A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Turismo e produção do espaço urbano Geografia do Turismo Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Turismo e produção do espaço urbano Geografia do Turismo Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz."— Transcrição da apresentação:

1 Turismo e produção do espaço urbano Geografia do Turismo Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz

2 O espaço urbano (um pressuposto) O espaço urbano é fragmentado e articulado, reflexo e condição social, e campo simbólico e de lutas (Lobato Corrêa, 2001)

3 O espaço urbano -Um reflexo da sociedade -Um condicionante social

4 Processos urbanos (metropolitanos) Fragmentação/articulação Centralização/descentralização Segregação Coesão

5 Fragmentação/articulação A fragmentação decorre da ação deliberada dos agentes hegemônicos produtores do espaço e remete a um uso especializado do território;é refeita constantemente; através da articulação, o espaço urbano ganha unidade (Corrêa, 2001)

6 Centralização/descentralização Centro x centralidade : concentração de infra-estruturas/serviços/atividades Centralização: processo de concentração, maximização de externalidades Descentralização: fruto da excessiva centralização (deseconomias de aglomeração)...

7 ..as deseconomias de aglomeração (pull factors) Aumento valor da terra Congestionamento Restrições legais Ausência ou perda de amenidades

8 Descentralização (push factors) Disponibilidade de terras Infra-estruturas implantadas Facilidades de transporte Amenidades físicas e sociais Qualidades atrativas do sítio (Corrêa, 2001)

9 Relação turismo – fenômeno urbano Cidades: principais pólos emissores Cidades: principais pólos receptores

10 Relação turismo-fenômeno urbano O espaço urbano existe, o turismo chega depois Ambos nascem juntos o turismo vem primeiro

11 A urbanização turística As cidades turísticas representam uma nova extraordinária forma de urbanização porque elas são organizadas não para a produção, como o foram as cidades industriais, mas para o consumo de bens, serviços e paisagens (M. T. Luchiari, 1999)

12 ... A criação destrutiva da urbanização turística desafia, a todo instante, a sobrevivência de antigas paisagens e a resistência do lugar (M. T. Luchiari, 1999)

13 ... A organização territorial dos lugares turísticos não responde somente à lógica do lugar, do meio, e da população local; ela é a reprodução de atributos valorizados nos centros urbanos emissores, sintetizando na materialidade das cidades que se expandem, as novas representações sociais imprimidas no uso do território. Por isso os lugares não permanecerão mais provincianos ou selvagens, porque estes atributos não representam mais a sociedade (M. T. Luchiari, 1999)

14 Urbanização turística - características Consumo mais importante que a produção Valorização estética da paisagem Revalorização do solo urbano/especulação imobiliária/segregação residencial Crescimento acelerado da população Inserção de um sistema de objetos carregados de novos símbolos de status e identidade da moderna sociedade de consumo Luchiari (1999)

15 Municípios do litoral paulista Crescimento populacional 1991 / 2000 (em %) MunicípioPopulação 1991 (habitantes) População 2000 (habitantes) Crescimento (em nº) Crescimento (%) Bertioga ,87% Caraguatatuba ,25% Cubatão ,84% Guarujá ,98% Iguape ,16% Ilha Bela ,91% Ilha Comprida ,25% Itanhaém ,26% Monguaguá ,47% Peruíbe ,99% Praia Grande ,76% Santos ,13% São Sebastião ,25% São Vicente ,00% Ubatuba ,06% SP (Estado) ,23% Brasil ,65%

16 Guarujá, SP

17 Balneário Camboriú, SC

18 Ouro Preto, MG

19

20 Campos do Jordão

21 Canoa Quebrada, CE

22 Cancun, México

23 Brasil urbano e o lugar do turismo Centros datados de diversos momentos Diferentes agentes propulsores (Coroa portuguesa, Estado, empresas, ordens religiosas, anônimos) Diferentes propósitos envolvidos na criação Regra geral: vínculo a alguma atividade econômica (engenho de açúcar, seringal, mina ou garimpo, capela ou fazenda, fábrica têxtil, entroncamento de rotas de comércio etc)

24 A COMPLEXIDADE FUNCIONAL Traduz-se, entre outros aspectos, no fato de que cada centro situa-se simultaneamente em pelo menos duas redes Diversos tipos e graus de integração

25


Carregar ppt "Turismo e produção do espaço urbano Geografia do Turismo Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google