A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visita ao Departamento de Neurologia da Unicamp Objetivo: observação de caso clínico Por Dra. Silvia Helena Cardoso Maio/2004.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visita ao Departamento de Neurologia da Unicamp Objetivo: observação de caso clínico Por Dra. Silvia Helena Cardoso Maio/2004."— Transcrição da apresentação:

1 Visita ao Departamento de Neurologia da Unicamp Objetivo: observação de caso clínico Por Dra. Silvia Helena Cardoso Maio/2004

2 Universidade Estadual de Campinas (note que o logo da Unicamp é o próprio mapa dela, o qual possui formato de círculo)

3 Entrada da Unicamp

4 Faculdade de Ciências Médicas

5 C.A.I.S.M. – Centro de Atenção à Saúde da Mulher

6 Hospital das Clínicas da Unicamp Vista aérea

7 Hospital das Clínicas Fachada

8 Hospital das Clínicas Frente

9 Entrando no HC da Unicamp...

10

11 Entrada do Hospital As faixas coloridas no piso indicam trilhas a serem seguidas para cada departamento clínico. Por ex., a faixa vermelha chega à oftalmologia, a faixa branca à Gastro, a azul à Neurologia. Desta forma, os milhares de pacientes que chegam ali diariamente não necessitam pedir informações sobre os locais de suas consultas

12 Pronto Socorro

13 Atenção: a próxima área é restrita. Então vamos dar apenas uma “espiada”

14 UTI da Unicamp

15 Ala da Neurologia

16 Sala de atendimento na Neurologia

17 Destino desta visita Observar e analisar um caso clínico em Neurologia

18 Caso Clínico Analise aqui atentamente os sinais daaqui paciente e procure fazer o diagnóstico (Baseado na aula Núcleos da Base)aula

19 Antes de ir para a próxima página, pense: Qual é o diagnóstico da paciente baseando-se nos sinais que você observou? Resposta na próxima página

20 O diagnóstico é Corea de Huntington (do grego corea, dançar) Há comprometimento dos gânglios basais. Qual região está envolvida? Há comprometimento mental? Demência? Por que?

21 Gpe - Globo pálido parte externa Gpi - Globo pálido parte interna http://www.edumed.org.br/cursos/neuroanatomia/Neurologia/hd1.htm Subthal – subtálamo SNpc- substância negra, parte compacta Impressionantes movimentos involuntários Qual dessas vias está afetada e de que forma?

22 O que ocorre com os neurônios dessas vias quando eles estão funcionando normalmente? Veja o texto da referência “Excerpt from Chorea in Adults”

23 Cérebro normalCérebro acometido por doença de Huntington Por que os ventrículos laterais parecem estar tão dilatados?

24 Caso no. 2

25 Qual é o nome destes sinais?

26 Hemibalismo (vem do termo hemi, metade e balismo, arremessar) Envolve somente uma parte do corpo Muitos pacientes com hemibalismo têm movimentos coreiformes e vice-versa. Atualmente, o hemibalismo é visto como uma forma severa de corea.

27 Resumo das questões 1.Qual é a estrutura dos gânglios basais envolvida com a corea de Huntington? 2.Qual a origem do termo corea 3.Há comprometimento mental? Demência? Por que? 4.Qual via está afetada? 5.O que ocorre com os neurônios dessas vias quando eles estão funcionando normalmente?

28 Referências http://www.edumed.org.br/cursos/neuroanatomia/Neurologia/hd2.h tm Genetics and Physiology of Huntington's Disease Excerpt from Chorea in Adults Basal Ganglia and Related Structures Aula Núcleos da BaseNúcleos da Base Créditos do vídeo: Dr. David P.V. LieshoutDr. David P.V. Lieshout..


Carregar ppt "Visita ao Departamento de Neurologia da Unicamp Objetivo: observação de caso clínico Por Dra. Silvia Helena Cardoso Maio/2004."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google