A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Disciplina: Inteligência Artificial Curso: Sistemas de Informação Período: 7º Prof.: Fábio Martins de Oliveira Sistemas Especialistas: formas de encadeamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Disciplina: Inteligência Artificial Curso: Sistemas de Informação Período: 7º Prof.: Fábio Martins de Oliveira Sistemas Especialistas: formas de encadeamento."— Transcrição da apresentação:

1 1 Disciplina: Inteligência Artificial Curso: Sistemas de Informação Período: 7º Prof.: Fábio Martins de Oliveira Sistemas Especialistas: formas de encadeamento

2 2 Encademento Os ciclos de processamento de regras em um SE produzem cadeias de inferência; O tipo de encadeamento empregado por uma máquina de inferência indica como o SE vai aplicar as regras para alcançar uma conclusão para o processo de raciocínio.

3 3 Encademento Progressivo No EP o raciocínio começa dos dados existentes e caminha progressivamente com estes dados e os novos dados são gerados pelo processo: –Cada regra só pode ser disparada uma única vez durante o encadeamento; –As regras disparadas podem acrescentar novos fatos à base de fatos;

4 4 Encademento Progressivo –Os ciclos de encadeamento cessam quando nenhuma regra pode mais ser disparada. Exemplo: –R1: Y & D → Z –R2: X & B & E → Y –R3: A → X –R4: C → L –R5: L & M → N

5 5 Encademento Progressivo Suponha que na base de fatos sejam verdades A, B, C, D e E. Temos então: Ordem de procura das regras: R3, R4, R2 e R1; Ordem de disparo das regras: R3, R4, R2 e R1.

6 6 Encademento Progressivo Problema: suponha que queremos provar o fato de Z ser verdadeiro. No exemplo anterior aplicamos a regra 4 que não tinha relação alguma com a meta Z e, mesmo assim, foi disparada.

7 7 Encademento Regressivo Ao contrário do EP, o ER é uma técnica orientada à meta; Primeiramente, a base de conhecimento é varrida em busca de regras que possam gerar uma solução adequada e tais regras devem possuir a meta em seu conseqüente.

8 8 Encademento Regressivo Aplicando-se o ER no exemplo anterior para provar que Z é verdadeiro teríamos:

9 9 Encademento Regressivo Procura nas regras: Disparo das regras:

10 10 Encademento Regressivo Ordem de procura das regras: R1, R2 e R3; Ordem de disparo das regras: R3, R2 e R1.

11 11 Exercício 1 Suponha a seguinte base de regras e fatos:

12 12 Exercício 1 Pede-se: 1.Aplique o encademento progressivo e mostre a ordem de procura e a ordem de disparo das regras; 2.Aplique o encademento regressivo para provar que C é verdadeiro e mostre a ordem de procura e a ordem de disparo das regras.

13 13 Exercício 1 Resposta: 1.Ordem de procura: R4, R3, R5, R1 e R2. Ordem de disparo: R4, R3, R5, R1 e R2. 2.Ordem de procura: R2, R5, R3 e R4. Ordem de disparo: R4, R3, R5 e R2.

14 14 Exercício 2 Suponha a seguinte base de regras e fatos:

15 15 Exercício 2 Pede-se: 1.Aplique o encademento progressivo e mostre a ordem de procura e a ordem de aplicação das regras; 2.Aplique o encademento regressivo para provar que J é verdadeiro e mostre a ordem de procura e a ordem de disparo das regras.

16 16 Exercício 2 Resposta: 1.Ordem de procura: R1, R3, R4 e R2. Ordem de disparo: R1, R3, R4 e R2. 2.Ordem de procura: R2, R3 e R4. Ordem de disparo: R4, R3 e R2.

17 17 Perguntas???


Carregar ppt "1 Disciplina: Inteligência Artificial Curso: Sistemas de Informação Período: 7º Prof.: Fábio Martins de Oliveira Sistemas Especialistas: formas de encadeamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google