A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Profª Angela Tissi Tracierra

2 O que é o computador? O computador é uma máquina capaz de receber, armazenar, tratar e produzir informações de forma automática, com grande rapidez e precisão.

3 HARDWARE ETAPAS BÁSICAS DE UM PROCESSAMENTO DE DADOS RESULTADO DADO
(Entrada) PROCESSAMENTO RESULTADO (Saída) = Informação HARDWARE Por definição o computador é constituído de diversos componentes físicos, desde os menores, na escala de nanômetros, como os transistores, resistores e capacitores (componentes eletrônicos), a outros maiores, como a válvula de raios catódicos, VRC ( em inglês CRT – Cathode Ray Tube), usada nos monitores de vídeo, o teclado, o mouse, a fiação elétrica interna, as placas de circuito impresso e outros.

4 Periféricos software Entrada Saída Entrada e Saída
Por definição é toda parte lógica, incluindo programas, aplicativos, jogos, web que versatiliza a utilização do hardware.

5 Modalidades de Computadores:
Os sistemas de medição ou aferição podem ser classificados em: Sistemas Analógicos; Sistemas Digitais Nos sistemas analógicos, converte-se a manifestação do fenômeno que se quer aferir, em algum tipo de sinalização visual que se comporte analogicamente. No sistema digital mede-se com determinada frequência o estado, e os resultados são sempre traduzidos por dígitos.

6 Perspectiva Histórica
Gerações de Computadores Geração Zero ( ): computadores mecânicos e eletromecânicos por Pascal, Babage, Zuse, Atanasoff, Stibbitz, Aiken Primeira Geração ( ): eletrônica baseada em válvulas por Colossus, ENIAC, EDVAC, IAS, EDSAC, IBM 70x ,Turing, Mauchly & Eckert, Wilkes, von Neuman, memórias de ferrite (núcleo magnético), design típico: máquina de von Neuman, programa armazenado na memória junto com os dados ENIAC decimal (não binary) 20 acumuladores de 10 dígitos programado manualmente por chaves válvulas peso: 30 toneladas ocupava uma área de aprox. 1200m2 consumo de energia: 140 kW desempenho: 5000 adições por segundo

7 Modelo de Von Neumann ENTRADAS MEMÓRIA MEMÓRIA DE DE PROGRAMAS
PROCESSAMENTO SAIDAS MEMÓRIA DE PROGRAMAS MEMÓRIA DE DADOS

8 A segunda geração (1955-65) transistor
mainframes: IBM 7090, 7094, Burroughs B5000 minicomputadores: DEC PDP-1, PDP-8 primeiro supercomputador: CDC 6600 – paralelismo Seymour Cray design típico: arquiteturas de barramento

9 TERCEIRA GERAÇÃO (1965-80): circuitos integrados
famílias de computadores com uma arquitetura comum (em nível ISA) e ≠s implementações IBM System/360 compatibilidade entre máquinas diferentes multiprogramação emulação de outras máquinas através de microprogramas distintos para cada arquitetura DEC PDP-11

10 QUARTA (...) GERAÇÃO (1980-????) VLSI (Very Large Scale Integration)
primeiro microchip: Intel 4004 (1971) – LSI sucessores Intel: 8080, 8086, 8088, 80x86, Pentiums não-Intel: Z80, Z8000, 68000, SPARC, PowerPC,... micro-computadores: Apple II, IBM PC, ... estações de trabalho: Sun, DEC Alpha, ... evolução em supercomputadores, paralelismo interconexão em redes, clusters, grid, … dispositivos computacionais embarcados, etc., etc....

11 Computador digital COMPUTADOR ANALÓGICO COMPUTADOR HÍBRIDO
Manipula dados formados através de um processo de contagem de valor unitário chamado dígito. COMPUTADOR ANALÓGICO Manipula dados obtidos por um o processo comparação (analogia) de medidas de fenómenos físicos. O computador efetua operações com correntes eléctricas obtidas no processo de medida de pressão atmosférica, temperatura, velocidade, etc. COMPUTADOR HÍBRIDO Possui uma combinação dos dois já citados.

12 TIPOS DE COMPUTADORES Com base nas características e no poder, pode-se identificar diferentes tipos de computadores. Abaixo estão os principais: Supercomputadores. Um supercomputador é um computador com poder de computação de alto padrão especializada na realização de operações específicas. É usado principalmente na ciência. Mainframe. Um mainframe é um computador de alto desempenho capaz de realizar processamento de dados complexos. Minicomputador. Um minicomputador é um computador com potência e desempenho intermediário entre um microcomputador e uma maiframe, capaz de permitir o acesso a múltiplos usuários. Microcomputador. Um microcomputador é um computador, caracterizada pela presença de um único microprocessador. Estações de trabalho. Uma estação de trabalho único computador do usuário é um trabalho de alto desempenho utilizados para a execução de software profissional.

13 Redes de computadores. Uma rede de computadores é capaz de computar arquitetura para conectar vários computadores diretamente um ao outro. A rede de computadores também é chamada de rede. Computadores pessoais. O computador pessoal é um computador com poder suficiente e desempenho para atender as necessidades de um usuário médio.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google