A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM Capítulo 8:.A POPULAÇÃO MUNDIAL Turma: 6ºs anos Profª: Rosangela Ibanhes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM Capítulo 8:.A POPULAÇÃO MUNDIAL Turma: 6ºs anos Profª: Rosangela Ibanhes."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM Capítulo 8:.A POPULAÇÃO MUNDIAL Turma: 6ºs anos Profª: Rosangela Ibanhes

2 O Crescimento da população ( Pág. 198 a 200) É importante conhecer números relacionados à população, para planejar a produção de alimentos, às necessidades de formação de um exército, de trabalhadores. Os dados obtidos através do censo ( pesquisa/coleta de dados) são cada vez mais importantes pois é necessários o conhecimento, por exemplo, das taxas de natalidade e mortalidade de uma população, sua estrutura etária, a escolaridade, a renda per capita, a expectativa de vida.

3 Crescimento vegetativo é a diferença entre o número de nascimentos e óbitos em um período estabelecido, geralmente em um ano. ( Crescimento vegetativo= taxa de Natalidade – taxa de Mortalidade). Taxa de Natalidade é a relação entre o número de nascimentos ocorridos no período de um ano e o total de habitantes de uma cidade, estado ou país. No Brasil, o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o órgão responsável pela coleta e divulgação desses dados.

4 A ESTRUTURA DA POPULAÇÃO ( PÁG. 200 a 202) Para se estudar a estrutura de uma determinada população deve-se analisar três aspectos principais, que são: Com relação aos habitantes (número, sexo e idade); Com relação a PEA( população economicamente ativa) distribuída pelos setores econômicos primário, secundário e terciário e como ocorre a distribuição de renda. Pirâmide de idade: expressa quantitativamente o número de habitantes de um país, Estado ou cidade a partir de sua distribuição por sexo e por idade em um determinado período. Podemos classificar as pirâmides de idade em três grandes tipos: jovens, adultos e idosos.( verifique as pirâmides na página 201/COC 7)

5 TEORIAS SOBRE O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO. ( PÁG. 203 a 205). Demografia: É uma ciência auxiliar da Geografia responsável por compilar (coletar) os dados estatísticos sobre a população e analisá-los. Teoria malthusiana: De acordo com a teoria malthusiana a população mundial aumenta a uma velocidade rápida, dessa maneira do ponto de vista de Robert malthus, o crescimento demográfico seria maior que a produção de alimentos, assim em um determinado momento acabaria os gêneros alimentícios não satisfazendo os habitantes da Terra.

6

7 Teoria Neomalthusiana: os estudiosos neomalthusianos também acreditam que existe uma grande aceleração demográfica( aumento da população) e segundo os neomalthusianos este crescimento populacional deve ser contido, pois os recurso naturais da Terra se esgotarão rapidamente.

8 Para os neomalthusianos os governos deveriam adotar política de controle de natalidade, conhecido como planejamento familiar

9 Teoria reformista: Os princípios básicos desta teoria recusam a ideia da teoria de malthus e neolmathusiana, pois segundo esta teoria é a pobreza que gera a superpopulação.É a falta de higiene, saúde, e educação, necessidades básicas a uma população que provoca o crescimento acelerado da população. Os reformistas defendem que os governos deveriam implantar uma política de reformas sociais amplas em diversos setores, para aumentar a produção e resolver definitivamente o problema da sobrevivência humana, e na distribuição de renda, visando ao acesso da maioria às riquezas geradas pela sociedade.

10 A POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA (PEA). Pág. 206 a 208. População economicamente ativa(PEA):é a parcela de trabalhadores que constituem a denominada economia formal, empenhados em ocupações que recebem remuneração (salário) e possuem carteira de trabalho, participando do sistema oficial de arrecadação de impostos. População economicamente inativa( PEI): é o grupo de indivíduos que não exercem atividade remunerada, como os aposentados, estudantes, as crianças e mulheres que trabalham no setor doméstico sem remuneração. A PEA é distribuído em três setores econômicos: primário, secundário e terciário.

11 Setor primário: são pessoas que trabalham em setores da agropecuária, pesca artesanal e extrativismos. Setor secundário:abrange as pessoas que trabalham no setor industrial ou na construção civil. Setor terciário: enquadra as pessoas que trabalham no setor de serviços, no comércio, em bancos, no serviço público, no serviço médico- hospitalar, nos setores educacionais, de telecomunicação, transportes.

12

13 AS MIGRAÇÕES AO LONGO DA HISTÓRIA ( pág. 211 a 216) O ser humano pode ser levado a sair de seu local de origem motivado por várias questões: a trabalho, estudo, ou por situações nos quais ele é forçado como em razão de guerras ou catástrofes naturais (terremotos entre outros). As migrações podem ser internas ( quando ocorrem dentro do mesmo país ou região) ou externas ( quando vai para outros países). Emigrante : aquele que sai do seu local de origem Imigrante: aquele que chega ao novo local.

14 Entre as migrações internas que ocorrem dentro do mesmo país ou região podemos destacar : Transumância( que é um movimento temporário, ligado principalmente ao período de colheita, nos quais o trabalhador desloca-se de sua região de origem até a área produtora retornando ao final do trabalho) ; Migração pendular ( ocorre quando a pessoa mora em uma cidade e desloca-se diariamente a outra cidade a trabalho/estudo). O Brasil é uma das nações que mais receberam imigrantes, os grupos mais presentes no Brasil são: portugueses, italianos, espanhóis, alemães, eslavos, não podemos esquecer aqueles que vieram forçados para nosso país, os africanos, que cada grupo com suas particularidades fizeram parte da formação do povo brasileiro.


Carregar ppt "REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM Capítulo 8:.A POPULAÇÃO MUNDIAL Turma: 6ºs anos Profª: Rosangela Ibanhes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google