A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255. Regra geral: O substantivo impõe seu gênero e seu número aos termos acompanhantes Gênero: masculino e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255. Regra geral: O substantivo impõe seu gênero e seu número aos termos acompanhantes Gênero: masculino e."— Transcrição da apresentação:

1 CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255

2 Regra geral: O substantivo impõe seu gênero e seu número aos termos acompanhantes Gênero: masculino e feminino Número: singular e plural Era uma casa nova e bem localizada. substantivo feminino Esses livros são caros, mas são ótimos. masculino e plural

3 Casos particulares: Um determinante se referindo a mais de um substantivo Se o determinante está após os substantivos, a concordância é feitas com todos ou somente com o mais próximo. * Havendo mistura de gêneros, prevalece o masculino. Tinha carro e casa financiados. ou Tinha carro e casa financiada. Compramos uma calça e um sapato pretos. ou Compramos uma calça e um sapato preto.

4 Quando o determinante vem antes dos nomes: a concordância será com o substantivo mais próximo. Você escolheu má hora e lugar para o nosso encontro. Você escolheu mau lugar e hora para o nosso encontro. * Todavia, se os substantivos forem nomes de pessoa, o adjetivo concorda com todos os núcleos. Os destemidos César e Napoleão...

5 Um determinante [ predicativo do sujeito ] Observe a concordância verbal e acompanhe com a concordância nominal. a)O clima e a água eram ótimos. b) Eram ótimos o clima e a água. c) Era ótimo o clima e a água. d) Era ótima a água e o clima.

6 Um substantivo para mais de um adjetivo Há duas formas de se fazer a concordância: 1) Deixe o substantivo no singular e repita o artigo a partir do 2º adjetivo. Adoro a culinária baiana, a mineira e a paulista. Era bem conhecido na área civil, na criminal e na trabalhista. 2)ou deixe o substantivo no plural e apenas distribua os adjetivos. Adoro as culinárias baiana, mineira e paulista. Era bem conhecido nas áreas civil, criminal e trabalhista.

7 ANEXO / INCLUSO Concordam com quem se relacionam As estatísticas vão anexas ao relatório. Os gráficos inclusos esclarecem a tese. O formulário e a carta estão anexos. À ficha está anexo o ofício. * Porém, ANEXO precedido da preposição EM não varia. As fichas seguem em anexo

8 MESMO e PRÓPRIO Concordam com o termo a que se relacionam. Ex.: Elas mesmas fizeram o almoço. Leônidas e Sandro reclamavam de si próprios. Eu mesmo farei o serviço, disse o garoto. Que mulher corajosa! Ela própria se livrou do ladrão.

9 OBRIGADO / GRATO / AGRADECIDO concordam com o emissor. Obrigada! – disse Eliane aos coordenadores. Nós estamos gratos. Obrigados! – falaram os convidados. Agradecidos estão Lourdes e Marcos.

10 QUITE QUITE varia em número, apenas. Ela está quite, mas nós não estamos quites. Estou quite com a Justiça Eleitoral.

11 A palavra MEIO Pode ser substantivo. = universo, mundo Não pertenço a esse meio em que você vive. Pode ser adjetivo. = mediano(a) Era um homem de meia idade. Pode ser numeral.= metade Comi meia barra de chocolate e tomei meio copo de refrigerante.

12 Mas também pode ser ADVÉRBIO. Equivale a um pouco e nunca varia, ou seja não tem plural ou feminino Veja: Ela estava meio cansada. As roupas estão meio úmidas ainda. Fiquei meio tonto após a queda. Sua gravata está meio torta, arrume-a.

13 BASTANTE É advérbio quando tem sentido de muito. Nesse caso, não varia. Relaciona-se com verbo, adjetivo ou outro advérbio. Ex.: Trabalhei bastante hoje. verbo Os dias estão bastante quentes! adjetivo Eles se saíram bastante mal no teste. advérbio de modo

14 BASTANTE com substantivos Se o substantivo estiver no plural, use BASTANTES Ex.: Conhecemos bastantes lugares durante o passeio. Temos bastantes amigos na comunidade. Acertei bastantes questões na prova.

15 SÓ Só pode ser adjetivo, significa SOZINHO(A) e varia conforme o termo a que se refere. Sós, estamos nós. (o termo grifado é predicativo do sujeito, concordando com o sujeito) Sós, estudamos Contabilidade. (flexiona-se, pois é adjetivo/predicativo do sujeito) As crianças estão sós na casa.

16 Se SÓ for advérbio, não varia. Equivale a apenas somente Só estamos nós. (invariável, pois o termo grifado é advérbio) Só estudamos Contabilidade. (trata-se de um advérbio de limitação, não se declinando) Eles estão só conversando! * (a locução a sós não se flexiona) Elas estão a sós. O aluno ficou a sós.

17 MENOS É sempre invariável Há menos pessoas aqui. Ela é a menos dedicada do grupo. Tivemos menos reclamações desta vez!

18 É + predicativo é bom, é necessário, é proibido... Se o substantivo vier sozinho (sem determinante), não faça a concordância, ou seja, a expressão fica no masculino. Pinga não é bom para a saúde. É proibido entrada. Cerveja é permitido. * Mas se houver um determinante para o substantivo, a concordância no feminino é feita normalmente. Essa Pinga não é boa para a saúde. É proibida a entrada. Qualquer cerveja é permitida.

19 Caiu no concurso É proibido permanência de menores nas dependências do bar. (Está corretíssima a placa) Mas também estaria correto assim: É proibida a permanência de menores nas dependências do bar.


Carregar ppt "CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255. Regra geral: O substantivo impõe seu gênero e seu número aos termos acompanhantes Gênero: masculino e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google