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Comunicação Integrada Organizacional (CIO): estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção Profª Patricia Nascimento (62)8415.2337.

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1 Comunicação Integrada Organizacional (CIO): estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção Profª Patricia Nascimento (62) Twitter/patricia_ascom

2 1. A prática da comunicação integrada nas organizações e a interação das áreas da Comunicação Social
A configuração do campo acadêmico e profissional da Comunicação Social no Brasil e sua institucionalização Jornalismo Publicidade e Propaganda Relações Públicas Radialismo – Rádio e Televisão Produção Editorial Editoração Multimídia Cinema e Vídeo

3 2. A comunicação integrada nas organizações
As organizações no sistema social global: novas posturas e novos enfrentamentos. Novas exigências dos públicos, da opinião pública e da sociedade. Necessidade de planejar estrategicamente a comunicação nas organizações e administrar relacionamentos com os públicos. Valorização da dimensão institucional: missão, visão e valores => posicionamento institucional.

4 3. Comunicação Integrada: conceitos e abrangência
Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch

5 A Comunicação Integrada numa perspectiva sinérgica entre as diferentes modalidades da Comunicação Organizacional Comunicação Administrativa Comunicação Interna / Endomarketing Comunicação Institucional Comunicação Mercadológica ou MKT.

6 Comunicação Administrativa
1. Conceituação Processa dentro da organização e viabiliza o sistema comunicacional. É fundamental para o processamento das informações no âmbito das funções administrativas Permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio do processo comunicativo, mediante a confluência dos fluxos descendentes, ascendentes, horizontais e das redes formal e informal em toda a produção comunicativa emitida e recebida.

7 Comunicação Administrativa
2. Instrumentos Comunicações escritas Comunicações orais Comunicações audiovisuais Comunicações eletrônicas Quadros de avisos Murais

8 Comunicação Administrativa
Ofícios Comunicados internos Processos e despachos

9 Comunicação Administrativa
Reuniões de trabalho Apresentações Multimídia

10 Comunicação Administrativa
Organograma

11 Comunicação Administrativa
Procedimentos administrativos

12 Comunicação Administrativa
Fluxo de trabalho

13 Comunicação Interna Conceituação
Por comunicação interna se entende um sistema de informação paralela, e não substitutivo do fluxo comunicativo funcional, que circula por uma organização e necessário para seu desenvolvimento.

14 O que é Comunicação Interna?
Setor planejado com objetivos definidos para viabilizar toda a interação possível entre a Organização e seus empregados. Usando instrumentos da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica. "Sistema de comunicação entre a organização e seu público interno. Pressupõe um sistema de mão dupla, estruturado, dinâmico e proativo, capaz de disseminar o fluxo de informações que a organização tem interesse em compartilhar e que o colaborador precisa saber." Abracom

15 O que é Comunicação Interna?
Ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis (Rhodia). Instrumento para melhoria da gestão administrativa, dos negócios e serviços de uma organização.

16 Instrumentos: mídias internas
Convencionais ou tradicionais Circulares Quadro de avisos manuais boletins jornais Revistas Eventos de confraternização Vídeos Campanhas publicitárias internas Modernas e inovadoras Rádio-empresa Teatro-empresa Telejornal/vídeo jornal Correio eletrônico Intranet Telão Terminais de computador Comunicação face-a-face

17 Instrumentos: mídias internas

18 Instrumentos: mídias internas
É comunicação Interna e não Endomarketing

19 Instrumentos: mídias internas

20 Instrumentos: mídias internas
House organ

21 Instrumentos: mídias internas
Teatro Empresa

22 Instrumentos: mídias internas
Rádio Empresa

23 Instrumentos: mídias internas
Vídeos da empresa

24 Endomarketing O que é? Função e objetivo
Consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir o cliente (Saul Fruta. Bekin) Função e objetivo Integrar a noção de cliente nos processos da estrutura organizacional, para propiciar melhorias substanciais na qualidade de produtos e serviços. Atrair e reter o cliente interno – os funcionários - , com o objetivo de obter resultados eficientes para a empresa, atraindo e retendo seus clientes externos (Saul Fruta. Bekin)

25 Endomarketing

26 Endomarketing

27 Endomarketing

28 Endomarketing

29 A Comunicação Institucional
1. Conceituação Estabelece uma relação duradoura com stakeholders. Objetiva conquistar simpatia, credibilidade e confiança, realizando como meta finalista, a influência político-social. Vincula-se aos aspectos corporativos/institucionais. Estabelece um conceito público para a organização. Difunde informações de interesse público sobre as filosofias, políticas e práticas de uma organização. Colabora na construção de uma imagem e identidade corporativa. Enfatiza a missão, visão e os valores e objetivos de uma organização

30 A Comunicação Institucional
2. Principais instrumentos Relações Públicas (área principal) Jornalismo Empresarial Assessoria de Imprensa Marketing Social Responsabilidade Social Balanço Social Marketing Cultural Publicidade Institucional Identidade Corporativa Imagem Corporativa Editoração Multimidia

31 A Comunicação Institucional
Jornalismo empresarial Assessoria de imprensa

32 A Comunicação Institucional
Releases

33 A Comunicação Institucional
Investimentos em cultura e esporte/lazer

34 A Comunicação Institucional
Marketing cultural

35 A Comunicação Institucional
Responsabilidade Social e Balanço anual

36 A Comunicação Institucional
Editoração Multimídia

37 A Comunicação Institucional
Gerenciamento das Redes Sociais

38 A Comunicação Institucional
Eventos Institucionais

39 A Comunicação Institucional
Propagandas Institucionais

40 Comunicação mercadológica
Conceituação Compreende toda e qualquer manifestação comunicativa gerada a partir de um objetivo mercadológico. Mensagem persuasiva elaborada a partir do quadro sócio-cultural do consumidor alvo.

41 Comunicação mercadológica
Principais instrumentos Marketing (área principal) Publicidade/Propaganda Promoção de Vendas Venda pessoal Merchandising Feiras Marketing direto

42 Comunicação mercadológica
Propaganda Mercadológica

43 Comunicação mercadológica
Propaganda Mercadológica

44 Comunicação mercadológica
Merchandising

45 Comunicação mercadológica
Promoção de Vendas

46 Comunicação mercadológica
Marketing Direto

47 Comunicação mercadológica
Eventos Promocionais

48 Relações Públicas versus Marketing
Ambas as áreas exercem funções essenciais nas organizações modernas. Relações Públicas INSTITUCIONAL Organizações públicos Marketing MERCADOLÓGICO Mercado produto e serviço

49 4. Filosofia da Comunicação Integrada
Filosofia organizacional A filosofia tem implicações profundas na vida organizacional. Orienta as decisões em todos os níveis e poderá contribuir para o sucesso ou para o insucesso das organizações.

50 4. Filosofia da Comunicação Integrada
A filosofia da comunicação integrada nas organizações A comunicação deve expressar uma visão de mundo e transmitir valores intrínsecos. Não apenas para vender produtos e serviços. Deve construir uma identidade corporativa sintonizada com as novas exigências e necessidades da sociedade contemporânea.

51 4. Filosofia da Comunicação Integrada
Princípios que devem nortear a Comunicação Organizacional / Empresarial. Importância de uma política global de comunicação nas organizações. Coordenação e sinergia dos esforços humanos e organizacionais. Coerência maior na linguagem adotada nos diversos programas de comunicação. Unicidade institucional e mercadológica.


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