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Marketing & Criatividade Renan Barroso – Marketing de Guerrilha Marketing de emboscada é uma estratégia que consiste em tirar proveito publicitário invadindo.

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1 Marketing & Criatividade Renan Barroso – Marketing de Guerrilha Marketing de emboscada é uma estratégia que consiste em tirar proveito publicitário invadindo um evento ou espaço de um veículo de comunicação sem amparo contratual com os detentores do direito. O clássico sinal de “número 1” que os jogadores brasileiros faziam nas comemorações de gols na Copa de 94 (em homenagem à Brahma) e os estudantes que tatuaram o símbolo da Reebook em suas testas na Maratona de Boston em 2003. Em ambos os casos, as empresas citadas pegaram carona em eventos cujos direitos foram comprados – a custos elevadíssimos – por seus concorrentes: a Kaiser, a Antarctica e a Adidas. Marketing de Emboscada

2 Marketing & Criatividade Renan Barroso – Marketing de Guerrilha

3 Marketing & Criatividade Renan Barroso – Marketing de Guerrilha Balls Marketing são ações que demandam "balls" (do inglês, culhões) tanto da agência que sugere e operacionaliza, quanto do cliente que aprova. Normalmente as ações envolvem risco de morte e/ou uma chance enorme de dar errado. Pela coragem envolvida estas ações têm grande potencial para atrair interesse da imprensa Balls Marketing

4 Marketing & Criatividade Renan Barroso – Marketing de Guerrilha

5 Marketing & Criatividade Renan Barroso – Marketing de Guerrilha

6 Marketing & Criatividade Renan Barroso – Marketing de Guerrilha Fato consumado: os consumidores não acreditam mais em propaganda e não confiam mais na publicidade tradicional. Mas ainda acreditam em pessoas, porque elas teoricamente estão do mesmo lado do jogo: o lado dos consumidores. A indicação de um produto feito por outro consumidor carrega o endosso de um comum, de um semelhante. Desta forma, utilizando pessoas teoricamente comuns, que andam pelos mesmos lugares, ou que frequentam as mesmas comunidades do Orkut, por exemplo, que os consumidores, se estabelece uma relação confiável entre a “arma”, ator/atriz/perfil fake; e o “alvo”, o consumidor/receptor da mensagem. Marketing Invisível

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