A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Redemocratização Política no Brasil – “Abertura lenta, gradual e segura. O general Ernesto Geisel (1974-1979) assume o Brasil com nítidos sinais de crise:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Redemocratização Política no Brasil – “Abertura lenta, gradual e segura. O general Ernesto Geisel (1974-1979) assume o Brasil com nítidos sinais de crise:"— Transcrição da apresentação:

1 A Redemocratização Política no Brasil – “Abertura lenta, gradual e segura.
O general Ernesto Geisel ( ) assume o Brasil com nítidos sinais de crise: inflação alta, pagamento dos empréstimos adquiridos, alta do petróleo mundial. Iniciando a “abertura política”, alguns militares da “Linha Dura” são afastados; Pacote de Abril > pag. 20 apostila 04. Em 1978 na região do ABC paulista,os metalúrgicos liderados pelo sindicalista Luiz Inácio da Silva, comandam uma grande greve e manifestações com a intenção de acelerar a abertura política. Em 1979 o AI- 5 foi abolido e reinstalado o pluripartidarismo ( PMDB, PDS antiga ARENA, PT, PP, PDT) Lei da Anistia > permitia o retorno de opositores do regime. Assume João Batista Figueiredo (1979/1985) o presidente que disse preferir cheiro de cavalo ao cheiro do povo e que protagonizou, em Florianópolis a Novembrada! A divida externa brasileira passava de 100 bilhões de dólares e a inflação excedia 250% ao mês.

2

3 Em 1982 foram realizadas eleições Diretas para Governador; em 12 estados o PDS venceu, em 10 estados venceu a oposição. Na Câmara dos Deputados o governo militar também perdeu a maioria. Surge então o movimento denominado DIRETAS JÁ! > que reivindicava a realização de eleições diretas já no ano de 1984;

4 Em São Paulo, janeiro de 1984 mais de 1,5 milhão de pessoas se reuniram no Comício das Diretas

5 Mesmo com toda a mobilização popular, o projeto de eleições diretas foi reprovado em votação no Congresso e, Tancredo Neves foi eleito presidente em novembro de 1985.


Carregar ppt "A Redemocratização Política no Brasil – “Abertura lenta, gradual e segura. O general Ernesto Geisel (1974-1979) assume o Brasil com nítidos sinais de crise:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google