1 TB+ CD 650 MB DVD 4.7 GB DVD DL 8.4 GB BD 25 GB BD DL 50 GB RAM 1 GB+ Flash 512 MB+

9 Afinal, é drive ou driveR?
Questão

10 Pen Drive – E HD, FD – M CD/DVD – O Atenção!

11 BIOS BOOT CMOS Conceitos

12 P R A T I C A N D O...

13 Um Chipset é um conjunto de chips que forma o principal componente da placa-mãe. Ele contém, basicamente: a) os drivers e os drives dos periféricos de entrada/ saída do computador. b) um conjunto de dispositivos de armazenamento denominados pentes de memória ou memória RAM.

14 c) os controladores de acesso à memória, os controladores do barramento IDE, AGP e ISA, e vários outros componentes essenciais. d) um conjunto de dispositivos de armazenamento denominados BIOS ou memória ROM. e) o HD, a memória RAM e os conectores para mouse e teclado.

15 A primeira camada de software de um microcomputador contém o:
a) Sistema Operacional. b) BOOT c) CMOS d) BIOS e) Kernel

16 Sobre a CPU: I. Um processador, além da capacidade de realizar leituras e gravações na memória, deve ser capaz de comunicar-se com o usuário. Ele deve ser capaz de ler dados provenientes do teclado, mouse e outros dispositivos de saída de dados, bem como transferir dados para o vídeo, impressora e outros dispositivos de entrada de dados.

17 II. O processador possui um barramento de dados, através do qual trafegam os dados que são transmitidos ou recebidos pelo barramento de endereços. III. O processador utiliza o barramento de endereços para indicar qual é a posição de memória a ser acessada. IV. Os processadores possuem, além do barramento de dados e de endereços, o barramento de controle.

18 Indique a opção que contenha todas as afirmações incorretas.
a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

19 Em relação a hardware e software, é correto afirmar: 
 a) Para que um software aplicativo esteja pronto para execução no computador, ele deve estar carregado na memória flash.  b) O fator determinante de diferenciação entre um processador sem memória cache e outro com esse recurso reside na velocidade de acesso à memória RAM.  c) Processar e controlar as instruções executadas no computador é tarefa típica da unidade de aritmética e lógica.

20  d) O pendrive é um dispositivo de armazenamento removível, dotado de memória flash e conector USB, que pode ser conectado em vários equipamentos eletrônicos.  e) Dispositivos de alta velocidade, tais como discos rígidos e placas de vídeo, conectam-se diretamente ao processador.

21 Analise as seguintes afirmativas acerca dos componentes de um PC: 1
Analise as seguintes afirmativas acerca dos componentes de um PC:  1. USB é um tipo de barramento bastante popular, utilizado para conectar diversos dispositivos e periféricos a um microcomputador.  2. A memória flash é uma memória apenas de leitura utilizada em cartões de memória, pen drives, mp3 players.  3. SATA é um tipo de conexão para a comunicação entre o computador e dispositivos de armazenamento em massa.

22 Assinale a alternativa correta: 
 a) Apenas uma das afirmativas é verdadeira.  b) Apenas as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.  c) Apenas as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.  d) Apenas as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.  e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

23 um caractere corresponde a um Bit. um bit é composto por 8 Bytes.
Podemos afirmar que: um caractere corresponde a um Bit. um bit é composto por 8 Bytes. um bit é a menor fatia de uma informação. um BIT é representado por (0 ou 1), dependendo do código ASCII ou EBCDIC. e) um caractere corresponde a 23 Bytes. 23

24 O termo Byte significa:
a) troca de informações entre a CPU e a memória principal. b) troca de informações entre a CPU e memória secundária. c) Termo ASCII para representar um caractere. d) Conjunto de 8 Bits. e) Memória localizada dentro da CPU também conhecido como (L1). 24

25 Quantos Bytes há em um MB de memória RAM? a) 1.000.000 b) 1.024.000
c) d) e) 25

26 Com base na arquitetura de um microcomputador, o barramento válido e exclusivo para instalação de interfaces gráficas (placas de vídeo), é: a) PCI b) ISA c) AGP e) IDE e) Serial 26

27 SOs

28 SOs

29 comunidade CLI/GUI custo “ZERO” LIVE “distros” base (ainda) restrita ReiserFS, Ext3,FAT32, NTFS segurança imunidade OSs

30 MS GUI alto custo sem LIVE ampla base FAT32, NTFS, WinFS inseguro infectável não é retro-compatível OSs

31 KDE GNOME root #, $ Debian, Ubuntu, Mandriva, RedHat, Fedora Conceitos

32 Os programas, normalmente instalados no MBR do Disco Rígido, que permitem ao usuário escolher entre dois ou mais sistemas operacionais instalados na máquina são conhecidos como Gerenciadores de Boot. Um dos mais comuns gerenciadores de boot para o ambiente Linux é o: (A) Lilo (B) KDE (C) Gnome (D) Mandriva (E) Red Hat

33 (A) III, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I e III, apenas.
Considere as seguintes declarações sobre o sistema Linux: I. Os caracteres minúsculos e maiúsculos são tratados de forma diferente. II. Não existe arquivos com a extensão .EXE para programas executáveis. III. Os arquivos que terminam com um asterisco são considerados ocultos. É correto o que se afirma em (A) III, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I e III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, II e III.

34 Os arquivos ISO, disponíveis para várias distribuições Linux, são
(A) cópias dos arquivos de instalação do Linux. (B) cópias da certificação dos sistemas Linux. (C) textos dos programas de certifica ção dos sistemas inux. (D) imagens binárias dos sistemas Linux certificados. (E) imagens binárias dos CDs de instalação dos sistemas Linux.

35 No Sistema Operacional Linux, para recuperar-se um BackUp criado com o comando tar, deve-se utilizar a opção a) tar -file b) tar -c c) tar -v d) tar -x e) tar -history

36 No sistema operacional Linux, o comando
a) pwd mostra a senha de sua conta. b) mkdir destrói um diretório. c) shutdown -r +5 faz com que o sistema reinicie após cinco minutos. d) who mostra a versão do Linux e a quantidade de memória do computador. e) ls lista os usuários conectados na máquina via rede.

37 a) serão mantidas como inicialmente b) passam a ser -w-r-xr-x.
Com relação aos comandos utilizados para organização e manipulação de diretórios e arquivos no Sistema Operacional Linux, as permissões dos arquivos podem ser definidas com o uso do comando chmod. Para um arquivo que inicialmente está com as permissões -rwxrwxrwx, é correto afirmar que, ao se executar o comando chmod 755 nome_do_arquivo para o referido arquivo, as suas permissões a) serão mantidas como inicialmente b) passam a ser -w-r-xr-x. c) passam a ser rwxr-xr-x. d) passam a ser w- - w-. e) passam a ser r-xr-xrwx.

38 Numa máquina Linux, o comando, seguido pelo endereço IP, para verificar se a rede foi configurada corretamente, é o a) conf b) xterm c) spell d) ping e) traceroute

39 Em um sistema operacional Linux, o comando:
a) kill serve para reinicializar o sistema. b) ls serve para mover um arquivo. c) man serve para obter documentação on-line. d) clear serve para limpar a memória do computador e) pwd serve para alterar a senha do computador (password) do usuário.

40 No processo de instalação do Linux, as principais bibliotecas de sistema e os arquivos de configuração e scripts de inicialização ficam armazenados nos seguintes diretórios. a) /bin e /etc. b) /bin e /root. c) /lib e /etc. d) /lib e /root. e) /lib e /sys.

41 Em um sistema operacional, o kernel é
a) um computador central, usando um sistema operacional de rede, que assume o papel de servidor de acesso para os usuários da rede. b) a técnica usada para permitir que um usuário dê instruções para a máquina, usando instruções gráficas.

42 c) o processo de intervenção do sistema operacional durante a execução de um programa. Tem como utilidade desviar o fluxo de execução de um sistema para uma rotina especial de tratamento.

43 d) o núcleo do sistema, responsável pela administração dos recursos do computador, dividindo-os entre os vários processos que os requisitam. No caso do Linux, o Kernel é aberto, o que permite sua alteração por parte dos usuários. e) um pedido de atenção e de serviço feito à CPU.

44 É possível criar um link simbólico de um determinado arquivo para um usuário por meio do comando ln -s.

45

46

47

48

49

50

51 Painel de controle

52

53

54

55 Painel de controle

56

57 Windows Explorer

58

59 UAC

60 UAC

61 Painel de controle

62 Painel de controle

63 No Windows temos o utilitário Scandisk. Qual é a sua função?
a) Colocar todos os setores pertencentes ao mesmo arquivo de maneira contígua no disco rígido. b) Verificar e corrigir erros em arquivos ou pastas, além de detectar defeitos na superfície do disco, demarcando áreas defeituosas.

64 c) Possibilitar a localização exata de arquivos e pastas no disco rígido.
d) Compactar a informação do disco e com uma codificação que reduza o espaço em disco utilizado. e) Otimizar a velocidade de acesso aos dados gravados no disco rígido.

65 No Windows XP: A) um arquivo só pode ser lido se estiver fora da pasta raiz. B) os disquetes, por padrão, são lidos ou gravados na unidade denominada unidade C: C) a barra de tarefas é capaz de mostrar até oito programas que estão sendo executados. D) um arquivo pode ser renomeado através de um clique do mouse no botão Iniciar e depois na opção Renomear. E) os arquivos dos programas que nele são instalados, via de regra, são armazenados na pasta Arquivos de programas.

66 O sistema Windows não permite a formatação da unidade de disco em que foi instalado.

67 Alternar rapidamente entre duas janelas abertas no Windows é conseguido com SHIFT+TAB.

68 Conforme a configuração padrão do Windows XP, podemos recuperar arquivos excluídos da lixeira através da combinação de teclas CTRL+Z.

69 No Windows Explorer, a barra de títulos indica o nome do arquivo que será aberto.

70 Em relação aos recursos do Painel de Controle do Windows, para saber a identificação de um computador na rede deve-se usar o recurso Opções de acessibilidade.

71 Acerca do Microsoft Windows, em sua configuração padrão, um arquivo apagado com o auxílio da tecla CTRL não poderá ser restaurado, mesmo que ele esteja em um CD-ROM.

72 Acerca do Microsoft Windows, em sua configuração padrão, no Painel de Controle deve-se configurar as opções de acessibilidade para permitir o acesso à Internet via rede corporativa.

73 No Windows Explorer, para se fazer a seleção de um conjunto de arquivos não adjacentes deve-se, antes de dar um clique sobre cada arquivo a ser selecionado, pressionar a tecla CTRL.

74 Conforme a configuração padrão do Windows XP marque a afirmativa correta:
(A) Podemos recuperar arquivos excluídos da lixeira através da combinação de teclas CTRL+Z. (B) Ao simplesmente arrastar um arquivo contido em uma unidade de disco para outra, efetua-se uma remoção.

75 (C) A operação de exclusão total dos arquivos de uma determinada unidade de disco tem o mesmo resultado da Formatação Completa desta mesma unidade. (D) Ícone é um aplicativo de atalho de um determinado programa executável. (E) Pode-se efetuar a cópia de disco para disco através do Windows Explorer.

76 Inserir um atalho no desktop:
A) é possível mediante o pressionamento do botão direito do mouse diretamente na área de trabalho e a escolha de "Propriedades". B) é possível mediante o pressionamento do botão direito do mouse diretamente na área de trabalho e a escolha de "Novo Atalho". C) não é possível.

77 D) é possível mediante o pressionamento do
botão esquerdo do mouse diretamente na área de trabalho e a escolha de "Propriedades". E) é possível mediante o pressionamento do de trabalho e a escolha de "Novo Atalho".

78 Quando um arquivo não pode ser alterado ou excluído acidentalmente deve-se assinalar em Propriedades do arquivo o atributo A) Criptografar o conteúdo. B) Somente leitura. C) Gravar senha de proteção. D) Proteger o conteúdo. E) Oculto.

79 No Windows XP: A) um arquivo só pode ser lido se estiver fora da pasta raiz. B) os disquetes, por padrão, são lidos ou gravados na unidade denominada unidade C: C) a barra de tarefas é capaz de mostrar até oito programas que estão sendo executados. D) um arquivo pode ser renomeado através de um clique do mouse no botão Iniciar e depois na opção Renomear. E) os arquivos dos programas que nele são instalados, via de regra, são armazenados na pasta Arquivos de programas.

80 Nos sistemas operacionais Windows 2000 e Windows XP, o único tipo de formatação de discos que oferece opções como configuração de permissões de segurança para pastas e arquivos, criptografia e definição de cotas de disco é o A) NTFS B) HPFS C) FAT D) FAT16 E) FAT32

81 O Gerenciador de dispositivos do Windows tem, dentre as suas funções, a atribuição de
A) remover programas aplicativos do computador. B) atualizar o software de dispositivos de hardware. C) alterar a BIOS do computador. D) carregar o sistema operacional no dispositivo de memória. E) configurar o dispositivo de hardware para carregar o sistema operacional.

82 Em um aplicativo processado no ambiente operacional do Microsoft Windows XP, um dos requisitos especificados diz respeito ao armazenamento do conteúdo da memória de um microcomputador no disco rígido que, em seguida, será desligado, permitindo, entretanto, o retorno ao estado anterior. Para atender esse requisito, cuja funcionalidade se insere entre as Propriedades de Opções de energia, deve-se usar a opção de Ativar A) Esquemas de energia. B) backup. C) No-break. D) Restauração do sistema E) hibernação.

83 I. usuários surdos ou com deficiência auditiva;
O Microsoft Windows XP está preparado com programas e opções que oferecem recursos de acessibilidade para I. usuários surdos ou com deficiência auditiva; II. usuários cegos ou com deficiência visual; III. pessoas com deficiências motoras. É correto o que se afirma em A) I, apenas B) I, II e III. C) I e III, apenas. D) II, apenas. E) III, apenas.

84 Considerando teclado que inclua a tecla com o logotipo do Windows, para "abrir Meu Computador" e para "procurar um arquivo ou pasta" pode-se utilizar, respectivamente, no Windows XP, as teclas de atalho: A) Tecla Windows + E e Tecla Windows + F B) Tecla Windows + R e Tecla Windows + F C) Tecla Windows + L e Tecla Windows + C D) Ctrl + R e Alt + F4 E) Ctrl + Shift + E e Ctrl + Shift + Esc

85 Nos sistemas operacionais Windows 2000 e Windows XP, o único tipo de formatação de discos que oferece opções como configuração de permissões de segurança para pastas e arquivos, criptografia e definição de cotas de disco é o A) NTFS B) HPFS C) FAT D) FAT16 E) FAT32

86 O Gerenciador de dispositivos do Windows tem, dentre as suas funções, a atribuição de
A) remover programas aplicativos do computador. B) atualizar o software de dispositivos de hardware. C) alterar a BIOS do computador. D) carregar o sistema operacional no dispositivo de memória. E) configurar o dispositivo de hardware para carregar o sistema operacional.

87 Em um aplicativo processado no ambiente operacional do Microsoft Windows XP, um dos requisitos especificados diz respeito ao armazenamento do conteúdo da memória de um microcomputador no disco rígido que, em seguida, será desligado, permitindo, entretanto, o retorno ao estado anterior. Para atender esse requisito, cuja funcionalidade se insere entre as Propriedades de Opções de energia, deve-se usar a opção de Ativar A) Esquemas de energia. B) backup. C) No-break. D) Restauração do sistema E) hibernação.

88 Um pouco de história... 88

89 anel barra estrela Topologias 89

90 Network

91

92 WiFi

93 PAN LAN MAN WAN Redes

94 IPV4 a.b.c.d* 0 a 255 IPV6 a.b.c.d.e.f.g.h 0 a 65535 IP
(#0000 a #FFFF) IP

95 REDES ESPECIAIS (localhost)‏ x.y 10.x.y.z IP

96 TCP/IP HTTP FTP SMTP POP3 Protocolos

97 Roteador Backbone Switch DNS DHCP Conceitos

98 Gateway/proxy VPN Porta Servidor Serviço Host Conceitos

99 Criptografia SSL Telnet SSH Conceitos

100

101

102 O envio e o recebimento de mensagens de correio eletrônico contendo documentos e imagens anexos podem ser realizados por meio do software a) Hyper Terminal. b) Skype. c) Adobe Acrobat. d) Microsoft Outlook. e) Microsoft Publisher

103 Desde que autorizado, é possível copiar a figura contida na página web
utilizando-se o seguinte procedimento: clicar essa figura com o botão direito do mouse, selecionar, na lista disponibilizada, a opção Salvar imagem como e, a seguir, clicar o botão Salvar. ( ) Certo ( ) Errado Para se fazer uma cópia do arquivo pas.zip, é necessária a instalação do software Winzip ou Linuxzip no computador em uso.

104 Com relação a conceitos de Internet e de intranet, julgue os itens
subsequentes. A terceira geração de padrões e de tecnologias de telefonia móvel, denominada 3G, permite conexão com a Internet. ( ) Certo ( ) Errado O procedimento de copiar arquivo de um sítio da Internet para o computador pessoal é denominado download, ao passo que o procedimento para transferir arquivos do computador para a Internet é chamado upload.

105 No endereço https://www. mi. gov
No endereço o termo https refere-se à intranet do Ministério da Integração Nacional. ( ) Certo ( ) Errado O Internet Explorer e o BrOffice são exemplos de navegadores da Internet. O termo Wi-Fi é entendido como uma tecnologia de interconexão entre dispositivos sem fios na qual é usado o protocolo IEEE

106 No que se refere a tecnologias da informação, Internet e intranet, julgue os seguintes itens.
As ferramentas de navegação na Internet, também conhecidas como browsers, servem para acessar páginas e fazer downloads de arquivos contendo textos e(ou) imagens para o computador e permitem a interação entre usuários, por meio de programas de chat e via Web. ( ) Certo ( ) Errado Intranets são redes que utilizam os mesmos recursos e protocolos da Internet, mas são restritas a um grupo predefinido de usuários de uma instituição específica.

107 Antivírus, worms, spywares e crackers são programas que ajudam a
identificar e combater ataques a computadores que não estão protegidos por firewalls. ( ) Certo ( ) Errado Os sistemas de informação são soluções que permitem manipular as informações utilizadas pelas organizações, por meio de tecnologias de armazenamento, acesso e recuperação de dados relevantes, de forma confiável.

108 A responsabilidade pela segurança de um ambiente eletrônico é dos usuários.
Para impedir a invasão das máquinas por vírus e demais ameaças à segurança, basta que os usuários não divulguem as suas senhas para terceiros. ( ) Certo ( ) Errado As redes wireless possuem a vantagem de permitir conexão à Internet, mas não permitem a conexão à intranet por se tratar de rede corporativa local.

109 O navegador Internet Explorer 7
O navegador Internet Explorer 7.0 possibilita que se alterne de um sítio para outro por meio de separadores no topo da moldura do browser, fato que facilita a navegação. ( ) Certo ( ) Errado O Outlook Express possui recurso para impedir a infecção de vírus enviados por . Uma VPN permite o acesso à Intranet usando-se um túnel na internet.

110 A opção de troca de usuários, após a realização do login no sistema
Windows XP, permite a execução de tarefas por um usuário sem a interferência de outro usuário, que pode acessar o sistema usando conta e senha próprios. ( ) Certo ( ) Errado A ferramenta mais adequada para se fazer o gerenciamento de pastas e arquivos no ambiente Windows é o Internet Explorer, que permite organizar as informações de maneira estruturada e hierárquica.

111 Analise as seguintes afirmações relativas à Internet.
I - Plug-ins são aplicativos que acrescentam recursos adicionais para navegadores da WWW. Com o auxilio de plug-ins os navegadores podem exibir muito mais que apenas hipertextos. II - Utilizando o FTP pode-se acessar e operar outro computador da Internet De forma remota, executando programas ou mesmo controlando o próprio sistema operacional, desde que se possua as permissões necessárias. III - Um Hyperlink indica de forma convencionada quais as palavras, frases, imagens e demais objetos a partir dos quais pode-se obter mais informações. Cada um desses objetos está relacionado a uma página em um computador próximo ou distante, que é apresentada quando o respectivo objeto é clicado. IV - Um servidor POP3 armazena as mensagens enviadas para os usuários. O programa de correio eletrônico utiliza o protocolo POP3 para recuperar estas mensagens no servidor e transferi-Ias para o microcomputador do usuário.

112 Estão corretas: I, II e III I, II e IV II, III e IV III e IV I e II

113 Ao acessar a Internet, é comum o uso de senhas em diversas aplicações:
a senha do provedor, da conta de , de contas bancárias entre outras. Recomenda- se que uma senha tenha pelo menos oito caracteres (letras, números e símbolos), seja simples de digitar e fácil de lembrar. Assinale a alternativa incorreta: Uma senha ( password) na Internet, ou em qualquer sistema computacional, serve para autenticar o usuário, ou seja, é utilizada no processo de verificação da identidade do usuário, assegurando que este é realmente quem diz ser. b) Deve-se utilizar sempre a mesma senha, para todas as contas na Internet. c) Se você fornece sua senha para uma outra pessoa, esta poderá utilizá-la para se passar por você na Internet. d) O seu sobrenome, números de documentos, placas de carros, números de telefones e datas de aniversário não são consideradas senhas seguras. Esses dados são muito fáceis de se obter e podem ser utilizados em tentativas de autenticação.

114 Em relação à tecnologia Internet e suas aplicações mais conhecidas, tais como
transferência de arquivos, correio eletrônico, etc. podemos afirmar que: A maioria das aplicações mais conhecidas da Internet usa UDP. Entre essas aplicações destacamos: Telnet (login remoto), SMTP (para correio eletrônico), FTP (para transferência de arquivo) e HTTP (para a Web). b) A maioria das aplicações mais conhecidas da Internet usa TCP. Entre essas c) A maioria das aplicações mais conhecidas da Internet distribui a utilização entre os serviços TCP e UDP. Telnet (login remoto), FTP (para transferência de arquivo) e HTTP (para a Web) usam serviços TCP enquanto o SMTP (para correio eletrônico) usa UDP. d) Telefone por Internet, áudio sob demanda e a videoconferência são aplicações multimídia que utilizam o serviço TCP/UDP da Internet.

115 O esquema de gerenciamento de nomes, hierárquico e distribuído, que define a
sintaxe dos nomes na Internet é o: a) FTP b) DNS c) WWW d) IP

116 Uma Intranet tradicional é
A) uma rede padrão LAN, que utiliza o protocolo TCP/IP para comunicação. uma rede corporativa que utiliza o protocolo IPX da Internet para seu transporte fundamental. C) composta por inúmeras redes de empresas distintas. uma rede privativa que permite fácil acesso à Internet, utilizando o protocolo TCP/IP, diferentemente de uma Extranet. uma rede na qual não podemos ter servidores, existindo apenas máquinas de usuários.

117 HTML x HTTP x WWW Atenção!

118 32 milhões de livros, 750 milhões de artigos, 25 milhões de músicas, 500
milhões de imagens, 500 mil filmes, 3 milhões de programas de televisão e 100 bilhões de páginas web (50 PetaBytes)‏ Web completou 1324 ExaBytes em 2013! ( Bytes)‏

119

120 phishing spoofing sniffing spyware adware worms, vírus, trojans malware(*) backdoor Segurança

121

122

123

124

125

126

127

128

129

130

131

132

133

134 134

135

136

137 137

138 138

139 139

140 140

141 CONVERSÃO TEXTO TABELA e TABELA TEXTO

142

143 CARACTERES NÃO IMPRIMÍVEIS

144 PDF .doc .odt Tipos de arquivo 144

145 Cada menu da barra padrão de menus de uma tela Windows está associado a
uma lista de submenus (ou comandos). A tabela abaixo lista em sua primeira coluna alguns menus comuns às telas dos editores Microsoft Word e OpenOffice Writer.

146 A seqüência de números, de cima para baixo, que associa corretamente os submenus da segunda coluna ao menus da primeira coluna é: A) 4, 3, 2, 3, 1, 3, 5, 1, 5, 2 B) 3, 3, 2, 2, 5, 5, 4, 1, 5, 2 C) 1, 5, 5, 4, 5, 5, 2, 3, 3, 4 D) 4, 3, 5, 4, 1, 3, 2, 1, 5, 2 E) 1, 5, 5, 3, 3, 1, 2, 3, 3, 5

147 Google é um serviço que permite a realização de buscas avançadas por meio da combinação de resultados ou da inclusão de palavras-chave. A busca por uma expressão inteira, por exemplo, Caixa Econômica, no Google pode ser feita a partir da digitação do trecho A) \*caixa econômica*/ B) “caixa econômica” C) _ caixa_econômica_ D) (caixa econômica) E) {caixa econômica}

148 Na configuração padrão do Microsoft Outlook, o grupo de mensagens Caixa
de Saída contém: As mensagens recebidas pelo usuário que já foram lidas e podem ser excluídas. b) As mensagens excluídas pelo usuário mas que ainda podem ser recuperadas. c) As mensagens enviadas pelo usuário mas que ainda não foram despachadas para o destinatário final. d) As mensagens enviadas pelo usuário e que já chegaram ao destinatário final.

149 Sobre o serviço de correio eletrônico não podemos afirmar que:
Para uma caixa postal receber uma mensagem o usuário não precisa estar conectado à Internet. b) As mensagens somente podem conter texto. c) No formato user representa o usuário e host o computador onde sua caixa postal está armazenada. d) A troca de se dá entre usuários que estejam online ou não.

150 Em uma página aberta no Internet Explorer, após “clicar” com o mouse dentro
da página, o profissional pressiona uma combinação de teclas CTRL-F. Com esta operação ele pretende A) fazer a correção ortográfica no texto da página presente. B) abrir o menu de opções da Internet. C) exibir a barra de ferramentas. D) exibir codificação Europeu ocidental (Windows). E) localizar uma palavra ou um texto na página presente.

151 Auto-soma

152

153

154

155

156

157

158

159 C1 C2 E OU F V Tabela-verdade

160

161

162

163 Navegação Correio eletrônico Grupos de discussão Busca e pesquisa
Backup Conceitos

164 Total Diário Incremental Diferencial Backup


Carregar ppt "INFORMÁTICA PROF PAULO MAXIMO, MSc"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google