A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Metodologia da Pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Metodologia da Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Metodologia da Pesquisa
Como escrever uma tese? Curso Metodologia da Pesquisa

2 Tudo começa com uma folha em branco...
Aprofundamento progressivo: é preciso mergulhar cada vez mais fundo, sem medo!

3 As evidências são preocupantes
A barreira do idioma Estudo sugere correlação entre produtividade dos pesquisadores e sua competência em escrever em inglês “É difícil encontrar boa ciência em artigos mal escritos” Joan W. Bennett (editora, Mycology ) “Todos os artigos escritos em inglês ruim são rejeitados no processo de peer review porque o conhecimento não pode ser compreendido no nível requerido para a publicação.” Robert McMeeking (editor, Journal of Applied Mechanics)

4 Escrever bem em Inglês não basta...
“Sou editor de revista científica. É comum receber artigos escritos por pesquisadores que não souberam planejar suas pesquisas nem executar os experimentos e pecaram na adoção de uma metodologia. O fato de não saberem também escrever em inglês é um detalhe numa cadeia de problemas.” Benedito Barraviera (Ass Bras Edit Científicos )

5 Qual o problema dos artigos ruins?
“Um exercício que sempre proponho aos meus alunos é detectar a pergunta do artigo. Muitos não conseguem fazer isso. O problema, com certa frequência, é que o trabalho científico está apenas repetindo algo que já foi feito. Falta domínio da linguagem científica”. “Faltam conhecimento e treinamento nos pesquisadores brasileiros para compreender o que é um artigo científico e o tipo de abordagem talhado para publicação em revistas internacionais” Márcia Triunfol (ex-editora assistente da Science)

6 Use o método científico para escrever a tese
Problema Hipótese Experimento Resultados e Conclusões

7 Organização proposta de Teses em Geociências
Introdução: Problema científico Metodologia Revisão Bibliográfica Hipótese proposta Contribuição da tese Experimento (estudo de caso) Descrição da Área de Estudo Materiais (imagens, etc...) Resultados Conclusões e Estudos Futuros Problema Hipótese Experimento Resultados e Conclusões Separar a pergunta e a hipótese (que são gerais) do experimento (que usa imagens)

8 Organização de Teses em Computação
Problema Hipótese Experimento Resultados e Conclusões Introdução: Problema científico Metodologia Revisão Bibliográfica Idéia proposta (contribuição) Experimento (estudo de caso) Descrição do protótipo Dados de teste Resultados Porque o novo produto é melhor? Conclusões e Estudos Futuros Uma idéia diferente gera um produto novo que resolve melhor um problema

9 Organização de Proposta de Tese
1. Introdução: Qual é o problema científico? 2. Metodologia Revisão Bibliográfica (resumida) Hipótese proposta Contribuição da tese 3. Proposta de Experimento (estudo de caso) Descrição da Área de Estudo Materiais (imagens, etc...) 4. Resultados esperados Definir o problema científico é o essencial na proposta de tese

10 O começo deve ter impacto no leitor
“Numa certa manhã, após uma noite de sono intranqüilo, Gregor Samsa acorda e se vê transformado num monstruoso inseto.” (Metamorfose, Kafka). (...) é que não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor." (Memórias Póstumas, Machado).

11 O começo deve ter impacto no leitor
Tudo começa com sua proposição central: ela deve estar bem escrita e bem destacada na introdução “This paper develops a spatial statistical analysis of the determinants associated to land-use change in Amazonia. We use a spatially explicit database with 25km×25km regular cells covering the forest area, including 50 environmental and socio-economic variables to support a spatially explicit statistical analysis”.

12 Exemplo de proposição central
Despite over 30 years of experience in data gathering, processing and analysis and the now ubiquitous nature of remote sensing imagery, the ontological status of images remains an open issue. It is surprisingly difficult to provide a straightforward answer to a very basic question, “What’s in an image?”

13 1. Introdução Qual é o seu problema científico?
Qual é a motivação da tese? De onde vem o problema? Quem tratou disto antes? O que eu vou fazer?

14 2. Metodologia Quem já estudou este assunto e o que foi publicado?...
Citar outros autores... Quais são os temas em aberto? Descrever o seu método...qual será sua contribuição... Abordagem top-down.... - Descrição detalhada (pode ser outra seção)

15 3. Experimentos (estudos de caso)
...materiais... Imagens ....ambiente de teste... ...todo experimento deve ser replicável...descrever em termos gerais... ...evitar história de guerra ...no caso de software: descrição de alto nível

16 4. Conclusões ...rever o problema...dizer o que você conseguiu mostrar... ...qual a contribuição para o avanço do conhecimento? ...qual o poder de generalidade do resultado? ...problemas novos? Caminhos abertos pelo seu trabalho....sugestões para trabalhos futuros...

17 Desenvolvimento da Tese
Submeta artigos científicos com resultados o mais rápido possível Componha a tese a partir dos artigos

18 Escrever é cortar palavras: microcontos
“A mulher que amei, se transforma em fantasma. Eu sou o lugar das aparições” (José Arreola) “Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá” (Augusto Monterroso) “Vende-se: sapatos de bebê, sem uso” (Ernst Hemingway).

19 As dicas de George Orwell
Never use a metaphor, simile, or other figure of speech which you are used to seeing in print. Never use a long word where a short one will do. If it is possible to cut a word out, always cut it out. Never use the passive where you can use the active. Never use a foreign phrase, a scientific word, or a jargon word if you can think of an everyday English equivalent. Break any of these rules sooner than say anything outright barbarous.

20 Abuse dos verbos e modere nos substantivos
Nominalizações: substantivos derivados de verbos discover discovery move movement resist resistance react reaction fail failure refuse refusal think thought Evite as nominalizações. Use sempre os verbos originais.

21 Verbos e palavras simples onde couber
This demonstrates an understanding of the history, diversity and commonality of the peoples of the nation, the reality of human interdependence, the need for global cooperation, and a multicultural perspective. This shows we understand why history and common beliefs in each nation matter. Across the world, people need to work together and respect their different cultural backgrounds.

22 Verbos e palavras simples onde couber
Our request is that on your return, you conduct a review of the data and provide an immediate report. We request that when you return, you review the data and report immediately. The presence of extensive rust damage to exterior surfaces prevented immediate repairs to the hull. Because rust had extensively damaged the exterior surfaces, we could not repair the hull immediately.

23 Voz passiva ou voz ativa?
Most writers know that copying another’s work word for word without giving the author credit is considered plagiarism. But it is often assumed that this practice is considered cheating only when long paragraphs are involved — paragraphs or whole pages. An honest paraphrase, however, is one in which the ideas of the source are stated in the writer’s own words. Desenrole! Most writers know that duplicating another’s work word for word without giving the author credit is plagiarism. But they think cheating occurs only when copying long paragraphs or whole pages. An honest paraphrase is one written in the writer’s own words.

24 Evite parágrafos longos e com metáforas gastas
At first, Einstein faced great opposition when he came up with his radical new theory because the previous laws of classical mechanics proposed by Galileo and expanded upon by Newton had remained valid for over two hundred years. By mathematically manipulating these previous laws of motion, physicists in the nineteenth century were able to explain such phenomena as the flow of the ocean, the orbits of planets around the sun, the fall of rocks, and the random behavior of molecules in gases. However, it would not be long before the cement in the foundation of Newtonian and Galilean physics would begin to crumble, given critical experiments.

25 Evite parágrafos longos e com metáforas gastas
At first, Einstein faced great opposition when he came up with his radical new theory because the previous laws of classical mechanics proposed by Galileo and expanded upon by Newton had remained valid for over two hundred years. By mathematically manipulating these previous laws of motion, physicists in the nineteenth century were able to explain such phenomena as the flow of the ocean, the orbits of planets around the sun, the fall of rocks, and the random behavior of molecules in gases. However, it would not be long before the cement in the foundation of Newtonian and Galilean physics would begin to crumble, given critical experiments.  Einstein faced great opposition with his theory. Using classical mechanics, nineteenth-century physicists explained the flow of the ocean, the orbits of planets around the sun, the fall of rocks, and the random behavior of molecules in gases. These laws of motion, proposed by Galileo and expanded by Newton, had remained valid for over two hundred years. However, Newtonian and Galilean physics would not survive critical experiments.

26 O problema do sujeito indefinido
Não tenha medo de ser o sujeito do paper! We examine the adoption of GIS in Brazil since 1984, using Rogers’ diffusion of innovations model (Rogers, 1995). We identify a set of leading institutions which have played an important role in pioneering GIS technologies in Brazil. This paper examines the adoption of GIS in Brazil since 1984, using Rogers’ diffusion of innovations model (Rogers, 1995). A set of leading institutions which have played an important role in pioneering GIS and SDI technologies in Brazil are identified”.

27 Às vezes a voz passiva soa melhor...
The starting point of the method is a sequence of LANDSAT-class images. These images are then classified by a segmentation procedure, which detects the changes that have occurred between two consecutive images. The result is a set of land change maps. Each polygon in the maps is then labelled to a land cover class. The method starts with a sequence of LANDSAT-class images. The analyst classifies them by a segmentation procedure, which detects the changes that have occurred between two consecutive images. The result is a set of land change maps. Then, the user labels each polygon to a land cover class.

28 Escrever por parágrafos
O parágrafo é a unidade básica do texto científico. Cada parágrafo deve conter uma única idéia. Parágrafo tópico apresenta o assunto material de suporte desenvolve as idéias conclusão completa o argumento.

29 Parágrafo: o antigo antes do novo...
Tópico (antigo) liga com parágrafos anteriores material de suporte (faz sequência lógica) conclusão (novo) contém frase mais importante liga com próximo parágrafo

30 Parágrafo: o antigo antes do novo...
Nos estudos anteriores, Fulano et al (1999) abordaram o problema de exclusão social sob o ponto de vista de ....Seus resultados não incluem tal visão.... Em nosso trabalho, a abordagem adotada permite.... Como vimos anteriormente, a caracterização da ocupação da Amazônia é feita considerando....No entanto, é possível incluir com os dados de sensoriamento remoto uma nova perspectiva...

31 Parágrafos consistentes fazem a diferença
“This paper proposes a methodology for mining patterns of change that supports the extraction of spatial configurations from remote sensing image databases. This methodology addresses the problem of describing land use change based on remote sensing image classification. The results show that pattern classification techniques associated to remote sensing image interpretation are a step forwards in the understanding and modeling of land use change. It also helps a more effective use of the large remote sensing image databases available in agencies such as USGS, ESA and INPE. Using satellite images and concepts of landscape ecology, the methodology provides a way to identify deforestation patterns in a complex domain such as Amazon tropical forest.”

32 Parágrafos consistentes fazem a diferença
“This paper proposes a methodology for mining patterns of change that supports the extraction of spatial configurations from remote sensing image databases. This methodology addresses the problem of describing land use change based on remote sensing image classification. The results show that pattern classification techniques associated to remote sensing image interpretation are a step forwards in the understanding and modeling of land use change. It also helps a more effective use of the large remote sensing image databases available in agencies such as USGS, ESA and INPE. Using satellite images and concepts of landscape ecology, the methodology provides a way to identify deforestation patterns in a complex domain such as Amazon tropical forest.” “This paper proposes a method for discriminating land change patches extracted from remote sensing image databases and hence describing agents of land use change. The method combines techniques from digital image processing, landscape ecology and data mining. After each image is classified, we measure land change patches using landscape ecology metrics, and then use data mining to label them. We successfully applied the technique for identifying patterns of change in the Amazon tropical forest. The results show that the proposed method is useful for extracting information from large land remote sensing image databases.”

33 O que há de errado com este parágrafo?
Land use changes are the result of the complex interaction between human and biophysical driving forces, which act over a wide range of temporal and spatial scales. The scale on which the process is studied affects the explanation of the phenomenon. Relationships between the land use and the forces driven in local studies cannot be inferred directly for regional scales, due to properties as non linearity, emergence and collective behavior. In different scales, different processes can have dominant influence on the land use system. Regional dynamics impact and are impacted by local conditions in interactions top-down and bottom-up. According to Becker (2005): “it is impossible today, more than ever, to understand what happens in one place, and consequently, to conceive and implement adequate public policies, without considering the interests and conflicting actions at different geographical scales”.

34 O que há de errado com este parágrafo?
Land use changes are the result of the complex interaction between human and biophysical driving forces, which act over a wide range of temporal and spatial scales. The scale on which the process is studied affects the explanation of the phenomenon. Relationships between the land use and the forces driven in local studies cannot be inferred directly for regional scales, due to properties as non linearity, emergence and collective behavior. In different scales, different processes can have dominant influence on the land use system. Regional dynamics impact and are impacted by local conditions in interactions top-down and bottom-up. According to Becker (2005): “it is impossible today, more than ever, to understand what happens in one place, and consequently, to conceive and implement adequate public policies, without considering the interests and conflicting actions at different geographical scales”. Uso da voz passiva Falta de sequência lógica dos argumentos Conclusão não conclui Parágrafo não respira!

35 O que há de errado com este parágrafo?
Land use changes result from interactions between humans and nature. The scale on which we study the problem the explanation of the phenomenon. Relationships between the land use and the forces driven in local studies cannot be inferred directly for regional scales, due to properties as non linearity, emergence and collective behavior. In different scales, different processes can have dominant influence on the land use system. Regional dynamics impact and are impacted by local conditions in interactions top-down and bottom-up. According to Becker (2005): “it is impossible today, more than ever, to understand what happens in one place, and consequently, to conceive and implement adequate public policies, without considering the interests and conflicting actions at different geographical scales”. Uso da voz passiva Falta de sequência lógica dos argumentos Conclusão não conclui Parágrafo não respira!

36 Melhorou? We use land change models to foresee trajectories of land use that might result from alternative decisions and policies. Building models is hard, since we need to capture how humans interact with nature. We can look at the problem at different temporal and spatial scales. At each scale, we find different causes of land change, since models of human decision-making depend on the level of social organization. Whether we consider society as households, communities, nations, or global companies makes a difference on what we model. Regional dynamics impact and are impacted by local conditions in top-down and bottom-up interactions. Thus, to build land change scenarios and support proper public policies, we need to consider driving forces and conflicts at different geographic scales (Becker 2005).” Primeira frase contém o tópico Argumentos seguem lógica Conclusão contém a msg principal

37 Facilite, não complique...
O espaço intra-urbano, apesar das inúmeras subjetividades a ele inerentes, é uma realidade objetiva, dotado de diversas variáveis – quantitativas e qualitativas – cuja representação pode auxiliar a suprir esta crescente demanda por uma melhor compreensão dos diferentes territórios que compõe a estrutura urbana. Para analisar objetivamente o espaço intra-urbano, é necessário construir uma representação computacional que capture a parte mensurável de suas dimensões, através de variáveis quantitativas.

38 Retire os “narizes de cêra” de seu texto
Apesar da predominância de produção e análise de dados urbanos voltadas para a totalidade da cidade, sem apreciar as diferenciações intra-urbanas, a partir de meados da década de 90 começam a surgir experiências de construção de indicadores intra-urbanos como alternativa para um novo modo de apreender a dinâmica das cidades brasileiras, formalizando e representando conceitos. A partir de meados da década de 90, diversos pesquisadores começaram a usar indicadores intra-urbanos para capturar as diferenças que existem no interior das cidades brasileiras.

39 A questão do plágio In the scientific community, the idea that landscape and urban models must be spatially explicit is common sense, so that they can reproduce and analyze spatial patterns found in geographical reality. Any spatial process has an inherent scale, and attempts to model that process at levels of resolution coarser than the inherent scale will inevitably fail (Parker, 2002). Este texto está ótimo, mas foi feito com “cut-and-paste”.

40 Reescreva, não faça plágio
In the scientific community, the idea that landscape and urban models must be spatially explicit is common sense, so that they can reproduce and analyze spatial patterns found in geographical reality. Any spatial process has an inherent scale, and attempts to model that process at levels of resolution coarser than the inherent scale will inevitably fail (Parker, 2002). Spatially-explicit modeling has great benefits for understanding geographical reality. The location of each change allows a better analysis of the underlying forces that cause change. However, all spatially-explicit models require an adequate choice of the spatial resolution. This resolution depends on the inherent scale of the spatial process being modeled. If we model the process at an inappropriate scale, the model will not be realistic (Parker, 2002)

41 Você pode se plagiar? Reuso de até 30% de um artigo científico anterior é o limite máximo aceitável para um novo artigo Artigo em conferência pode ser aproveitado para revista Partes de um artigo científico podem também ser reusadas para um artigo de divulgação (Pamela Samuelson, Self-Plagiarism or Fair Use, Communications of the ACM, August 1994)

42 Escrita em espiral Planejamento Geração da primeira versão
Revisões técnicas (conteúdo) Revisões de estilo (clareza e legibilidade) Revisões por colegas e orientador

43 O conteúdo da tese é fóssil: porquê?

44 O conteúdo da tese é fóssil: porquê?
Temos apenas um pequeno achado (nossos dados e nossa teoria), e precisamos mostrar como ele faz parte de uma construção coletiva (o conhecimento)

45 O conteúdo da tese é fóssil: porquê?
É preciso reconstruir um todo coerente a partir de evidências incompletas

46 A forma da tese é uma escultura: porquê?
Se desenvolver uma tese é como reconstruir um fóssil... Então escrever uma tese é como fazer uma escultura!

47 Uma escultura é um exercício de cortar
Extrair forma da pedra dura “Writing is not like painting where you add. Writing is more like a sculpture where you remove, you eliminate in order to make the work visible.” (Elie Wiesel)

48 Escultura: coesão e clareza
A estátua está escondida em um bloco de mármore ou de madeira, e o escultor apenas remove o supéfluo

49 O que você deve buscar? “O texto deve ter três virtudes: clareza, clareza e clareza.”   (Anatole France) "Em tudo na vida a perfeição é finalmente atingida, não quando nada mais existe para acrescentar, mas quando não há mais nada para retirar." (Antoine de Saint-Exupéry)

50 Escrever tem de ser difícil?
“Para mim, o ato de escrever é muito difícil e penoso, tenho sempre de corrigir e reescrever várias vezes. Basta dizer, como exemplo, que escrevi 1100 páginas datilografadas para fazer um romance no qual aproveitei pouco mais de 300”. (Fernando Sabino) "Que ninguém se engane, só consigo a simplicidade através de muito trabalho”. (Clarisse Lispector)

51 Lições de João Cabral de Melo Neto
"Minha luta é tentar botar coisas complexas numa linguagem simples.  Geralmente, fracasso" “As palavras pedra ou faca ou maçã, palavras concretas, são bem mais fortes, poeticamente, do que tristeza, melancolia ou saudade.”

52 A educação pela pedra “Uma educação pela pedra: por lições; para aprender da pedra, freqüentá-la; captar sua voz inenfática, impessoal (pela de dicção ela começa as aulas). A lição de moral, sua resistência fria ao que flui e a fluir, a ser maleada; a de economia, seu adensar-se compacta: lições de pedra (de fora para dentro, cartilha muda), para quem soletrá-la. Outra educação pela pedra: no Sertão (de dentro para fora, e pré-didática). No Sertão a pedra não sabe lecionar, e se lecionasse não ensinaria nada; lá não se aprende a pedra: lá a pedra, uma pedra de nascença, entranha a alma”.

53 Catar Feijão Catar feijão se limita com escrever: jogam-se os grãos na água do alguidar e as palavras na folha de papel; e depois, joga-se fora o que boiar. Certo, toda palavra boiará no papel, água congelada, por chumbo seu verbo: pois para catar esse feijão, soprar nele, e jogar fora o leve e oco, palha e eco. Ora, nesse catar feijão entra um risco: o de que entre os grãos pesados entre um grão qualquer, pedra ou indigesto, um grão imastigável, de quebra dente. Certo não, quando ao catar palavras: a pedra dá à frase seu grão mais vivo: obstrui a leitura fluviante, flutual, açula a atenção, isca-a com risco.... (João Cabral)


Carregar ppt "Curso Metodologia da Pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google