A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUTORA: Maria da Conceição Teixeira Brito Orientadora: Menissa Bessa Carijo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUTORA: Maria da Conceição Teixeira Brito Orientadora: Menissa Bessa Carijo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO 2010."— Transcrição da apresentação:

1 AUTORA: Maria da Conceição Teixeira Brito Orientadora: Menissa Bessa Carijo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO 2010

2  CONTEXTO INVESTIGADO Local: Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão de Gurupi  PERÍODO DA PESQUISA : Agosto 2009 a Maio 2010

3 + A Educação Popular seria uma corrente de pensamento, uma forma intencional de fazer educação a partir dos interesses dos meios populares e um modo de contribuir para os processos de transformação social. + Segundo Paulo Freire (2000, apud FERREIRA, 2002, p.33), o educador “deve ser o de quem, dizendo não a qualquer possiblidade face dos fatos, defende a capacidade do ser humano de avaliar, de comparar, escolher, decidir e finalmente, intervir no mundo + Na Educação Popular, o gestor está concentrado nas pessoas envolvidas no processo educativo, em seu crescimento como pessoa e como cidadão. Os aspectos mais relevantes na gestão são o aspecto formativo e reflexivo (BORJAS, 2006).

4 + No dia-a-dia, a gestão deve procurar o diálogo e o consenso nas decisões que dizem respeito à coletividade, buscando a autonomia do sujeito (BORJAS, 2006). + De acordo com Esclarín (2005), a missão da direção no Fé e Alegria é articular e dinamizar pedagogicamente, a vida do centro. As suas atuações devem centrar-se em atividades pedagogicamente ricas como a coordenação do projeto, a estímulo, motivação e o fomento do entusiasmo e da inovação; a preocupação pela qualidade.

5 xAPRESENTAÇÃO DO PROBLEMA A educação popular é um campo desconhecido diante do contexto da gestão pública. E torna-se necessário se refazer os pilares de conhecimento quanto a educação popular, se questiona até que ponto esta mudança traz algum benefício para a unidade escolar, seja, no campo de ensino aprendizagem como também no estabelecimento de redes sociais. xOBJETIVO GERAL + Verificar o que a educação popular tem provocado na unidade escolar por meio dos projetos sociais. x OBJETIVO ESPECÍFICO + Verificar como o gestor da escola tem contribuído para que a educação popular por meio dos projetos sociais se efetivasse de fato na unidade escolar e o comportamento de um gestor de educação popular deve ter para que a gestão seja geradora de mudanças.

6  TIPO DE PESQUISA: + Pesquisa-ação - A é um tipo de pesquisa organizada de modo participativo, com a colaboração de pesquisadores e de membros ou grupos implicados em determinada situação ou prática social, de modo a identificar os problemas, buscar soluções e implementar possíveis ações coletivamente deliberadas. + A primeira etapa foi a sondagem sobre quais os projetos sociais existentes na unidade escolar e os seus respectivos objetivos.

7 + Na segunda etapa aplicação dos questionários aos beneficiários e funcionários observando os seguintes aspectos: mudanças depois da implantação dos projetos sociais e as contribuições do gestor nos projetos sociais. Cabe ressaltar que a escolha dos participantes para responder aos questionários foi feita de forma aleatória em cada projeto social. + Na terceira etapa, a análise dos dados coletados fundamentou-se com a base teórica da Educação Popular. + Na quarta etapa, buscou identificar o que gestor tem feito para realização destes projetos sociais e os comportamentos de um gestor nessa tipologia de educação em questão.

8  INSTRUMENTOS UTILIZADOS + Questionário 1.doc Questionário 1.doc + questionário 2.doc questionário 2.doc + Nesta pesquisa teve-se 84 sujeitos (57 alunos e 27 pais) que fizeram o questionário um. Já, o questionário dois participaram 34 funcionários.

9  UM “FLASH” SOBRE OS PROJETOS SOCIAIS DO CENTRO EDUCACIONAL FÉ E ALEGRIA PAROQUIAL BERNARDO SAYÃO DE GURUPI + Capoeira; + Dança; + Teatro; + Esporte; + Bolsa família (geração de renda); + Acompanhamento da aprendizagem; + Música.

10

11

12 + Pode se perceber o tanto que os projetos sociais transformaram a unidade escolar, dando a possibilidade dos atores sociais se reconhecerem quanto cidadãos em uma sociedade em que a desigualdade social é ainda uma das causas de exclusão do seu meio, tornando-se efetiva a Educação Popular dando voz ao oprimido. + “Veio, desenvolver proposta inovadora na nossa vida, depois que estou no programa nunca passei dificuldade, ensinou-me a trabalhar, até ter um projeto de vida, hoje vejo uma graça este programa, estou agradecendo pela ajuda” (X, 39 anos, geração de renda).

13 + “Mudou porque comecei a desenvolver-me nas coisas não só na casa, mas sim na escola, além de ter desenvolvido também na saúde, raciocínio e aprendizagem” (Q, 13 anos, dança e voleibol). + Nesta pesquisa verificou que o gestor tem possibilitado as implantações e execuções dos projetos sociais na busca de parcerias. Baseando-se na participação, organização, mediação para que os projetos possam realizar-se de fato. + “Dá apoio, acompanha os projetos nas apresentações e da forma que pode consegui recursos para os projetos, sempre proporcionando o melhor para os projetos sociais na escola” (C1, 14 anos, dança).

14 + E, quanto aos comportamentos de um gestor da Educação Popular, sustenta-se no princípio da efetividade, humanidade, criatividade e espiritualidade; assim como a gestão democrática que tem apontamento, requerem mais estudos posteriores para o detalhamento da questão. + “A nossa diretora procura beneficiar mais os alunos com esses projetos, à fim de ajudar-nos em nosso comportamento escolar, e com isso formar futuros cidadãos responsáveis para o nosso mundo” (J1,12 anos, capoeira).

15  BARBOSA, R. C. Educação popular e a construção de um poder ético. Espaço Acadêmico, n.78, nov.2007. Disponível em: Acesso em: 10 dez.2009.  BRANDÃO, C. R. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.  BORJAS, B. A gestão educativa a serviço da inovação. São Paulo: Loyola, 2006.  CARVALHO, A. M. ; VIANA, F. C. Princípios Constitutivos da Educação Popular. Revista Educação Popular, Uberlândia, n.1, p. 73-76, nov. 2002.  CENDALES, L; MARINÕ, G. Educação não-formal e Educação Popular. São Paulo: Loyola, 2006. CONSEA-MG. Educação Popular Historia e Fundamentos. Disponível em: <www.consea.mg.gov.br/.../Educacao%20Popular  %20historia.pdf> Acesso em: 10 dez. 2009.  ESCLARÍN, A. P. A educação popular e sua pedagogia. São Paulo: Loyola, 2005.  FERREIRA, J. da S. Educação Popular, cidadania e inclusão social: Reflexões sobre políticas públicas includentes. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n.1, p. 50-54, nov.2002.  FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação Pesquisa, São Paulo, v.31.n.3, p. 483-502, set/dez. 2005.  FREIRE, P. Educação e mudança. 3º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.  ______.Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. LUCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2008.  PALUDO, C. Movimentos Sociais e Educação Popular: Atualidade do legado de Paulo Freire.nov. 2008. Disponível em: Acesso: 14dez. 2009.  Projeto Político Pedagógico dos Centros Culturais e Educativos da Regional Centro Leste. São Paulo: Fé e Alegria do Brasil,2004


Carregar ppt "AUTORA: Maria da Conceição Teixeira Brito Orientadora: Menissa Bessa Carijo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google