A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.:J. MIGUEL N. SACRAMENTO Alunos: ALESSANDRA LANCELLOTTI CARLOS ROSSI JOSÉ NETO SERGIO SHIMODA ESTUDO DE NOVOS MODELOS DE EMPRESA ESTUDO DE NOVOS MODELOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.:J. MIGUEL N. SACRAMENTO Alunos: ALESSANDRA LANCELLOTTI CARLOS ROSSI JOSÉ NETO SERGIO SHIMODA ESTUDO DE NOVOS MODELOS DE EMPRESA ESTUDO DE NOVOS MODELOS."— Transcrição da apresentação:

1 Prof.:J. MIGUEL N. SACRAMENTO Alunos: ALESSANDRA LANCELLOTTI CARLOS ROSSI JOSÉ NETO SERGIO SHIMODA ESTUDO DE NOVOS MODELOS DE EMPRESA ESTUDO DE NOVOS MODELOS DE EMPRESA Seguimento: ENERGIA / PETRÓLEO Empresa: Petrobras

2 ENERGIA - PETRÓLEO Qual será a demanda de Petróleo em 2020? O petróleo como fonte de energia será tão importante quanto é hoje?

3 FORÇAS MOTRIZES

4 POSSÍVEIS CENÁRIOS

5 CENÁRIO 1 - CINZA Considerável aumento do preço do barril de petróleo ( Jan/11: US$95/bb) Gargalos técnicos/comerciais que inviabilizam a grande substituição do petróleo Elementos pré-determinados: 1. Demanda por fontes de energia cresce, aprox. 135% da demanda existente em 2010. 2. Mercado interno consumidor chinês e indiano em franca expansão. 3. Taxa de juros básica no Brasil com viés de baixa, viabilizando grandes projetos. 4. Conscientização ambiental crescente na população mundial. Elementos de incerteza neste cenário: 1. Poucos países fizeram mudanças drásticas em suas matrizes energéticas. 2. Lobbys fortalecem a manutenção do uso do petróleo até o fim de suas reservas. 3. Alto preço do barril de petróleo viabiliza extração do Pré-sal. 4. Alto preço do barril viabiliza extração terceária.

6 CENÁRIO 2 - VERDE Considerável aumento do preço do barril de petróleo ( Jan/11: US$95/bb) Avanços tecnológicos viabilizam a grande substituição do petróleo Elementos pré-determinados: 1. Demanda por fontes de energia cresce, aprox. 135% da demanda existente em 2010. 2. Mercado interno consumidor chinês e indiano em franca expansão. 3. Taxa de juros básica no Brasil com viés de baixa, viabilizando grandes projetos. 4. Conscientização ambiental crescente na população mundial. Elementos de incerteza, dado o cenário: 1. Muitos paises fizeram mudanças drásticas em suas matrizes energéticas. 2. Forças da sociedade/governo pressionam para a substituição imediata de petróleo por fontes renováveis. 3. Projetos de infra-estrutura de geração de fontes renováveis estão sendo finalizadas e entrarão em operação rapidamente.

7 AMEAÇAS E OPORTUNIDADES CENÁRIO CINZA Ameaças: Embargo de outros países na compra de petróleo proveniente de extração em oceanos, dado o maior potencial de danos ambientais graves. Oportunidades: Grande demanda por processos de geração de energia via petróleo com reduções de emissão de carbono. CENÁRIO VERDE Ameaças: Escassez de elementos básicos para armazenagem de energia elétrica em baterias, como o Lítio. Pressão ocasionada pela demanda de alimentos no mundo, competindo por terras utilizadas para produção de biocombustiveis. Oportunidades: Matrizes energéticas de vários países baseadas em fontes renováveis. Demanda por fornecedores de combustíveis capazes de assegurar a origem renovável, bem como a disponibilidade de produto e capacidade do fornecimento.

8 ESTRATÉGIAS E PROCESSOS ESSENCIAIS Estratégias sugeridas: Criação de parcerias com concessionárias elétricas, viabilizando modelo de geração termoelétrica com tecnologia CCS (Carbon Capture & Storage) Investimento em tecnologia e treinamento de ponta Diversificação de produção para fontes renováveis, adaptando estrutura logística existente Investimento em engenharia genética para melhoria de produtividade da cana e de oleaginosas Processos essenciais: Pesquisa e Desenvolvimento Gestão de Projetos Gestão de Parcerias Planejamento de Recursos Humanos

9 PROPOSTA DE AÇÃO Criação de Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento: Orçamento definido Com autonomia para definição de projetos Liberdade para interagir com a sociedade (meio acadêmico, fornecedores e parceiros de negócios) Intuito de desenvolver tecnologias para extração e refino mais seguros e limpos, como foco em projetos para extração em águas profundas e projetos de CCS Criação de Gerência de Fontes Alternativas, com intuito de viabilizar a comercialização de fontes renováveis

10 Desenvolvimento técnico e econômico de tecnologias seguras para extração de Petróleo em águas profundas (Pré-Sal) Imagem de empresa com a melhor tecnologia para extração em águas profundas de forma segura Primeira termoelétrica brasileira a base de petróleo com tecnologia CCS. Sistema de oleodutos entre Petrobras e termoelétrica, com gasoduto de CO2 retornando para utilização em bombeamento de poços petrolíferos para extração de petróleo Aumento das fontes renováveis no faturamento da Petrobrás. Empresa utiliza-se de sua estrutura logística para suprir os mercados consumidores com fontes renováveis e garante apoio técnico e financeiros aos pequenos geradores de fontes renováveis RESULTADOS ESPERADOS


Carregar ppt "Prof.:J. MIGUEL N. SACRAMENTO Alunos: ALESSANDRA LANCELLOTTI CARLOS ROSSI JOSÉ NETO SERGIO SHIMODA ESTUDO DE NOVOS MODELOS DE EMPRESA ESTUDO DE NOVOS MODELOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google