A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Moluscos são animais de corpo mole e musculoso, como a ostra, o marisco, a lesma e a lula. Podem ser encontrados em ambientes aquáticos, principalmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Moluscos são animais de corpo mole e musculoso, como a ostra, o marisco, a lesma e a lula. Podem ser encontrados em ambientes aquáticos, principalmente."— Transcrição da apresentação:

1 Os Moluscos são animais de corpo mole e musculoso, como a ostra, o marisco, a lesma e a lula. Podem ser encontrados em ambientes aquáticos, principalmente marinhos, ou terrestres. Algumas espécies apresentam uma concha.

2 » O corpo dos moluscos é dividido em três regiões: cabeça, pé e massa visceral. » Na cabeça encontra-se a boca e estruturas sensoriais, como os olhos e os tentáculos. » O pé é musculoso e responsável pela locomoção. Em alguns animais como polvo e lula o pé modificou-se em tentáculos. » Na massa visceral concentra-se os órgãos do corpo. » O Manto é dobra da parede do corpo responsável por produzir a Concha, estrutura que protege o animal. » Sistema digestório apresenta: boca, intestino e ânus. A digestão é intra e extracelular. São herbívoros e carnívoros. » Possui um coração com três cavidades: um átrio e dois ventrículos. O sangue é impulsionado pelo coração e transporta gases e produtos da digestão. » A respiração é brânquial (aquáticos) ou pulmonar (terrestres).

3 » Representados por caracóis, caramujos e lesmas. » Alguns vivem em terra, enquanto outros são aquáticos ( água doce e mar). » Os terrestres respiram por pulmões e os aquáticos por brânquias. » O corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral. A boca possui uma espécie de lixa, a rádula, que serve para raspar o alimento. » O pé musculoso desliza com o auxílio de um muco. » Caramujos e caracóis, apresentam uma concha única e espiralada, secretada pelo manto. As lesmas não possuem concha.

4 » A reprodução é sexuada, são hermafroditas e fazem fecundação cruzada. Os ovos são protegidos por uma membrana e depositados em local seguro. O desenvolvimento é direto.

5 » Os Bivalves são moluscos que apresentam duas valvas. Estão representados pelas ostras e mexilhões. São exclusivamente aquáticos, ocorrendo em água doce e no mar. » O corpo é achatado lateralmente, e protegido pelas valvas. A cabeça é reduzida, não apresenta olhos nem tentáculos.

6 » Nos bivalves, os sexos são separados, a fecundação é externa e o desenvolvimento é indireto, com formação de larva. Produção de Pérolas: » Algumas ostras para se defender de objetos estranhos que acidentalmente ficam entre a concha e o manto, produz um envoltório sobre ele, dando origem a uma pérola.

7 » Os Cefalópodes são moluscos exclusivamente marinhos, são considerados os invertebrados mais inteligentes, com um cerebro e excelente visão. » O nome está relacionado a característica mais marcante: a modificação dos pés em tentáculos. » O polvo não possui concha e tem 8 tentáculos. A lula e a sépia possui uma concha interna reduzida, nadadeiras e 10 tentáculos. O náutilo possui concha bem desenvolvida e 40 tentáculos. » São carnívoros e a respiração é brânquial. » Para se proteger dos predadores lançam um jato de tinta e podem mudar de cor.


Carregar ppt "Os Moluscos são animais de corpo mole e musculoso, como a ostra, o marisco, a lesma e a lula. Podem ser encontrados em ambientes aquáticos, principalmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google