A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO. ► Jesus Cristo nasceu na cidade de Belém, na província romana da Judeia (Palestina), no tempo do imperador Octávio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO. ► Jesus Cristo nasceu na cidade de Belém, na província romana da Judeia (Palestina), no tempo do imperador Octávio."— Transcrição da apresentação:

1 ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO

2

3 ► Jesus Cristo nasceu na cidade de Belém, na província romana da Judeia (Palestina), no tempo do imperador Octávio César Augusto. ► Até aos 30 anos, Cristo viveu em Nazaré (Ver mapa da pág.117). ► A partir dos 30 anos percorreu a Palestina pregando uma nova religião: O CRISTIANISMO (baseado na religião hebraica - o Judaísmo Antigo) ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO

4

5 PRINCIPAIS PONTOS DA MENSAGEM CRISTÃ a) Crença num único Deus; b) O primeiro dever é amar a Deus; ; c) Esperança de salvação na vida eterna; d) Todos os Homens são iguais – homens e mulheres, ricos e pobres; e) Defesa da Justiça e da paz entre os homens; f) Exaltação da pobreza, da humildade e da fraternidade; g) É uma religião universal porque se dirige a todos os Homens e não apenas aos Judeus ou a qualquer outro povo; h) É uma religião fundada no amor ao próximo, na Justiça e no perdão;

6 A principal fonte para o conhecimento da mensagem e da vida de Cristo são os Evangelhos (=BOA NOVA) que fazem parte do Novo Testamento que juntamente com o Antigo Testamento formam a Bíblia. BÍBLIA CRISTÃ ANTIGO TESTAMENTO - Pentateuco (Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio); - Profetas; - Escritos (Salmos, provérbios, Cântico dos Cânticos); NOVO TESTAMENTO: -4 Evangelhos (S. Lucas, S. Marcos. S. Mateus e S. João); -Actos dos Apóstolos; -Epístolas; -Apocalipse.

7 CONDIÇÕES FAVORÁVEIS À DIFUSÃO DO CRISTIANISMO: A unidade política do Império romano; A existência de uma ampla rede de estradas e de muitas cidades; A existência de muitas comunidades judaicas dispersas, devido à Diáspora; A utilização de duas línguas entendidas por grande parte da população do império: o latim e o grego; O descrédito da religião romana; A superioridade dos princípios cristãos;

8 POLÍTICA DO IMPÉRIO ROMANO FACE AO CRISTIANISMO: 1 – Tolerância (no início); 2 – Violentas perseguições (séculos II e III); 3 – Reconhecimento do Cristianismo como religião oficial do Império Romano; Édito de Milão 313 d.C. –O imperador Constantino concede a liberdade de culto aos cristãos; Édito de Salónica (392) – O Imperador Teodósio declara o cristianismo religião oficial do Estado.

9 Luís Soares


Carregar ppt "ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO. ► Jesus Cristo nasceu na cidade de Belém, na província romana da Judeia (Palestina), no tempo do imperador Octávio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google