A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem e Comunicação Empresarial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem e Comunicação Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem e Comunicação Empresarial
25 de agosto de 2009

2 A Comunicação O homem é um ser social (vive em sociedade)
Linguagem permite código de vida em comum Todo e qualquer sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de sinais convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc., podendo ser percebida pelos diversos sentidos (visual, auditivo tátil etc.)

3 A Comunicação Linguagem articulada = língua
Língua = associação de sons ou letras (significante) a conceitos determinados (significado) Signos linguísticos (significante + significado) = vocabulário da língua

4 A Comunicação Ideia (abstração) código (elemento concreto ideia
Codificação e decodificação Ideia original nem sempre é exatamente a ideia decodificada Exercício da comunicação eficaz promove a minimização da distância entre as duas

5 Elementos da comunicação
EMISSOR RECEPTOR MENSAGEM CÓDIGO CANAL CONTEXTO (REFERENTE)

6 Elementos da comunicação
Emissor – remetente da mensagem; transforma a ideia em código Conhecer o código utilizado e suas peculiaridades Construir a fala dentro das regras convencionadas pela língua Estruturar a fala de forma inteligível e clara Escolher o canal adequado Perceber o contexto da comunicação e se seu receptor compartilha esse mesmo referencial

7 Elementos da comunicação
Receptor – destinatário da mensagem; realiza o processo de decodificação Conhecer o código utilizado e suas peculiaridades Reconhecer as regras da língua utilizada pelo emissor Compreender o sentido expresso na mensagem Ter o canal aberto para receber a mensagem Compartilhar o mesmo referencial em que se baseia a mensagem do emissor

8 Elementos da comunicação
Mensagem – conteúdo e o objetivo da comunicação; só se concretiza plenamente com a presença articulada de todos os outros elementos.

9 Elementos da comunicação
Canal – meio que possibilita o contato entre o emissor e o receptor, ou que leva a mensagem até este. Precisa estar livre de ruídos.

10 Elementos da comunicação
Código – sistema de signos convencionados; para uma comunicação plena, é essencial que emissor e receptor possuam amplo domínio do código. –

11 Elementos da comunicação
Contexto – ambiente em que se dá a comunicação e do qual fazem parte os referenciais envolvidos na codificação.

12

13 SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
Mecanicista Circular Psicológico Sociológico e Antropológico Sistêmico

14 Fatores que influenciam a comunicação
Características pessoais Características culturais Motivação Contexto social Percepção da realidade Ambiente

15 Ruídos na comunicação Fatores externos (físicos ou não)
Emissor não organiza ideias de forma clara Receptor desatento Falta de domínio do código e/ou do canal utilizado Percepções diferentes do contexto da comunicação

16 Funções da linguagem

17 Funções da linguagem Função Emotiva ou Expressiva Centrada no emissor
Reflete sua visão própria de mundo, suas emoções, sentimentos e estados subjetivos Personalidade e juízo de valor do emissor são nítidas Interjeições, exclamações, reticências Ex.: Nós o amamos muito, Kaká!!

18 Funções da linguagem Função Conativa ou Apelativa Centrada no receptor
Visa modificar ideias, opiniões Mensagens contêm ordens, apelos, tentativas de convencimento ou sedução Uso do imperativo, vocativo e tom persuasivo Frequente na propaganda Ex.: "Compre aqui...“

19 Funções da linguagem Função Fática Centrada no canal
Abre, fecha ou testa o canal de comunicação Ex.: Alô? Está me ouvindo?

20 Funções da linguagem Função Metalingüística
Visa explicar, esclarecer o código utilizado Quando a linguagem fala por si própria Ex.: Escrevo porque gosto de escrever. Ao passar as idéias para o papel, sinto-me realizada... Making of de um filme Dicionário, gramática

21 Funções da linguagem Função Poética Centrada na mensagem
Busca construí-la de forma original, criativa, inovadora Forma tão importante quanto o conteúdo Não é exclusividade da poesia ou do texto literário Ex.: O grande barato de se comprar um carro novo é não pagar caro por ele.

22 Funções da linguagem Função Referencial
Centrada no contexto da comunicação Visa essencialmente informar, sem juízo de valor Ex.: O que temos para almoçar hoje? Filé com fritas.

23 Poética x Conativa Qual a diferença entre o uso da função poética e da função conativa na publicidade? Beba Coca-cola O primeiro sutiã a gente nunca esquece Só amanhã, no Magazine Luiza! Bradesco – Completo

24 Função referencial no dia-a-dia profissional
É a mais utilizada Necessidade de precisão e objetividade das informações Quanto menos ruídos, mais bem-sucedido será o processo Exige precisão vocabular Palavras-ônibus (coisa, “bagulho”, treco)

25 Como tornar a linguagem mais compreensível
Frases curtas Voz ativa Ex.: Foram realizadas pesquisas... A empresa Araponga realizou pesquisas...

26 Como tornar a linguagem mais compreensível
Vocabulário – evitar o uso de palavras técnicas e abstratas Palavras abstratas Palavras que encerram juízo de valor Palavras amplas de referencial impreciso Felicidade Liberdade Errado Bom Mau Certo Agradável Reacionário Comunista Esquerda Direita Neoliberal

27 Como tornar a linguagem mais compreensível
Generalização – evitar, pois torna o texto comum, impreciso, confuso. Ex.: Leite faz mal às crianças. Leite contaminado por radiação faz mal às crianças. Leite contaminado por radiação provoca diarréia nas crianças.

28 Como tornar a linguagem mais compreensível
Ex.: Prédio feio Prédio abandonado, sujo Prédio com rachaduras na estrutura, desabamento da cobertura, abandonado

29 Como tornar a linguagem mais compreensível
Economia verbal – determinar previamente o objetivo da mensagem, organizar o pensamento


Carregar ppt "Linguagem e Comunicação Empresarial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google