A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SANTAS MISSÕES POPULARES Palestra: O/a missionário/a Visitador/a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SANTAS MISSÕES POPULARES Palestra: O/a missionário/a Visitador/a."— Transcrição da apresentação:

1 SANTAS MISSÕES POPULARES Palestra: O/a missionário/a Visitador/a

2 Referência: Missionários e Missionárias das Santas Missões Populares: Mosconi, Pe. Luís. SANTAS MISSÕES POPULARES, Paulinas - 20ª ed,, P. 155 – 165

3 Quem são os missionários/as? Pessoas comuns – lideranças das comunidades = Leigos e leigas atuantes em nossas comunidades, em unidade com todo o Clero. – Trabalhadores/as nos mais diversos ramos e serviços; – Adultos, crianças e jovens, das diversas realidades sociais de nossas paróquias; Que procuram continuamente fazer a experiência de seguimentos à Jesus.

4 Traços da Espiritualidade dos/as missionários/as? 1.Aquele que não esquece de onde veio – realidade de vida pessoal, familiar e comunitária; 2.Ele não se pertence, e sim à mesmo missão de Jesus, carrega sua mesma paixão por anunciar a Boa Nova do Reino; - Organiza e articula suas forças, tempo e dons em favor da missão – sabe tomar iniciativa; - Anda onde há pessoas, sabe escutar, cultiva a esperança - ACREDITA NO SERVIÇO MISSIONÁRIO e faz com o maior prazer, com gratuidade e humildade 3. Procura conhecer as pessoas pelo nome, tirando-as do anonimato. Aprende a lidar com as pessoas. Não é autoritário e interesseiro. É aberto!

5 4. Não vive em primeiro lugar por seu grupo religioso, mas coloca-se a serviço do Reino de Deus. Não é um vendedor ambulante da Palavra de Deus. Ele sabe que a melhor maneira de anunciar Jesus Cristo é testemunhá-lo,no cotidiano, acreditando e vivendo os valores do Evangelho. 5.Fala de Jesus na hora certa, para as pessoas certas, sem agredir, nem impor. Sabe valorizar os sinais do Reino de Deus que já estão presentes por aí. 6.Rompe barreira, quebra preconceitos, supera bloqueios. Não se deixa arrastar pelos acontecimentos, mas sabe ser presença significativa neles, na linha do Evangelho de Jesus.

6 7.Sabe ter uma compreensão crítica da realidade. 8.Sonha com uma vida plena para todos. Sonhos que brotam da fidelidade ao Evangelho. 9.É alguém ético, honesto. Olha para a realidade com o mesmo olhar de Jesus Cristo. Ele é COMTEMPLATIVO E ATUANDO DO REINO DE DEUS.

7 10. Sabe discernir e agir com sabedoria. Tem um coração aquecido pela Fé. Sabe que sem a santidade na vida, sem o anseio de ser santo e fiel, cai no perigo de trair a missão. E a santidade está no ser discípulo humilde e fiel à Jesus Cristo. 11. É presença positiva e ativa na sua comunidade. O missionário sente o maior prazer em animar e motivar a vida da comunidade, da pastoral e do movimento que pertence. Mas não se fecha nele. 12. Tem carinho e amor pela vida da Igreja. Reconhece o valor de tudo que há de bom. E também sabe questionar e propor para corrigir as falhas.

8 13. Assumem e atualizam a regra dos primeiros missionários, inspirada nos ensinamentos de Jesus: Lc 10,1-11 Mt 10, 1-15 Mc 6, 6-13

9 Missionários/as são pessoas que: querem viver a vida e a missão em comunhão. (Lc 10,1) antes de tudo sabem colher os frutos do Reino espalhados na vida das pessoas. (Lc 10,2) anunciam com coragem o Reino de Deus numa sociedade divida e conflitiva. (Lc 10,3) levam uma vida simples e despojada, sem ambição. (Lc 10,4)

10 Missionários/as são pessoas que: Não pendem tempo com inutilidade pelo caminho. (Lc 10, 4) que vivem e transmitem a Paz. O shalon (símbolo de uma vida plena e digna). (Lc 10,6) visitam e se sentem bem na casa de qualquer pessoa. (Lc 10,7) optam pelos que mais precisam de vida e de nosso apoio. (Lc 10,8-9) não se deixam corromper pelo poder, pelo dinheiro. (Lc 10,10-11)

11 A VOCAÇÃO MISSIONÁRIA É A VOCAÇÃO DE TODO BATIZADO: Profética – que desmascara as contradições deste mundo e anuncia o Reino pregado por Jesus Cristo. Sacerdotal – de uma vida voltada à santificação do mundo. Ou seja, de uma ação pastoral consistente que, a exemplo do Bom Pastor, vai em busca daqueles que mais necessitam (os afastados,os excluídos). Régia – exerce a função fundamental de conselheiro da vida comunitária, ajudando a discernir, a dar sentido autêntico de vida para todas as pessoas.

12 A Marca da Espiritualidade do Missionário é a CRUZ: Sinal do conflito, mas identidade fundante da realidade de quem quer anunciar o Ressuscitado: Jesus Vivo! Há a glória da Ressurreição porque Jesus assumiu a Cruz!

13 Há dois tipos de missionários na prática: Missionários Locais – pessoas e lideranças da Comunidade Missionários de fora – pessoas e lideranças que vem de outras comunidade e colaboram com as Santas Missões Populares (SMP)

14 Portanto, os/as missionários/as são: O Coração da SMP: Animam, criam laços, ajudam as pessoas, amimentam a vida de fé e oração; A Cabeça da SMP: Refletem, avaliam, planejam, articulam; Os olhos das SMP: Olham para frente, sem perder tempo em discussões inúteis. Procuram ser fiéis aos objetivos da missão; Os pés das SMP: São realistas, pois sabem a realidade onde estão inseridos.

15 Cabe aos COMIPAs envolver ao máximo os/as missionários/as nas Santas Missões Populares (visitação e Semanas Missionárias) de cada Comunidade Paroquial. Pois são os/as missionários/as que expandem todas as articulações e atribuições dos COMIPAs.

16 Mandamento dos/as Missionários/as: 1.Ser humilde, para servir e acolher a todos, sem distinção. (MT 20,25-28 e Lc 10,30-34) 2.Tornar-se disponível, para estar sempre a serviço do Reino de Deus. (Lc 9,57-62) 3.Despojar-se, para servir s Deus e aos irmãos, confiando, sempre, na providência Divina. (Lc (, 1-6) 4.Ter força espiritual, por meio da vida de oração. (Lc 6,12;9,28-29; Mt 14, Ser corajoso e confiante em Deus, diante de todos os desafios para anunciar o Evangelho, denunciando as injustiças e vencendo todos os tipos de males que oprimem.(Lc 4,16-19; MT 10,28-31)

17 Mandamento dos/as Missionários/as: 6. Buscar sempre a inspiração de Deus para levar o amor, o carinho a paz, o perdão e a reconciliação. (Jo 14,12-13) 7. Ter clareza e sabedoria de Deus n agir e no falar (lembrar sempre as atitudes, ações e palavras de Jesus) 8. Ter solidariedade e companheirismo, para integrar-se bem na equipe missionária (Rm 12,3-8; 1Cor 12, ) 9. Ter profunda comunhão com Deus, para que seu testemunho seja verdadeiro e coerente. (Jo 15,4-5; Mt 10,12) 10. Reconhecer a grandeza de Deus e alegrar-se com o valor e os dons que Ele dá a cada um de nós. (Lc 10, 17-21)

18 TODO AGIR MISSIONÁRIO DEVER ESTAR IMBUÍDO DO ESÍRITO DE DEUS: É ELE QUE NOS ORNA MISSIONÁRIO! Todo Início missionário deve ser precedido de um grande e intenso momento de oração. Preferencialmente de um retiro, um deserto. Para que a ação missionária seja um agir do próprio Deus na vida de todas as pessoas.

19 E a Exemplo de Maria, saber guardar tudo em nosso coração. Mãe missionária, Mãe de todo/a missionária/o que apresenta Teu Filho ao Mundo!


Carregar ppt "SANTAS MISSÕES POPULARES Palestra: O/a missionário/a Visitador/a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google