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Wagner Santos C. de Jesus

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Apresentação em tema: "Wagner Santos C. de Jesus"— Transcrição da apresentação:

1 Wagner Santos C. de Jesus
Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Programação Orientada a objetos I. Curso Técnico em informática Industrial Material I-Bimestre - Introdução a Linguagem C e suas Estruturas Básicas Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus

2 Introdução a Linguagem C.
C é uma linguagem de programação estruturada de uso genérico. Suas instruções consistem de termos semelhantes a expressões algébricas. Foi criada para ser uma linguagem altamente portável.

3 História da Linguagem C.
A linguagem C teve surgimento na década de 70 escrita por Ken Thompson & Dennis Ritchie. A linguagem C é uma ramificação de duas outras linguagens chamadas APL, BPL e CPL finalmente C , que também foram desenvolvidas por "D&R C". Na década de 80 profissionais impressionados com seus inúmeros recursos, começaram a incentivar o uso da linguagem. No meio acadêmico principalmente. Hoje esta linguagem possui vários tipos de implementação inclusive o Borland Builder C++.

4 Os criadores da linguagem
Ken Thompson e Dennis Ritchie (da esquerda pra direita)

5 Linguagem usada no desenvolvimento das mais diversas ferramentas
Microcontroladores; Sistemas Operacionais(Linux, Windows, OS/2 e Unix); Programas como Word, Excel, Microstation Ambientes de redes de computadores; Aplicações de Computação gráfica; Programas de Aplicações médicas; Programas para controle de máquinas e equipamentos Construção de linguagens de programação como Java, PHP, ActionScript e outras.

6 Características de um programa C.
Integridade Clareza Simplicidade Eficiência Modularidade

7 Estrutura de uma linguagem de programação.
Uma linguagem de programação, possui a tarefa de ser uma ferramenta para o desenvolvimento de software e para isso deve respeitar três características básicas, que são: 1) Atribuição 2) Condição 3) Repetição

8 Tipos de dados da linguagem C.
A linguagem C tem como característica ser fortemente tipada ou seja os tipos de dados para uma variável de memória devem ser rigorosamente respeitados.

9 Tabela de tipos de dados
Obs : Os tipos de dados que estão seguidos por (*) são os principais tipo e mais usaddo.

10 Operadores Aritméticos
+ - Soma - - Subtração * - Multiplicação / - Divisão % - Resto da Divisão

11 Operadores Relacionais
>- Maior que < - Menor que = = - Igual a != - Diferente de >= - Maior ou Igual <= - Menor ou Igual

12 Operadores Lógicos && - And (E) | | - Or (Ou) ! - Not (Não)
? - Ternário

13 Estruturas de Controle
Atribuição : Vem a ser procedimento de armazenar um valor em uma variável. Sintaxe : <tipo> <Varm> = <valor>; Exemplo : int a = 1; ou int a; AnsiString b = "Abacaxi"; ou AnsiString b;

14 Exemplo de Operações de Atribuição.
a++; => a = a + 1; a--; => a = a - 1; a+ = 2; => a = a + 2; a* = 2; => a = a * 2;

15 Incrementando e Atribuindo valores as Variáveis.
Exemplo : int a = 3; int b = a++; Nesse caso a variável seria incrementada depois de atribuir o valor a variável b, portanto o valor de a = 4 e de b = 3.

16 Exemplo - 2: int a = 3; int b = ++a;
Nesse caso a variável (a) seria incrementada antes de atribuir o valor para variável b, portanto o valor de a = 4 e de b = 4.

17 E é representado pela instrução. if( ) Sintaxe :
Condição : Vem a ser o procedimento de tomar decisões em programa mediante uma dada condição. E é representado pela instrução. if( ) Sintaxe : if( <condição ) { if(<condição>) <Bloco de Instruções-1 >; <Instrução-1>; } [ else ] [else]{ <Instrução-2>; <Bloco de Instruções-2 >; }

18 Exemplo : int a = 1; if(a == 3)
ShowMessage("O número esta Correto !!!"); else ShowMessage("O número não esta Correto !!!");

19 Exemplo : e (&&) int nota = 6; int freq = 80;
if ( nota >= 6 && freq >= 75) ShowMessage(“Aluno Aprovado..”); else ShowMessage(“Aluno Reprovado”);

20 Exemplo : ou ( || ) boolean rg = true; boolean cpf = false;
if( rg = = true || cpf = = true) ShowMessage(“Abra conta na locadora”); else ShowMessage(“Não pode Abrir conta”);

21 Exemplo : Não ( ! ) int idade = 18; if( !(idade = = 18) )
ShowMessage(“Não pode dirigir.”); else ShowMessage(“Pode tirar carta. “);

22 ?: Operador ternário. Sintaxe :
<Varm> = <Condição> ? <Verdadeiro> : <Falso>;

23 Exemplo de ? (Ternário) int a = 5; int b = 2;
AnsiString x = a > b ? “A maior”:”B Maior”;

24 Repetição : Vem a ser o procedimento de criar ciclos para solução de problemas.
Estrutura de repetição condicional. While()

25 Exemplo : int a = 1; while(a <= 5 ) { a++; }

26 Obs : Neste caso em particular o comando while() deverá usar ;
Exemplo - 2 : do { a++; } while(a <= 5); Obs : Neste caso em particular o comando while() deverá usar ;

27

28 Estrutura de repetição sequêncial. for()
Sintaxe : for(<Inicialização>;<Condição>;<Incremento>) { <Bloco de Instruções> }

29 Exemplo : for(int i=1;i<=5;i++) ShowMessage("As poderosas !!! ");

30 Obs : Sobre as { } só devemos usar chaves nas estruturas de controle de condição e repetição quando houver em seu interior mais de uma instrução a ser processada.

31

32 Entrada e Saída de dados.
InputBox() - Uma entrada de dados pode ser feito com uma função ou caixa de texto, Nesse caso o InputBox() Irá retornar uma String contendo a informação digitada na caixa de texto da mesma.

33 Sinatxe : AnsiString Itemdigitado = InputBox(<String1>,<String2>,<String3>); Obs : <String1> - Título da barra de título. <String2> - Título da caixa de texto. <String3> - Informação de dentro da caixa de texto. AnsiString Itemdigitado = InputBox("Progarama teste","Digite Algo","Nenhum");

34 Saída :

35 Criando uma entrada de dados com o objeto caixa de texto (Edit).

36 Para criar uma caixa de texto em uma aplicação use a palheta de objetos (Standard), em seguida você poderá usar as propriedade da caixa de texto.

37 Usando uma caixa de texto para capturar um valor dado pelo usuário.
Exemplo : AnsiString dado; dado = Edit1->Text; Obs : Em C++ o objeto é separado da propriedade com o símbolo de - > .

38 Criando uma saída de dados usando o objeto Label
Criando uma saída de dados usando o objeto Label. Que serve para mandar mensagens em formulário.

39 Exemplo : Label1->Caption = "Mensagem Para Usuário !!! "; Saída :

40 ShowMessage() - Exibe uma mensagem do String no video.
Sintaxe : ShowMessage(<String>); Exemplo : ShowMessage("Dados Incorretos, Tente Novamente !!!");

41 Saída :

42 Para cria um objeto Botão de comandos, use a palheta :
O nome do objeto criado será Button que permite disparar um evento do tipo clique ao ser selecionado com o mouse.

43 Exemplo : Button1->Caption= "Ok";

44 break - Abandona uma repetição antes que o laço possa terminar.
break, continue - São instruções que auxiliam no controle de uma repetição. break - Abandona uma repetição antes que o laço possa terminar. Exemplo : int a = 1; while(a <= 5) { if(a == 3) break; a++; } ShowMessage("O valor é "+IntToStr(a));

45 continue - Volta a linha da repetição não executando as instruções que estão abaixo.
Exemplo : int a = 1; while(a <= 5) { if(a == 3) { ShowMessage("ahahah !!!, Nunca mais vou parar !!"); continue; } a++;

46 Estrutura de um Programa em Builder C++.
void __fastcall TForm1::ObjetoEvento(TObject *Sender) { // Um comentário pode ser feito com as barras ou /* Comentário de trecho de programa */ <Bloco de Instruções> }


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