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Segmentação de Mercado Prof. Jorge Henrique França

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Apresentação em tema: "Segmentação de Mercado Prof. Jorge Henrique França"— Transcrição da apresentação:

1 Segmentação de Mercado Prof. Jorge Henrique França

2 Segmentação de Mercado
A Segmentação envolve dividir o mercado de clientes em potencial em subgrupos homogêneos, que podem ser diferencia- dos quanto aos seus padrões comporta- mentais, atitudes, características demográ- ficas, perfil psicográfico etc.

3 Segmentação de Mercado
Por que segmentar? A segmentação é muitas vezes utilizada por- que uma marca não tem como se distinguir da concorrência quando pretende atingir o mercado em massa.Em muitas outras situa- ções pode haver diferenças nas motivações apresentadas pelos consumidores na aquisi- ção do produto.

4 Mercados - Alvo O Mercado de Consumo
Nos EUA, há mais de 260 milhões de consumi- dores que vivem em 96 milhões de residências e gastam mais de US$ 4,3 trilhões/ano.A cada hora os EUA registram 460 nascimentos, 250 mortes e 100 novos imigrantes, representando uma mudança de mais de 500 mil pessoas/mês no mix de consumidores.É necessário portanto compreender esse mercado e como ele está mudando.

5 Abordando o Mercado A Evolução do Marketing em função do Mercado.
O Marketing de massa; O Marketing de variedades de produtos; O Marketing de segmentos.

6 Segmentando o Mercado Etapas do Marketing de Segmentos: Segmentação do
Identificação do Mercado-Alvo; Posicionamento mercadológico.

7 Segmentando o Mercado Segmentação do Mercado.
Identificar as bases para a segmentação do mercado; Desenvolver os perfis dos segmentos resultantes;

8 Segmentando o Mercado Identificação do Mercado-Alvo
Desenvolver métodos de mensuração de atratividade do segmento; Selecionar o(s) segmento(s)-alvo.

9 Segmentando o Mercado Posicionamento mercadológico.
Desenvolver o posicionamento para cada segmento-alvo; Desenvolver o controle de marketing para cada segmento-alvo.

10 Mercados - Alvo O Mercado de Consumo A Distribuição Geográfica;
A Demografia do Consumidor.

11 O Mercado de Consumo A Distribuição Geográfica A População Rural;
A População Urbana; A População dos Subúrbios.

12 A Demografia do Consumidor
É o conjunto de estatísticas vitais que descrevem uma população. Características demográficas comuns incluem idade, sexo, ciclo de vida, renda,escolaridade e etnia.

13 A Demografia do Consumidor
IDADE: Os profissionais de marketing precisam co- nhecer as mudanças que estão ocorrendo na população com relação à idade. Aspectos como; crescimento de determinadas faixas etárias, taxa de nascimento e cresci- mento da população total são muito importan- tes.

14 A Demografia do Consumidor
SEXO: Houve uma época em que as diferenças rela- cionadas ao sexo eram bastante distintas em marketing, atualmente fatores como, o número de mulheres que trabalham fora e a crescente superposição dos papéis desempenhados por homens e mulheres dificultam a criação de li- nhas divisórias entre os sexos.

15 A Demografia do Consumidor
O Ciclo de Vida Familiar Solteiros; Casais jovens sem filhos; Casais jovens com filhos; Apenas um dos pais; Divorciados e sozinhos;

16 A Demografia do Consumidor
O Ciclo de Vida Familiar Casados de meia idade sem filhos; com filhos; Casados mais velhos Solteiros mais velhos.

17 A Demografia do Consumidor
Escolaridade e Renda A Escolaridade tem profundo impacto sobre a Renda.Nos EUA, o 2° grau representa cerca de US$ em renda adicional ao longo da vida e o 3° grau vale US$ 1,5 Milhão.

18 A Demografia do Consumidor
Etnia O mundo transformou-se em uma grande aldeia global, onde o processo migratório faz com que o mercado e consequentemente seu comportamento de consumo,seja extremamente diversificado, com várias culturas muito distintas entre si.

19 Segmentando o Mercado Abordagem com base no uso Usuários da marca;
Usuários da concorrência; Não-usuários da categoria;

20 Segmentando o Mercado Os não-usuários da categoria
Controle do “Ponto de Entrada”; Construção da categoria; Análise da concorrência.

21 Segmentando o Mercado A Estratégia de Ponto de Entrada
Identificar quem vai entrar na categoria; Determinar quando a entrada vai ocorrer; Dirigir o consumo desse cliente para sua marca.


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