A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas 2 e 3 Antiguidade Clássica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas 2 e 3 Antiguidade Clássica"— Transcrição da apresentação:

1 Aulas 2 e 3 Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade européia e ocidental, por isso o adjetivo clássico, dado pelos europeus nos séculos XIV e XV.

2 (Cidades-estados, colonização e cultura helenística)
A Grécia Antiga (Cidades-estados, colonização e cultura helenística)

3 I- Localização: Península Balcânica, a mais oriental do sul da Europa.

4 II- Condições naturais: região pouco fértil (solo pobre), com poucas planícies, montanhosa (dificuldade de comunicação entre as regiões), costa mediterrânea bastante recortada e numerosas ilhas. Facilitou a navegação marítima, o comércio e a formação de colônias e cidades-estados.

5 III- Periodização da História da Grécia Antiga:

6 a) Período pré-homérico (2.000 - 1.200 a.C):
Formação do homem grego, como os povos cretenses (ou minóicos) e micênicos (povo aqueu). Homem grego foi o resultado da miscigenação dos palasgos (ocupação Neolítica) com os indo-europeus (arianos): aqueus, eólios, jônios e dórios. 1.200 a.C: invasão dos Dórios, encerrando o domínio Micênico. Máscara Funerária: Argamenon, rei de Micenas. Guerreiros dórios: violência extrema.

7 b) Período Homérico (séculos XII - VIII a.C.):
Conhecimento do período pós invasão dórica se deve as obras do aedo (poeta) Homero: “Ilíada” (sobre a Guerra de Tróia) e “Odisséia” (sobre as aventuras do herói grego Ulisses – ou Odisseu). Século VIII a.C.: crescimento demográfico, limitações naturais, modo de produção e técnicas agrícolas atrasadas causam o colapso dos Genos. A população (de modo espontâneo ou compulsório) acabou fazendo a “Segunda Diáspora Grega”, em busca de novas terras e, com isso, fundando colônias (Penínsulas Itálica e Ibérica). 1.200 a.C (século XII a.C.): invasão dos Dórios, de modo violenta, causa a “Primeira Diáspora Grega” (fuga da população para o interior balcânico, para a Ásia Menor ou para a as ilhas do mar Egeu, base da colonização grega). Formação dos GENOS, pequenos agrupamentos humanos isolados (nos cantões, áreas montanhosas) e com as seguintes características: Crença de que todos os seus membros descendiam de Heleno, filho de Deucalião (que escapou do Dilúvio); Sociedade igualitária (com distinções tradicionais e hierarquia segundo a proximidade familiar com o pater) e patriarcal; Liderança do paterfamilias (chefe); Economia e propriedade coletiva (herança dividida entre todos e propriedades divinas e coletivas).

8 Patterfamilias divide as terras, favorecendo seus parentes mais próximos: origem às desigualdades sociais e às pólis (cidades-estados).

9 c) Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.):
Os genos perderam força, o que provocou a segunda diáspora e, depois, a formação das Pólis (cidades estados com autonomia total), como Esparta e Atenas. Ágora (praça pública) Acro (lugar mais alto e centro político/administrativo) Área urbana Asty (mercado popular) Área rural

10 Esparta: Localização: Península do Peloponeso (planície fértil da Lacônia - exceção) Origem: dórica (expulsão dos aqueus). Características: propriedade estatal; economia agrícola (solos férteis); servidão (hilotas, antigos aqueus); política oligárquica (predomínio da minoria espartana), diárquia hereditária (dois reis) e existência da Gerúsia (Senado), da Ápela (Assembléia espartana) e dos Éforos (magistrados eleitos anualmente e detentores do poder); Sociedade estratificada, militarizada e xenofóbica. Dividida em: revoltas * Espartanos: latifundiários “nobres” (eram os cidadãos / descendentes dos dórios). * Periecos: homens livres que viviam do comércio, artesanato, exército etc (não tinham direitos políticos). * Hilotas: espécie de “servos” (pertenciam ao estado, não eram vendidos e eram controlados através da Kripitia – eliminação sumária pelos jovens espartanos).

11 Atenas: Localidade: Península Ática (região montanhosa, mas com litoral com portos naturais, facilitando o comércio marítimo). Origem: jônica. Economia: agricultura, artesanato e, principalmente, o comércio. Sociedade dividida em três grupos: Cidadãos: descendentes dos fundadores da cidade, possuidores de terras (Eupátridas - melhores -, Georgóis - piores - e Thetas - sem terras) e com direitos políticos (“bem nascidos”); Metecos: estrangeiros (sem direitos políticos, não podiam comprar terras em Atenas e pagavam impostos); Escravos: por dívidas ou capturados em guerra. Ática

12 "Na linguagem atual, o cidadão é o indivíduo nascido de pai e mãe cidadã (...). A natureza fez os corpos dos homens livres diferentes dos escravos, dando a estes o vigor necessário para as obras difíceis da sociedade e fazendo, contrariamente, os primeiros incapazes de dobrar o seu reto corpo para se dedicarem aos trabalhos pesados, destinando-os somente às funções da vida civil, repartida entre as ocupações da guerra e da paz." (Aristótles, Política)

13 { Política de Atenas foi dividida em 4 fases:
1ª) Monarquia: domínio dos Eupátridas (“bem nascidos”). 2ª) Oligarquia: Domínio dos Eupátridas, através da Areópago (Conselho Legislativo). Descontentamento popular dos Georgóis (piores terras), dos Thetas (sem terras) e dos ricos comerciantes (demiurgos). Mudanças: { Reforma de Drácon (621 a.C.): leis escritas. Reforma de Sólon (594 a.C.): abolição da escravidão por dívida e início da república censitária (para ocupação dos cargos públicos). General Psítrato. 3ª) Tirania (561 a 528 a.C. ): domínio de um general (“governo de um). Clístenes (“Pai da Democracia”): revolução democrática.

14 { 4ª) Democracia: Fundada por Clístenes em 510 a.C. Características:
Século V a.C. (“Século de Péricles”): auge do sistema democrático e cultural ateniense (e grego), com prosperidade econômica e fim dos conflitos internos. { voto e democracia direta; isonomia (“igualdade” de direitos); Somente homens cidadãos podiam votar (+ de 18 anos); Exclusão: mulheres, metecos e escravos; Ostracismo (perda dos direitos políticos e expulsão da polis por dez anos, garantindo a cidadania contra tiranos).

15 d) Período Clássico (séculos V - IV a.C.):
Auge e declínio da civilização grega. Predomínio de Atenas e Esparta, com lutas entre as polis gregas e contra os estrangeiros.

16 Guerras médicas ( a.C): conflito entre as polis gregas e os persas (chamados de medos). Choque imperialista (Atenas X Persas). União helena (gregos) contra os persas. Península balcânica Vitórias gregas comandadas por Atenas, que cria a Liga de Delos (aliança militar com a hegemonia ateniense sobre as outras polis, inclusive com a cobrança de impostos). Principais batalhas: Reação de Esparta: criação da Liga do Peloponeso . Falange grega Expansão do Império Persa Batalha de Maratona (490 a.C.) Corrida de Feidípides Comemoração em Atenas Falange grega

17 2º) Atenas X Esparta + Tebas 3º) Atenas + Esparta X Tebas
Guerra do Peloponeso ( a.C): conflito entre a Liga de Delos (comandada por Atenas) e a Liga do Peloponeso (comanda por Esparta) pela domínio da região (imperialismo). Conflitos entre: 1º) Atenas X Esparta 2º) Atenas X Esparta + Tebas 3º) Atenas + Esparta X Tebas Resultado: fim da democracia ateniense (fortalecimento da aristocracia) e enfraquecimento das polis gregas (conflitos internos), causando a invasão macedônica (338 a.C.).

18 e) Período Helenístico (séculos IV - II a.C.):
Felipe II, rei da Macedônia, domina a Grécia (Batalha de Queroneia em 338 a.C. causa o fim da independência grega). Surgimento do Império Macedônico (Felipe II e, depois, seu filho Alexandre Magno, “o Grande”). Alexandre “o Grande” (educado pelo grego Aristóteles) conquista diversas partes da Europa, Ásia e África e difundi a cultura grega, o que passa a se chamar Helenismo (fusão da cultura grega com a oriental e herança para os romanos).

19 IV- A cultura grega e a cultura helenística:
Base: razão humana (antropocentrismo). Religião: politeísmo antropomórfico (deuses semelhantes aos homens). “Há muitas maravilhas, mas nenhuma é tão maravilhosa quanto o homem.” (Sófocles) Artes: teatro (comédias e tragédias), escultura, arquitetura e literatura. História: Heródoto (“pai da História”). Filosofia (“amor a sabedoria”): explicações racionais para compreender o universo, a vida e o homem (Escola de Mileto). Educação: Escola Sofista (dúvida em relação as verdades absolutas e crença em interpretações) e Escola Socrática (felicidade e sabedoria estavam na virtude, com Platão - “teórico da idéias” - e Aristóteles – “teórico do mundo material”). Escola de Atenas, em obra de Rafael, mostra os filósofos Platão e Aristóteles (centro) dialogando. Zeus (deus dos deuses) Hera (mulheres e casamentos) Atená (razão, sabedoria e protetora de Atenas) Matemática: Pitágoras. Esporte: criação dos Jogos Olímpicos. Monte Olimpo (casa dos deuses) Afrodite (amor e beleza) Dionísio (vinho e prazeres) Paternon, Atenas. Construído por Ictínio e Calicrates. Antigo teatro de Epidavros em Peloponeso. Posêidon (águas)


Carregar ppt "Aulas 2 e 3 Antiguidade Clássica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google