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Turismo e produção do espaço urbano

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Apresentação em tema: "Turismo e produção do espaço urbano"— Transcrição da apresentação:

1 Turismo e produção do espaço urbano
Geografia do Turismo Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz

2 O espaço urbano (um pressuposto)
“O espaço urbano é fragmentado e articulado, reflexo e condição social, e campo simbólico e de lutas” (Lobato Corrêa, 2001)

3 O espaço urbano Um reflexo da sociedade Um condicionante social

4 Processos urbanos (metropolitanos)
Fragmentação/articulação Centralização/descentralização Segregação Coesão

5 Fragmentação/articulação
A fragmentação decorre da ação deliberada dos agentes hegemônicos produtores do espaço e remete a um uso especializado do território;é refeita constantemente; “através da articulação, o espaço urbano ganha unidade” (Corrêa, 2001)

6 Centralização/descentralização
Centro x centralidade : concentração de infra-estruturas/serviços/atividades Centralização: processo de concentração, maximização de externalidades Descentralização: fruto da excessiva centralização (deseconomias de aglomeração)...

7 ..as deseconomias de aglomeração (pull factors)
Aumento valor da terra Congestionamento Restrições legais Ausência ou perda de amenidades

8 Descentralização (push factors)
Disponibilidade de terras Infra-estruturas implantadas Facilidades de transporte Amenidades físicas e sociais Qualidades atrativas do sítio (Corrêa, 2001)

9 Relação turismo – fenômeno urbano
Cidades: principais pólos emissores Cidades: principais pólos receptores

10 Relação turismo-fenômeno urbano
O espaço urbano existe, o turismo chega depois Ambos nascem juntos o turismo vem primeiro

11 A urbanização turística
“As cidades turísticas representam uma nova extraordinária forma de urbanização porque elas são organizadas não para a produção, como o foram as cidades industriais, mas para o consumo de bens, serviços e paisagens” (M. T. Luchiari, 1999)

12 ... “A criação destrutiva da urbanização turística desafia, a todo instante, a sobrevivência de antigas paisagens e a resistência do lugar” (M. T. Luchiari, 1999)

13 ... “A organização territorial dos lugares turísticos não responde somente à lógica do lugar, do meio, e da população local; ela é a reprodução de atributos valorizados nos centros urbanos emissores, sintetizando na materialidade das cidades que se expandem, as novas representações sociais imprimidas no uso do território. Por isso os lugares não permanecerão mais “provincianos” ou “selvagens”, porque estes atributos não representam mais a sociedade” (M. T. Luchiari, 1999)

14 “Urbanização turística” - características
Consumo mais importante que a produção Valorização estética da paisagem Revalorização do solo urbano/especulação imobiliária/segregação residencial Crescimento acelerado da população Inserção de um sistema de objetos carregados de novos símbolos de status e identidade da moderna sociedade de consumo Luchiari (1999)

15 Crescimento populacional 1991 / 2000 (em %)
Municípios do litoral paulista Crescimento populacional 1991 / 2000 (em %) Município População 1991 (habitantes) 2000 Crescimento (em nº) (%) Bertioga 11.471 30.039 18.568 161,87% Caraguatatuba 52.878 78.921 26.043 49,25% Cubatão 91.136 17.173 18,84% Guarujá 54.605 25,98% Iguape 25.594 27.427 1.833 7,16% Ilha Bela 13.538 20.836 7.298 53,91% Ilha Comprida 2.756 6.704 3.948 143,25% Itanhaém 46.074 71.995 25.921 56,26% Monguaguá 19.026 35.098 16.072 84,47% Peruíbe 32.773 51.451 18.678 56,99% Praia Grande 70.090 56,76% Santos 531 0,13% São Sebastião 33.890 58.038 24.148 71,25% São Vicente 34.933 13,00% Ubatuba 47.398 66.861 19.463 41,06% SP (Estado) 17,23% Brasil 15,65%

16 Guarujá, SP

17 Balneário Camboriú, SC

18 Ouro Preto, MG

19 Ouro Preto, MG

20 Campos do Jordão

21 Canoa Quebrada, CE

22 Cancun, México

23 Brasil urbano e o lugar do turismo
Centros datados de diversos momentos Diferentes agentes propulsores (Coroa portuguesa, Estado, empresas, ordens religiosas, anônimos) Diferentes propósitos envolvidos na criação Regra geral: vínculo a alguma atividade econômica (engenho de açúcar, seringal, mina ou garimpo, capela ou fazenda, fábrica têxtil, entroncamento de rotas de comércio etc)

24 A COMPLEXIDADE FUNCIONAL
Traduz-se, entre outros aspectos, no fato de que cada centro situa-se simultaneamente em pelo menos duas redes Diversos tipos e graus de integração

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