A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METEOROLOGIA. É a ciência que estuda a atmosfera e sua interação com o resto do planeta. Além de se preocupar com a previsão diária do tempo, relaciona-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METEOROLOGIA. É a ciência que estuda a atmosfera e sua interação com o resto do planeta. Além de se preocupar com a previsão diária do tempo, relaciona-se."— Transcrição da apresentação:

1 METEOROLOGIA

2 É a ciência que estuda a atmosfera e sua interação com o resto do planeta. Além de se preocupar com a previsão diária do tempo, relaciona-se também com o estudo da poluição atmosférica, mudanças climáticas globais, destruição da camada de ozônio, estudo dos raios e trovões, assim como os grandes ciclones. Para estudar as variações do tempo, existe um conjunto de equipamentos que coletam dados relacionados à ele, várias vezes ao dia como: Satélites meteorológicos Estações móveis Radar Balões de radiossondagem

3 Existem também as Estações Meteorológicas onde as observações podem ser fornecidas por vários instrumentos de medida como: Termômetros de máxima e de mínima Barômetros Higrômetros Pluviômetro Anemômetros

4 OBS: O importante é não confundir TEMPO e CLIMA. TEMPO: representa as condições atmosféricas em um dado momento. CLIMA: representa a sequência habitual das condições atmosféricas de um local, relacionadas em um período de vários anos. Seria então a sucessão habitual dos tipos de tempo em um determinado lugar, ou seja, algo duradouro. O clima é determinado pelas condições ambientais e pela posição da região na superfície terrestre. Outros fatores também estão relacionados como por exemplo: relevo, vegetação, correntes marítimas, massas de ar, sua distância em relação ao mar, presença de áreas urbanas etc. PREVISÃO DO TEMPO É importante conhecer o tempo para que possamos prever as nossas atividades como por exemplo: identificar melhor época de plantio, prever secas que poderão prejudicar criação de animais, ficar atentos às chuvas e inundações etc.

5 Conhecendo a temperatura, saberemos se irá fazer frio ou calor. A diferença de temperatura pode provocar frentes frias ou frentes quentes, como também indicar ocorrência de chuvas. A altitude e a pressão são fatores que influenciam a temperatura, pois em locais de baixa altitude, onde a pressão é maior, o calor é retido pelo ar, enquanto nas grandes altitudes, onde a pressão á menor, devido ao fato do ar ser mais rarefeito, as temperaturas são mais baixas. A pressão do ar é um grande indicador da intensidade dos ventos. Onde a temperatura é mais alta, o ar se expande e ocupa espaço maior. Esse ar alcança camadas mais altas, onde encontra zonas mais frias. Lá se condensa, torna-se pesado e desce. Esse movimento produz o vento. Sabendo como está a umidade do ar, saberemos se irá chover ou não. Mais umidade, maior a probabilidade de precipitação. As nuvens são uma prova de que a atmosfera contém água. Diferentes tipos de nuvens podem indicar tempo bom ou ruim. Se você gosta de saber mais sobre esse assunto, visite o site abaixo:


Carregar ppt "METEOROLOGIA. É a ciência que estuda a atmosfera e sua interação com o resto do planeta. Além de se preocupar com a previsão diária do tempo, relaciona-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google