A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Técnico Vila Branca Introdução aos comandos do Linux Prof. Wagner dos Santos C. de Jesus www1.univap.br/~wagner.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Técnico Vila Branca Introdução aos comandos do Linux Prof. Wagner dos Santos C. de Jesus www1.univap.br/~wagner."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Técnico Vila Branca Introdução aos comandos do Linux Prof. Wagner dos Santos C. de Jesus www1.univap.br/~wagner

2 Sistema Operacional O linux vem a ser um sistema operacional, com as mesma características do UNIX, sistema criado desde a década de 60 para tarefa de objetivos científicos, criado na universidade Massachusets Institute of Technology (MIT). Mais tarde na década de 90, Linus Torvalds escreveu as primeiras linhas de comandos do que seria Linux nome que tem a junção de Linus com Unix o que seria um sistema operacional para microcomputadores com os mesmo recurso de um sistema de grande computadores.

3 Características do Linux Multiusuário Multitarefa Servidor de arquivos de alto rendimento Robusto Portável Aberto Possui uma linguagem de Script Gratuito Totalmente sensível ao caso (maiúscula e minúscula).

4 Distribuições ReadHat Conectiva Mandrake TECH (Brasileiro) Redmond (interface semelhante windows xp) Suse debian

5 Operabilidade Ambientes gráficos como : Xwindows; KDE; gNome; e outros. Ambiente de linha de comandos console (que permite realizar todas as tarefas do ambiente gráfico sem comprometer memória).

6 Origem de desenvolvimento O Linux e um sistema operacional totalmente baseado na linguagem C, e que também pode ser modificado por intermédio da linguagem C. Atualmente o Linux já encontramos programas que conversam com aplicações Windows em 90% dos casos de compatibilidade.

7 Estrutura do Linux Kernel Shell Aplicação Núcleo Instruções Programas

8 Linguagens padrão do Linux C e C++ compilador (gcc). Java ( JSDK) Perl (interpretador) Phyton PHP (web) Rubi

9 Inodes Nodos de informações que servem para descobrir onde encontrar as informações contidas em um disco. profile7363 admim7360 bin7366 file1.txt7365 File2.txt7365 Diretório/home Tabela inode

10 Sistema de Arquivo (Interface) / bin etc setup home Univap VilaBranca root lib tmp usr

11 Comandos Básicos do Linux Simbologia : (~) – Significa que o diretório é home diretório onde serão criados todos os usuário da árvore do sistema. (#) – Root vem a ser o usuário mais poderoso do sistema. ($) – Identifica um usuário qualquer no sistema.

12 Comando Linux/Cygwin O Cygwin vem a ser um software servidor de ftp(file transfer protocol) que simula todas as condições de um ambiente no padrão Unix; Sem ter a necessidade de dar boot no windows ou criar uma partição.

13 Comando ls Lista todos ou parte dos arquivos contidos em um diretório. Sintaxe : ls –[opção] [arquivo] l – mostra todos os arquivo e diretórios na vertical com suas permissões datas usuários e grupos. a – Mostra somente os nomes dos arquivos no formato vertical. i – Mostra a tabela de nodos que demonstra como os arquivo estão alocados. s – Mostra os arquivo com seus nome em ordem alfabética. x – Lista os arquivos em formas de colunas.

14 Comando cd Faz a mudança de diretório. Sintaxe : cd /dir1/dir2

15 Comando pwd Mostra o diretório corrente. Sintaxe : pwd $ pwd /home/User

16 Comando mkdir Permite cria um diretório em uma área autorizada. sintaxe : mkdir $ mkdir lixo

17 Comando cat Cria um arquivo texto no diretório corrente ou mostra o arquivo caso o mesmo já exista. Sinatxe : cat [opções] Arquivo -t – mostra o marcador de tabulação. -n – mostra o número de linha > - cria um arquivo permitindo gravar dados.

18 Exemplo cat (mostra dados de um arquivo). $ cat dados.txt Fernando Maria Ana Carla

19 Exemplo cat (criação de arquivo) $ cat > lixo.txt Aaaaaaaaaaaaa Bbbbbbbbbbb Ccccccccccc ^D Ctrl+d – Grava os dados no arquivo

20 Comando cp Copia um ou mais arquivos para um diretório. Sintaxe : cp $ cp lista.txt /home/User/wagner

21 Comando mv Muda o nome de um diretório ou arquivo. Sintaxe : mv $ mv dados.txt texto.txt

22 Comando rm Apaga um diretório ou arquivo. Sinatxe : rm [opções] $ rm –r lixo

23 Comando wc Mostra o número de linhas, palavras e bytes de um arquivo de texto. Sintaxe : wc $ wc lista.txt lista.txt linhas palavras

24 Comando grep Encontra o conteúdo em um arquivo de dados. Sintaxe : grep $ grep wagner lista.txt

25 Comando sort Ordena o conteúdo de um arquivo de texto. Sintaxe : sort $ sort dados.txt ana maria sergio

26 Comando find Procura um arquivo e mostra em que diretório ele pertence. Sintaxe : find –name - print $ find –name lista.txt – print./home/User/lista.txt

27 Comando chmod Atribui permissão a um arquivo ou diretório. ModoValor Octal x1 -w-2 -wx3 r--4 r-x5 rw-6 rwx7 rwx Bit de leitura Bit de Escrita Bit de Execução

28 Exemplo chmod $ chmod 744 lista.txt -rwxr--r– 1 User Nenhum 35 Nov 25 02:44 lista.txt drw-r--r– 10 User Nenhum 35 Nov 25 02:44 Univap


Carregar ppt "Colégio Técnico Vila Branca Introdução aos comandos do Linux Prof. Wagner dos Santos C. de Jesus www1.univap.br/~wagner."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google