A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento e Controle e obras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento e Controle e obras"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e Controle e obras
PUC – Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil – Construção Civil II Planejamento e Controle e obras CUB – custo unitário básico _____________________________________________________ Prof. Eng. Civil Priscilla Borges

2 Planejamento e Controle de obras
CUB - custo unitário básico Conceito segundo a NBR: Custo por m2 de construção do projeto- padrão considerado, calculado pelos sindicatos da indústria da construção civil, em atendimento a lei 4.591/64. Que serve de base para a avaliação de parte dos custos de construção das edificações.

3 Planejamento e Controle de obras
O CUB/m2 representa o custo parcial da obra, pois não leva em conta os custos adicionais. Na formação dos custos unitários básicos não foram considerados itens como: Fundação, submuramentos, parede- diafragma, tirantes, rebaixamento de lençol freático, elevador, equipamentos de instalação como fogões, aquecedores, bombas de recalque, etc.

4 Planejamento e Controle de obras
Objetivo do CUB/m2 É disciplinar o mercado de incorporação imobiliária, servindo como parâmetro na determinação dos custos dos imóveis. Em função da credibilidade do indicador, o CUB tem sido utilizado como indicador macroeconômico dos custos do setor da construção civil, pois publicado mensalmente a evolução do CUB demonstra a evolução dos custos das edificações de forma geral.

5 Planejamento e Controle de obras
Projetos-padrão da ABNT NBR 12721:2006 Projetos selecionados para representar os diferentes tipos de edificação, definidos por suas características principais: Número de pavimentos; Número de dependência por unidade; Áreas equivalentes a área de custo padrão das unidades autônomas; Padrão de acabamento de construção e Número total de unidades.

6 Planejamento e Controle de obras

7 Planejamento e Controle de obras

8 Planejamento e Controle de obras

9 Planejamento e Controle de obras

10 Planejamento e Controle de obras

11 Planejamento e Controle de obras

12 Planejamento e Controle de obras
Lotes básicos de materiais, mão-de-obra e despesas administrativas As tabelas de 4 a 9 fornecem as quantidades de insumos, por metro quadrado de construção, derivados das relações completas de materiais, mão- de-obra, despesas administrativas e equipamentos, levantadas a partir das quantidades dos serviços considerados na formação do custo unitário básico dos projetos-padrão. Essas quantidades dos insumos foram extraídas do agrupamento de todos os insumos em famílias cujos itens são correlatos.

13

14 Planejamento e Controle de obras
CUB representativo da região – é um projeto padrão específico que represente as característica da construção na região adotado para acompanhar a evolução dos custos do setor. Porém todos os outros são calculados. CUB médio Brasil – calculado através do CUB representativo de cada região com um coeficiente de ponderação.

15 Planejamento e Controle de obras

16 Planejamento e Controle de obras
Orçamento detalhado

17 Planejamento e Controle de obras
Pode ser definido como a expressão monetária de uma obra ou serviço, correspondendo ao valor cobrado do cliente. Representa o valor da soma dos insumos (M.O., Materiais, equipamentos, impostos, administração, etc) necessário á realização da obra ou serviço, sendo assim constitui- se no valor pago pelos insumos. PREÇO CUSTO

18 Planejamento e Controle de obras

19 Planejamento e Controle de obras
De acordo com a produção os custos podem ser classificados em: diretos: são custos diretamente apropriados ao produto, perfeitamente caracterizados e quantificados a cada serviço. Ex: mão de obra direta, insumos e equipamentos. Indiretos: são aqueles onde se faz necessário estabelecer algum fator de rateio para a sua apropriação.

20 Planejamento e Controle de obras

21 Planejamento e Controle de obras
Preço na construção civil é dado por: Preço = CD x IBDI CD = custo direto sobre todos os serviços. IBDI = índice de benefícios e despesas indiretas.

22 Planejamento e Controle de obras
O custo na construção civil é orçado por serviços e determinados segundo a produção de acordo com as composições unitárias de cada serviço. Composto pela quantificação da Mão de obra, dos insumos, equipamentos e dos encargos sociais. CD = ∑{ MO + MT + EQ + ES }

23 Planejamento e Controle de obras
Portanto para realização do orçamento atuam três variáveis: Quantificação dos serviços; A composição unitária; O preço dos insumos. E ainda atua uma variável fiscal os encargos sociais.

24 Planejamento e Controle de obras
Logo para a definição dos custos unitários de produção é necessário conhecer a produtividade da mão de obra e dos equipamentos bem como a composição dos insumos que compõem o serviço a ser realizado. São determinados com relação as unidades de serviço tais como m2, m3, pontos elétricos, etc.

25 Planejamento e Controle de obras
A composição de custo unitário geralmente tem os seguintes componentes: Índice ou coeficiente de aplicação de material; índice ou coeficiente de produção ou aplicação da M.O.; Índice de aplicação de equipamentos com seu custo horário; Preços unitários de material e M.O.; Taxas e encargos sociais;

26 Planejamento e Controle de obras
Composição da M.O.: CU(M.O.) = p x Pu(m.o) CU(M.O.) = custo unitário da mão de obra; p = produtividade; Pu(m.o) = preço pago pela mão de obra unitária.

27 Planejamento e Controle de obras
Produtividade: p = quantidade de serviço horas Ex: para execução de 300m2 de reboco, foi registrado que o pedreiro demorou 51 horas para efetuar o serviço. p = 300/51 = 5,88m2 /hora.

28 Planejamento e Controle de obras
Composição do custo unitário de equipamentos: Equipamentos pequenos ou ferramentas não sujeito ao processo de depreciação deve ser considerado como custo indireto no BDI.

29 Planejamento e Controle de obras
Equipamentos: CU = custo unitário; Π = produtividade (catálogo do fabricante); Pu = preço unitário pago para executar uma hora do serviço. CU(EQ.) = π x Pu(EQ)

30 Planejamento e Controle de obras
Composição unitária de materiais: é função do consumo de materiais por unidade de serviço. CU(M.T.) = ß x Pu(m.t) CU(M.T.) = custo unitário do material ß =índice de consumo , consumo do material por unidade de serviço. Pu(m.t) = preço pago pela unidade do material.

31 Planejamento e Controle de obras
Exemplo de índice de consumo de material: 01 traço de concreto em que a quantidade de brita 01 dosada equivale em volume a 0,654m3 de brita por m3 de concreto. Assim o consumo unitário dessa brita corresponde a 0,64m3/m3 de concreto.

32 Planejamento e Controle de obras


Carregar ppt "Planejamento e Controle e obras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google