A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEM FÍSICA NO SEU CAMINHO Uma breve introdução ao excitante Mundo da Física.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEM FÍSICA NO SEU CAMINHO Uma breve introdução ao excitante Mundo da Física."— Transcrição da apresentação:

1 TEM FÍSICA NO SEU CAMINHO Uma breve introdução ao excitante Mundo da Física

2 O que é Física? Física é a ciência das coisas naturais. Por intermédio dela, procuramos compreender o mundo em que vivemos, interagindo com ele como se fosse um jogo de detetive. Formulamos questões sobre a natureza, fazemos hipóteses sobre o funcionamento e investigamos, por meio de experimentos, a validade de nossas ideias. Quando nossas questões são particularmente boas nossos experimentos especialmente astutos, a natureza nos responde de forma inusitada abrindo uma nova porta para o nosso entendimento de como o mundo funciona.

3 Por ser uma ciência básica, as ideias fundamentais da Física estão presentes em todas as outras ciências, da Biologia à Química, da Astronomia à Geologia. Compreender o mundo permite fazer muitas coisas (invenções, aplicações, criar tecnologia) mas não buscamos compreender o mundo apenas para produzir algo objetivo. “A origem e evolução do Universo fazem parte dos problemas investigados pela Física.”

4 Você Sabia? A localização na Terra pelo sistema de posicionamento global (GPS), formado por um conjunto de satélites, só é possível graças a relógios atômicos governados por efeitos quânticos e sujeitos a correções de tempo da teoria da relatividades. “Efeitos quânticos e da teoria da relatividade estão por trás do sucesso do sistema de localização GPS.”

5 Física no Cotidiano “O desenvolvimento da luz laser tornou possível a invenção do CD.” “Pesquisas atuais em fluidos complexos permitem criar novas gerações de aparelhos de TV, com definição de imagem cada vez melhor, como no caso dos LCDs.” A Física está em toda a parte. Temos contato com ela diariamente. Usamos Física o tempo todo para andar, falar, comer ou praticar esportes, mesmo que não tenhamos consciência disso. A Física também está presente os aparelhos que tornam nossa vida mais fácil e confortável. Além de saciar nossa sede de conhecimento, a compreensão do mundo também permite o desenvolvimento de empreendimentos úteis à sociedade. A grande revolução tecnológica do século XX se deve a três grandes avanços na Física: o eletromagnetismo, a relatividade e a teoria quântica. O entendimento do eletromagnetismo levou a mudanças no nosso cotidiano, permitiu a iluminação das cidades, a invenção dos motores elétricos e das telecomunicações, do rádio e da televisão, do telefone celular e do iPod.

6 A teoria quântica está por trás de toda comunicação moderna. Além disso, as comunicações dependem muito fortemente de uma boa definição de unidade de medida de tempo, o que é impossível sem a teoria da relatividade. As invenções do laser, dos transistores, dos computadores e do sistema GPS mudaram completamente a maneira como vivemos e nos relacionamos. “A fabricação de microcomputadores foi uma das primeiras aplicações em grande escala da teoria quântica.”

7 Você Sabia ? A WWW (World Wide Web) foi originalmente concebida e desenvolvida pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN, na sigla em francês) para melhorar o compartilhamento de informação entre físicos. Nunca foi patenteada, mas seu impacto na economia mundial é incalculável.


Carregar ppt "TEM FÍSICA NO SEU CAMINHO Uma breve introdução ao excitante Mundo da Física."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google