A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA"— Transcrição da apresentação:

1 ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
Tem o valor que um adjetivo teria,ou seja, caracteriza um substantivo da oração principal. É introduzida por um pronome relativo (que, quem, qual, onde, cujo, quanto)

2 Há apenas dois tipos: SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA
SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA

3 ADJETIVA RESTRITIVA restringindo-o, particularizando-o,
Caracteriza um substantivo da or. principal restringindo-o, particularizando-o, diferenciando-o dos demais. *Não podem ser isoladas por vírgula(s). Conheço o prédio / onde você mora. Ainda não li a carta / que ela me enviou. Esse é o carro / no qual havia drogas.

4 Podem ainda aparecer intercaladas, ou seja, no meio das partes que integram a oração principal .
Os candidatos que chegaram atrasados perderam a prova. A casa onde eu morava foi demolida. As mercadorias cujas notas fiscais eram falsas foram apreendidas.

5 ADJETIVA EXPLICATIVA Caracteriza um substantivo da or. principal
explicando algo sobre ele, ou seja, atribuindo-lhe uma segunda informação. *Sempre são isoladas por vírgula(s). Os suspeitos, cujos nomes não foram revelados, depuseram hoje pela manhã. A assessora não quis falar sobre o erro do senador, que também não se pronunciou.

6 As ADJETIVAS também podem ser reduzidas.
Uma mulher, que chorava muito, procurava pelo filho. adjetiva explicativa Uma mulher, chorando muito, procurava pelo filho. reduzida de gerúndio O hotel tinha móveis que vieram da Holanda. adjetiva restritiva O hotel tinha móveis vindos da Holanda. reduzida de particípio


Carregar ppt "ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google