A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão"— Transcrição da apresentação:

1 A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Gerir é fazer escolhas. As escolhas são de natureza econômica, na medida em que se busca a eficiência. Mais com menos. Os recursos são escassos. Competimos pelos recursos. Vence o mais competente. .

2 A economia estuda como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos. Nesta definição estão implícitas duas questões fundamentais para a compreensão da economia: 1) por um lado a idéia de que os bens são escassos, ou seja, não existem em quantidade suficiente para satisfazer plenamente todas as necessidades e desejos humanos;

3 2) por outro lado a idéia de que a sociedade deve utilizar os recursos de que dispõe de uma forma eficiente, ou seja, deve procurar formas de utilizar os seus recursos de forma a maximizar a satisfação das suas necessidades. Dito por outras palavras, a economia procura responder a três questões, as quais constituem os três problemas de qualquer organização econômica: o quê, como e para quem.

4 Para que entendamos como as escolhas acontecem, vamos nos respaldar nos estudos de Maslow. Maslow organizou as necessidades segundo uma ordem de atendimento – da base ao topo. Das básicas às mais altruístas.

5 Pirâmide de Maslow – Classificação das necessidades

6 O Processo Decisório Decisões são escolhas que as pessoas fazem para enfrentar problemas e aproveitar oportunidades. Tomar decisões para enfrentar problemas e aproveitar oportunidades é o cotidiano do trabalho gerencial. Assim, o Processo Decisório pode ser entendido como sendo a identificação e seleção de um curso de ação, entre várias alternativas, para lidar com um problema específico ou extrair vantagens em uma oportunidade.

7 A decisão envolve racionalidade do tomador de decisões e significa a capacidade de selecionar os meios necessários para atingir os objetivos que se pretende. A cada nível de decisão organizacional é possível estabelecer ou associar o modelo de planejamento requerido para dá sustentação ao curso de ação escolhido.

8 Tipos de Decisões Os problemas e as situações variam muito em termos de natureza, urgência, impacto sobre as organizações e outros fatores. Por isso, as decisões podem ser classificadas de diferentes maneiras. A classificação das decisões de acordo com as situações a que se aplicam permite aos gerentes definir quanta energia e tempo dedicar a cada uma delas.

9 As classificações são as seguintes:
Grau de Familiaridade -Decisões Programadas Decisões Não programadas Quanto a Natureza -Decisões Estratégicas Decisões Administrativas ou Táticas Decisões Operacionais Grau de Participação - Decisões Individuais Decisões Coletivas Quanto ao Tipo de resultado - Decisões Satisfatórias Decisões Maximizadas Decisões Otimizadas

10 Quanto ao grau de familiaridade podem ser:
- programadas quando dizem respeito a situações-problemas conhecidos ou problemas repetitivos; ou, - não-programadas aplicam-se a problemas que não são familiares. Quanto a sua natureza, dizem respeito ao nível hierárquico em que são tomadas e seu impacto sobre a organização. - As estratégicas: escolhem objetivos organizacionais e os meios para realizá-los. - Táticas colocam as decisões estratégicas em prática. - Operacionais definem meios e recursos para a execução de atividades e normalmente são tomadas no nível operacional, mas também podem ser tomadas no nível da gerência.

11 Quanto ao grau de participação das pessoas.
- Certas decisões são individuais, outras são coletivas tomadas por grupos ou por meio de consultas a grupos. Quanto ao tipo de resultado que dela se espera. - As satisfatórias em que qualquer alternativa serve, pode ser motivada por falta de tempo, informação ou outros recursos. - As maximizadas são as que procuram o melhor resultado possível, ou seja, que produz as maiores conseqüências positivas e reduz ao mínimo as conseqüências negativas. - As otimizadas são as que equilibram vantagens e desvantagens de diversas alternativas e que atendem a um número de critérios e objetivos.

12 Etapas do Processo Decisório
As decisões são motivadas por problemas ou oportunidades. O processo de resolução de problemas, que vai desde o problema ou oportunidade até a decisão, tem quatro (4) fases principais: 1) Identificação do problema ou oportunidade - Situação de frustração, interesse, desafio, curiosidade ou irritação 2) Diagnóstico Análise do problema ou oportunidade; tentativa de compreender a situação 3) Geração de alternativas Processo de criar formas de resolver o problema ou aproveitara oportunidade 4) Escolha de uma alternativa Avaliação, julgamento, comparação e escolha de alternativas

13 1) Identificação do problema ou oportunidade: o processo de resolver um problema ou tomar decisões começa com uma situação de frustração, interesse, desafio, curiosidade ou irritação. Há um objetivo a ser atingido e apresenta-se um obstáculo, ou acontece algum fato que exige algum tipo de ação. 2) Diagnóstico: uma vez constatado o problema ou oportunidade, os fatos são estudados. O tomador de decisões faz a análise da situação ou problema para entender o que está acontecendo ou vai acontecer. 3) Geração de alternativas: processo de criar formas de resolver o problema ou aproveitar a oportunidade que se apresenta. A geração de idéias depende de criatividade estimulada por informações. 4) Escolha de uma alternativa: na fase final do processo decisório, as alternativas são avaliadas, julgadas e comparadas. O que permite selecionar a idéia que apresenta maiores vantagens. Cada uma das etapas influencia as demais e nem sempre são seguidas à risca. Se a pressão for muito forte para a tomada de decisão as etapas 2 e 3 podem ser abreviadas. A tomada de decisão é um processo contínuo para o gestor.


Carregar ppt "A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google