A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas"— Transcrição da apresentação:

1 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
OBMEP 2012 REALIZAÇÃO:

2 Objetivos: Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas. Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas. Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

3 Realizações: A produção e distribuição de material didático de qualidade, também disponível em nosso site; como Bancos de Questões. Provas, Prêmios e Cerimônias de Premiação Programa de Iniciação Científica Jr. (Publicações - Apostilas) Programa de Iniciação Científica – Mestrado PICME Preparação Especial para Competições Internacionais – PECI A mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores etc.

4 Público-alvo: Alunos das escolas públicas municipais, estaduais e federais divididos em 3 níveis: Nível 1: 6º e 7º anos Nível 2: 8º e 9º anos Nível 3: Ensino Médio Ensino Fundamental

5 OBMEP em Números 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Estudantes Escolas
Escolas 31.030 32.655 38.450 40.377 43.854 44.718 44.691 Municípios 5.199 (93,5%) 5.259 (94,5%) 5.461 (98,13%) 5.493 (98,72%) 5510 (99,1%) 5518 (99,2%) 98,9%

6 CALENDÁRIO 2012 13 de fevereiro 30 de março 05 de junho (terça-feira)
Abertura das Inscrições ( 30 de março Encerramento das Inscrições 05 de junho (terça-feira) Provas da 1ª Fase (horário definido pelas escolas) 26 de junho Data limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase 15 de agosto Divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas 15 de agosto a 14 de setembro Período para as escolas indicarem, no site da OBMEP, os professores dos alunos classificados 15 de setembro (sábado) Provas da 2ª Fase 14:30 – horário de Brasília 30 de novembro Divulgação dos Premiados (no site

7 Provas: 2 Fases 1ª Fase: Na escola, para definição do time de Matemática Prova de múltipla escolha com 20 questões Aplicada e corrigida nas próprias escolas

8 Aplicação das provas

9 Critérios de Desempates:
Antes das provas de 1ª Fase: A escola define e divulga para os alunos os critérios de desempate para a 2ª Fase.

10 PROVAS: 2ª FASE 6 questões discursivas
Local: definido pela coordenação regional SP02 Data: segundo o calendário oficial Horário: 14h30 (horário de Brasilia) 6 questões discursivas Aplicadas em mais de centros de aplicação (colégios, universidades, etc.) Corrigidas por professores indicados pela OBMEP

11 Da Correção Gabarito: Definido pelo comitê de provas e aplicado igualmente em todo o Brasil. Todas as provas são corrigidas e revisadas - dois corretores distintos. As melhores provas são novamente corrigidas e revisadas pelos coordenadores regionais, do Brasil todo, reunidos em uma semana de trabalho intenso.

12 PREMIAÇÕES DOS ALUNOS 500 medalhas de Ouro 900 medalhas de Prata
1.800 medalhas de Bronze 3.200 Bolsas do CNPq - Programa de Iniciação Científica Jr. Até Certificados de Menção Honrosa

13 OUTRAS PREMIAÇÕES 127 Professores: Computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática 81 Escolas: 1 (um) computador portátil, com pacote de programas livres relacionados ao ensino de matemática, e kit de projeção móvel (datashow). Observação - Os prêmios acima descritos não serão concedidos à escola premiada na OBMEP 2011 que já tenha sido premiada com itens similares nas edições da OBMEP 2006, 2007 e Essa escola, receberá, então, um troféu alusivo à sua premiação.

14 Outras Premiações Secretarias de Educação: Serão concedidos, em cada UF, troféus às 2 secretarias municipais que obtiverem maior pontuação em sua respectiva UF, totalizando 52 secretarias municipais.  Serão concedidos troféus às 5 secretarias estaduais de educação (1 por cada região geográfica) que obtiverem maior pontuação em sua região geográfica (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste).

15 Escolas e Secretarias de Educação são as principais parceiras da OBMEP
A seguir algumas atribuições e responsabilidades:

16 Cadastramento de Professores:
Professores que concorrem ao prêmio: No período de 15 de agosto a 14 de setembro , a escola deverá acessar o site da OBMEP e cadastrar os professores de matemática de cada aluno classificado.

17 Cadastramento de Professores:
O que será preciso informar: Nome completo do(a) professor(a) de matemática CPF do professor (é obrigatório preencher esse dado) Endereço eletrônico do professor cadastrado (não é obrigatório, mas é muito importante) Mas, lembre-se: os professores indicados deverão atuar em sala de aula dos alunos classificados.

18 CERIMÔNIAS DE PREMIAÇÃO
Cerimônia Nacional  500 medalhistas de Ouro. Cerimônias Regionais  medalhistas de prata e bronze e recebedores de Menção Honrosa.

19 Cerimônias Regionais Eventos realizados em escolas, Secretarias Municipais de Educação ou Diretorias Regionais de Ensino, com a presença da Coordenadora Regional da OBMEP, profª. Aparecida Francisco da Silva, onde são entregues os certificados de menção Honrosa e é feita a apresentação e divulgação da OBMEP.

20 Programa de Iniciação Científica PIC
A Iniciação Científica em Matemática serve para transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. Serve também para estimular a criatividade através do confronto com os problemas interessantes da matemática.

21 INFORMAÇÕES Acesse Cada escola deve oferecer a todos os alunos a oportunidade de participar. Recomendamos a inscrição de todos os alunos.


Carregar ppt "8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google