A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adilson José Halabura Juliani Otávio Simone Taís

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adilson José Halabura Juliani Otávio Simone Taís"— Transcrição da apresentação:

1 Adilson José Halabura Juliani Otávio Simone Taís
IMPÉRIO ROMANO Adilson José Halabura Juliani Otávio Simone Taís

2 CONTRIBUIÇÕES Política Direito Teoria Militar
Desenvolvimento das cidades Literatura Linguística Arte Engenharia e Arquitetura

3 Política Maior realização política foi quando os súditos passaram à cidadãos romanos (grandes invasões, Roma passou de 1,5% a 25% da civilização mundial); Uma instituição política era o Conselho dos Anciãos, hoje o que podemos chamar de Senado; Cultura política instituída era o homem no interior da dinâmica da sociedade; A Corte tomava as decisões, passava pelo Senado e Assembleias antes de chegar aos homens livres. Os escravos não tinham acesso, a não ser por seus Senhores.

4 Teoria Militar A obra “Vegécio. Compêndio da Arte Militar” , um tratado de arte militar elaborado entre finais do séc. IV e meados do séc. V d.C. por Flávio Vegécio Renato, um alto funcionário do Império Romano. Este tratado, que compendia os escritos dos principais estrategos militares romanos do passado, foi uma das obras clássicas mais copiadas e mais traduzidas em todo o Ocidente europeu até 1300, tornando-se num verdadeiro best-seller, tanto nos meios laicos como eclesiásticos. Esta tradução é precedida de um Estudo de 170 páginas sobre o exército romano e completada por 300 Comentários e Notas sobre a guerra na Roma antiga.

5 Direito CONCEITO DE DIREITO ROMANO : É o conjunto de normas, regras jurídicas, vigentes em Roma, desde sua fundação (754/753 a.C. – século VIII a.C.) até a codificação de Justiniano (século VI d.C.). ORIGEM : É impossível apontar o momento exato da gênese do sistema jurídico romano. O primeiro texto legal, cujo conteúdo chegou até a os dias de hoje com algum detalhe, é a Lei das Doze Tábuas ( a.C.), que data de meados do século V a.C. Tábuas I e II: Organização e procedimento judicial; Tábua III - Normas contra os inadimplentes; Tábua IV - Pátrio poder; Tábua V - Sucessões e tutela; Tábua VI - Propriedade; Tábua VII - Servidões; Tábua VIII - Dos delitos; Tábua IX - Direito público; Tábua X - Direito sagrado; Tábuas XI e XII - Complementares.

6 Desenvolvimento das Cidades
Roma, durante o apogeu do Império Romano, nos séculos I e II, tinha mais de um milhão de habitantes, e é considerada por muitos como a primeira (e única) cidade a superar os um milhão de habitantes até o início da Revolução Industrial.

7 Literatura Textos Mitológicos; Poesias;
Os Fastos (Fasti em latim) é um calendário romano poético; Filologia clássica estuda os sistemas lingüísticos ; Meditações [pensamentos/escritos] endereçados a si mesmo") é o título de uma série de escritos pessoais do imperador romano Marco Aurélio; Metamorfoses é uma das obras mais famosas do poeta Ovídio;

8 Linguística O processo de fragmentação lingüística do Império Romano foi responsável pela formação das diversas línguas românicas: português, francês, espanhol, italiano e romeno Contribuição para o português: ite: (inflamação) pleurite, rinite, estomatite, nefrite. Mas não em dinamite, grafite, estalactite; neste três exemplos, o sufixo -ite indica mineral; -ose: neurose, psicose, esclerose; manus (mão), pedem (pé); pater (pai), mater (mãe), filium (filho); canis (cão), capra (cabra); aqua (água), panis (pão); bonus ( bom), malus (mau); comedere (comer), bibere (beber)...

9 Arte

10 ARQUITETURA E ENGENHARIA
Aqueducto romano junto a Spoleto, Itália. hipocausto era um sistema de aquecimento, geralmente do período romano, em que o ar aquecido numa fornalha circulava sob o pavimento de um edifício e daí através de tijolos perfurados colocados no interior das paredes.

11 Panteão de Roma: templo dedicado a todos os deuses.
LISBOA FRANÇA ROMA

12 Estrada romana de Pompéia, antiga cidade italiana destruída pelo Vesúvio, ser recuperada nas escavações. Rede de comunicações originária da Península Itálica que ligava Roma a seu império em expansão.

13

14 Capitólio (Washington - USA, 1793-1867)


Carregar ppt "Adilson José Halabura Juliani Otávio Simone Taís"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google