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1 FUNDAMENTOS DE MARKETING ou ELEMENTOS DO MARKETING Profa. Denise Moraes Aula 12/05/2014.

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1 1 FUNDAMENTOS DE MARKETING ou ELEMENTOS DO MARKETING Profa. Denise Moraes Aula 12/05/2014

2 2 RÁPIDA REVISÃO AULA 5/5 PRINCIPAIS TÓPICOS CONCEITOS: -Matriz BCG

3 3 RÁPIDA REVISÃO AULA 5/5 PRINCIPAIS TÓPICOS CONCEITOS: -Ciclo de Vida do Produto

4 4 PONTOS IMPORTANTES: 1- INTRODUÇÃO: fase de incertezas, podem ocorrer surpresas positivas e negativas. 2- CRESCIMENTO: a incerteza diminui, mas ainda há necessidade de grande investimento em comunicação e ainda podem ser necessários ajustes. 3- Na fase da MATURIDADE o produto alcança o seu melhor período. Quando a marca/produto é bem conhecido. 4- Já na fase de DECLÍNIO há necessidade de avaliação do futuro do produto (investir ou retirar do mercado?). FERRAMENTAS PARA PLANEJAMENTO DE MARKETING

5 5 PONTOS IMPORTANTES: 5- Os custos/despesas do produto são mais elevados na fase de Introdução. 6- Na fase de Crescimento esses custos/despesas começam a diminuir gradativamente, até o produto alcançar seu nível mais baixo na fase de Maturidade (demanda plena). 7- Na fase de Declínio pode haver uma elevação nos custos/despesas devido queda na demanda. FERRAMENTAS PARA PLANEJAMENTO DE MARKETING

6 6 PONTOS IMPORTANTES: 8- Alguns produtos apresentam um ciclo de vida extremamente longo no tempo, como no caso dos automóveis, eletrodomésticos. 9- Outros produtos apresentam um ciclo de vida extremamente rápido, como no caso da moda, que sofre grandes mudanças a cada estação do ano. 10- O ciclo de vida de alguns produtos pode ser alongado e estendido no tempo por meio de algumas providencias ou modificações. 11- P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) é uma atividade utilizada pelas empresas para ampliar o ciclo de vida dos produtos no longo prazo. FERRAMENTAS PARA PLANEJAMENTO DE MARKETING

7 7 SIM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE MARKETING O mercado está mudando num ritmo cada vez maior, o que dificulta as ações necessárias para que as empresas fidelizem seus consumidores. A necessidade de obter informações de mercado em tempo real é maior atualmente do que em qualquer outra época. Uma das exigências atuais do marketing está em atuar: - do local para o nacional para o global = à medida que empresas expandem-se geograficamente, necessitam de mais informações competitivas, cada vez mais rápido.

8 8 - De necessidades do cliente para desejos do cliente = conforme sua evolução, o cliente torna-se mais seletivo em suas escolhas. Para prever suas reações, diversas características, estilos e hábitos, as empresas devem recorrer à pesquisa de marketing. -De competição de preços para competição de valor = as empresas empregam hoje muito mais ferramentas como gestão de marcas, diferenciação de produtos (INOVAÇÃO), comunicação. - Necessidade de informações sobre a eficácia das ações. SIM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE MARKETING

9 9 Para realizar uma efetiva gestão mercadológica há necessidade de um Sistema de Informações de Marketing (SIM). O papel desse sistema é avaliar as necessidades de informações gerenciais, buscar e processar dados para gerar informações relevantes e distribuir de maneira lógica. O SIM é o radar que ajudará as empresas a traçarem caminhos efetivos, e deverá mapear ameaças da concorrência e do mercado a serem enfrentadas ou contornadas e identificar oportunidades, por meio do entendimento do comportamento e das expectativas dos consumidores. SIM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE MARKETING

10 10 O sistema deve transformar dados em informações, que devidamente distribuído e inserido em um contexto, dará subsídios para tomada de decisão. Os dados são apresentados para mostrar a presença ou ausência de alguma tendência, relação ou padrão. SIM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE MARKETING

11 11 Um SIM possui basicamente quatro componentes: 1)Um sistema de registros internos =>banco de dados. 2) Um sistema de inteligência de marketing => Pessoas / Equipamentos / Procedimentos. (gerar, armazenar e disseminar dados e informações). Cadeia de Valor da Informação: dados / informação / tomada de decisão SIM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE MARKETING

12 12 3) Sistema de Pesquisa de Marketing => que deve permitir a elaboração, coleta, análise e edição de relatório sistemático de dados e descobertas relevantes sobre uma situação mercadológica específica. As informações podem ter origem de fontes internas (por ex. números de vendas, dados contábeis, dados de estoque) ou de fontes externas (publicações empresariais, serviços de pesquisa, levantamento com clientes, etc.); pode também coletar dados primários com seus próprios levantamentos e observações, incluindo benchmarking (copiar as melhores práticas do mercado), ou ainda podem obter dados secundários de uma variedade de fontes publicadas. SIM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE MARKETING

13 13 As empresas, dependendo de seu porte e de suas estratégias, podem levantar as informações necessárias, ou ainda contratar institutos de pesquisa para fazer isso por elas. SIM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE MARKETING

14 14 PASSOS PARA REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO PESQUISA de MARKETING Passo 1 Objetivos da Pesquisa Passo 2 Questões / Hipóteses Passo 3 Necessidade de Dados Passo 4 Metodologia da Pesquisa Passo 5 Planejamento da Organização, Cronograma e Orçamento Passo 6 Execução da Pesquisa PLANEJAMENTO DA DAPESQUISA

15 15 Uma das principais razões para se efetuar pesquisas de Marketing, além de entender os desejos que movem as pessoas, é descobrir oportunidades de mercado. Ou seja: descobrir o que os consumidores desejam, e que o mercado não oferece da forma desejada. Depois de concluída a pesquisa, a empresa deve avaliar cuidadosamente as informações obtidas e avaliar se deve alterar seu mix de marketing, lançar novos produtos, entrar em novos mercados, descobrir novos usos para produtos já existentes, etc. Uma vez no mercado, é essencial prever suas vendas, com base nas estimativas de demanda. SIM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE MARKETING


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