A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A.A.Martin O que é Engenharia Biomédica Engenharia Biomédica é a aplicação dos métodos de distintas áreas das Ciências Exatas no campo de Ciências Médicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A.A.Martin O que é Engenharia Biomédica Engenharia Biomédica é a aplicação dos métodos de distintas áreas das Ciências Exatas no campo de Ciências Médicas."— Transcrição da apresentação:

1

2 A.A.Martin

3 O que é Engenharia Biomédica Engenharia Biomédica é a aplicação dos métodos de distintas áreas das Ciências Exatas no campo de Ciências Médicas e Biológicas A evolução crescente da tecnologia nas últimas décadas levou a Engenharia Biomédica a atuar também no desenvolvimento de instrumentos para uso médico (Engenharia Médica) e na sua utilização adequada em ambiente médico-hospitalar (Engenharia Clínica). O Engenheiro Biomédico poderá atuar nas seguintes áreas:

4 Atuação

5 Algumas sub-áreas da Engenharia Biomédica Biomateriais Bioengenharia Engenharia Clínica Informática Médica Diagnósticos e Análises Instrumentação Biomédica Engenharia de Reabilitação

6 Biomaterias Naturais –Tecidos de sustentação biológicos: colágeno, etc Artificiais: Biocompatibilidade e biofuncionalidade –metais e suas ligas (titânio, aço F-138, etc) –cerâmicas (Alumina, zirconia, etc) –polímeros (poli-ácido lactico (PLLA) e glicólico (PGA) –materias compósitos (SiO 2 -Al 2 O 3 -CaO-CaF 2 )

7 Biomateriais Matriz Orgânica de Osso Bovino Liofilizada –acelerar o reparo ósseo Aglutinante de Colágeno Bovino –Colágeno:proteína fibrosa cristalina que se encontra em todos os organismos multicelulares. –criado para que quando outros biomateriais implantáveis fossem utilizados em um pro- cedimento cirúrgico, estes pudessem ser aglutinados de forma homogênea.

8 Biomateriais Membranas ou Barreiras Biológicas –constituída de cortical óssea bovina descalcificada. –recobrimento de outros biomateriais. –cobertura de implantes dentários. barreira biológica –nos setores de bucomaxilo, ortopedia e traumatologia, neurologia, oftalmologia, –cirurgia plástica estética e reparadora, cirurgia facial, craniana e oncologia.

9 Bioengenharia Criar produtos, segundo especificações fornecidas pelos médicos, que propiciam a recuperação funcional e estética de pacientes que estão ou foram submetidos a tratamentos clínicos ou cirúrgicos. Exemplos de alguns produtos: Endoprótese, sistema de drenagem, reservatórios p/quimioterapia e moldagem.

10 Endoprótese Matéria prima –polietileno é o UHMW 1900 que possui excelentes propriedades físicas e resistência à abrasão. –aço inox (F-138) ou liga de titânio 6AL-4V Teste de qualidade –Ultrassom, Raios X e de líquidos penetrantes para detectar trincas no aço inox, esfericidade, fadiga, resistência a corrosão, microscopia de reflexão e de varredura eletrônica.

11 RESERVATÓRIO IMPLANTAVEL P/ QUIMIOTERAPIA Indicado para tratamento quimioterápico em pacientes que necessitam de acesso venoso ou arterial com freqüência variável e de longa duração, o reservatório implantável é biocompatível.

12 Moldagem Indicado para posicionamento e contenção em situações que requeiram imobilidade durante a atividade, ou que necessitam assumir posições específicas e de longa duração como Radioterapia, Radiologia, Cirurgia, Transporte, etc.

13 Ortodentistica Pinos intra-canal: composto por pinos de fibra de vidro, fotocondutores que permitem a construção direta do núcleo. Implantes temporários: produzidos em titânio grau 1 ASTM e possuem as propriedades normais dos implantes regulares

14 Engenharia Clínica –gerenciar compras de equipamentos e sistemas de diagnóstico e terapia, –avaliar a relação custo benefício de cada equipamento ou sistema, –análisar a inclusão de peças e/ou partes ao sistema principal, –projetar e desenvolver novos equipamentos para utilização no ambiente clínico-hospitalar, –adaptar e/ou modificar sistemas existentes para melhorar sua operacionalidade, –orientar as equipes que utilizam os equipamentos e sistemas para os limites de operação. –calibrar e aferir e realizar manuntenção de equipamentos e sistemas.

15 Diagnósticos e Análises Biópsia óptica: –Espectroscopia Raman –Espectroscopia de Fluorêscencia –Espectroscopia de Infravermelho Terapia Fotodinâmica Ultra-som Ressonância Magnética Tomografia Computadorizada

16 Espectrômetro CCD Computador Polarizador Amostra Analisador dedo frio Laser espelho Espectroscopia Raman vibrações das moléculas

17

18

19 Não Invasiva Ganho no tempo de tratamento Efeito psicológico Menor custo

20 Engenharia de Reabilitação Utilizar as técnicas, métodos e processos da engenharia no auxílio aos deficientes: –neuro-motoras –sensoriais –cardíacas –pulmonares –urinárias

21 UniVap - IP&D

22 Áreas de Ciências Biomédicas Grupo de Pesquisa em Espectroscopia Raman de Tecidos Biológicos Coordenador: Prof. Dr. Sokki Sathaiah Grupo de Pesquisa em Biologia Celular e Tecidual. Coordenador: Prof. Dr. Newton e Cristina Pacheco Grupo de Pesquisa em Aplicações de Laser de Alta Potência em Bio-Engenharia Coordenador: Prof. Dr. Egberto Munin Grupo de Pesquisa em Instrumentação Biomédica. Coordenador: Prof. Dr. Antonio G. Balbin Villaverde Grupo de Espectroscopia FT- Infravermelho e FT-Raman em células neofásicas. Coordenador: Prof. Dr. Airton A. Martin Grupo de Pesquisa em Terapia Fotodinâmica Coordenador: Prof. Dr. Marcos Tadeu T. Pacheco Grupo de Espectroscopia de Fluorescência. Coordenador: Prof. Dr. Renato Zângaro. Grupo de Pesquisa em GENÉTICA MOLECULAR E GENOMAS Coordenador: Prof. Dr. Francisco Gorgônio Nóbrega

23


Carregar ppt "A.A.Martin O que é Engenharia Biomédica Engenharia Biomédica é a aplicação dos métodos de distintas áreas das Ciências Exatas no campo de Ciências Médicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google