A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA

2 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA A BÍBLIA... QUANTOS LIVROS TEM A BÍBLIA? COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS ANOS, DEMOROU QUASE ANOS PARA SER CONCLUÍDO, É A PALAVRA DE DEUS, FOI INSPIRADA POR DEUS

3 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA A BÍBLIA POR ± PESSOAS ÉPOCAS, NÍVEL SOCIAL, CULTURAS, LOCAIS E PROFISSÕES DIFERENTES. NÃO GANHARAM MATERIALMENTE.

4 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA A Bíblia é a revelação de Deus para a humanidade. É uma coleção de livros cujo autor é Deus, o Espírito Santo é seu real intérprete e Jesus Cristo seu TEMA UNIFICADOR, seu assunto central.

5 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA Não há contradição e sim suplementação. Um só sistema doutrinário, um só padrão moral, um só plano de salvação, uma só revelação do futuro.

6 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA Em todo o seu conjunto, possui uma harmonia, que só pode ser explicada como sendo um MILAGRE. Obs- apesar das tentativas não foi destruída.

7 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA BÍBLIA DIVISÃO PRINCIPAL O SALVADOR VIRÁ VELHO TESTAMENTO (39) O SALVADOR JÁ VEIO E VOLTARÁ NOVO TESTAMENTO (27)

8 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA TODAS AS PALAVRAS FORAM IGUALMENTE INSPIRADAS PELO ESPÍRITO SANTO. (PLENÁRIA-VERBAL) ESTÁ FECHADA!

9 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA VERSÍCULOS-CHAVES 2 Tm 3: Pe 1:20-21 TODA ESCRITURA É DIVINAMENTE INSPIRADA E É PARA NÓS OS PROFETAS ESCREVERAM EXATAMENTE O QUE DEUS QUERIA

10 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA BÍBLIA FOI ESCRITA EM HEBRÁICO, ARAMAICO E GREGO CHEGOU ATÉ NÓS POR CÓPIAS CÓPIAS EXTREMAMENTE PRECISAS 1947 (MAR MORTO) x 900 DC ACHADOS ARQUEOLÓGICOS CONFIRMAM A EXATIDÃO DAS ESCRITURAS A BÍBLIA É HISTÓRIA AUTÊNTICA !

11 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA BÍBLIA É ORGANIZADA POR ASSUNTO NÃO ESTÁ EM ORDEM CRONOLÓGICA

12 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA VELHO TESTAMENTO 5 LIVROS DA LEI 12 LIVROS HISTÓRICOS 5 LIVROS POÉTICOS 5 PROFETAS MAIORES 12 PROFETAS MENORES NOVO TESTAMENTO 4 EVANGELHOS 1 LIVRO HISTÓRICO 13 CARTAS DE PAULO 8 CARTAS GERAIS 1 PROFÉTICO

13 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA O VT E O NT SE COMPLETAM... O AMOR E A PESSOA DE DEUS NOVO TESTAMENTO O PODER, A MAJESTADE, A SANTIDADE E A SOBERANIA DE DEUS VELHO TESTAMENTO

14 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA A BÍBLIA NÃO É UM LIVRO DE FAZ DE CONTA !

15 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA DEUS REVELOU SEU PLANO E SUA VERDADE AO LONGO DA HISTÓRIA DE MANEIRA FRACIONADA E PROGRESSIVA LC. 24:27 J JE JES JESU JESUS

16 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA FRACIONADA DEUS NUNCA REVELOU TUDO, DE UMA ÚNICA VEZ, A RESPEITO DE UM ASSUNTO PROGRESSIVA DEUS SE REVELOU CADA VEZ COM MAIS PROFUNDIDADE SOBRE UM ASSUNTO

17 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA A REVELAÇÃO DE DEUS ATRAVÉS DOS SÉCULOS

18 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA PANORAMA GERAL DO VT CRIAÇÃO QUEDADILÚVIO NAÇÕESABRAÃOEGITODESERTO ETERNIDADE REINO UNIDO DIVISÃOCATIVEIRO RETORNO SILÊNCIO JUÍZES CANAÃ DATAS ARREDONDADAS PARA FACILITAR MEMORIZAÇÃO

19 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA VINDA DE CRISTO ENSINOS DE CRISTO MORTE DE CRISTO RESSURREIÇÃO DE CRISTO A IGREJA EM JERUSALÉM A IGREJA MISSIONÁRIA 2a VINDA DE CRISTO JULGAMENTO FINAL NOVO CÉU E NOVA TERRA ETERNIDADE PANORAMA GERAL DO NT

20 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA APRENDENDO MAIS

21 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA Quem afirma que os evangelhos foram escritos pelos autores tradicionais?

22 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA O testemunho mais antigo e possivelmente mais significativo é o de Papias, que, por volta de 125 d.C, afirmou que Marcos havia registrado com muito cuidado e precisão o que Pedro testemunhara pessoalmente. Na verdade, ele disse que Marcos "não cometeu erro nenhum" e não acrescentou "nenhuma falsa declaração". Ele disse que Mateus preservara também os escritos sobre Jesus. Depois, Ireneu, escrevendo aproximadamente em 180 d.C, confirmou:

23 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA... Mateus publicou entre os hebreus, na língua deles, o escrito dos Evangelhos, quando Pedro e Paulo evangelizavam em Roma. Depois Marcos, o discípulo e intérprete de Pedro, nos transmitiu por escrito o que Pedro anunciava. Lucas, o companheiro de Paulo, punha num livro o evangelho pregado por ele. E depois, João, o discípulo do Senhor, aquele que tinha recostado a cabeça ao peito dele, também publicou o seu Evangelho, quando morava em Éfeso, na Ásia. (Ireneu, de Lião, III Livro )

24 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA A brincadeira do Telefone sem fio nos ajuda a entender como foi a transmissão das informações bíblicas?

25 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA No contexto da comunidade do século I, cada pessoa repetiria em alto e bom som o que ouvira do vizinho e em seguida pediria ao primeiro que passara a informação que a confirmasse: "Está correto o que eu disse?". Se não estivesse, ele se corrigiria. A comunidade monitoraria constantemente a reprodução da mensagem e interferiria sempre que fosse preciso fazer alguma correção. Isso preservaria a integridade da mensagem. E o resultado seria muito diferente do da brincadeira infantil

26 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA Como podemos saber que as informações Bíblicas são confiáveis?

27 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA A vantagem da Bíblia, principalmente quando comparado com outros escritos antigos, é que muitas cópias sobreviveram. Quanto maior o número de cópias em harmonia umas com as outras, sobretudo se provêm de áreas geográficas diferentes, tanto maior a possibilidade de confrontá- las, o que nos permite visualizar como seriam os documentos originais.

28 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA O Novo Testamento é o único documento antigo com cópias mais antigas. Além dos manuscritos gregos, temos também a tradução dos evangelhos para outras línguas numa época relativamente antiga: para o latim, o siríaco e o copta. Além de diversas citações pelos pais da igreja.

29 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA Há mais de 5 mil manuscritos bíblicos catalogados. Os mais antigos são fragmentos de papiros.

30 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA Um fragmento do evangelho de João com parte do capítulo 18. Tem cinco versículos, três de um lado, dois de outro e mede cerca de 6,5 por nove centímetros é o mais antigo.(100 a 150 d.c).

31 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA "Não resta agora mais nenhuma dúvida de que as Escrituras chegaram até nós praticamente com o mesmo conteúdo dos escritos originais. Existem erros de cópias mas a quantidade de manuscritos é tão grande que pode-se comparar e chegar a um denominador e não há nenhuma doutrina que esteja em risco devido aos erros.

32 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA O Novo Testamento não só sobreviveu em um número maior de manuscritos, mais que qualquer outro livro da Antigüidade, mas sobreviveu em forma muito mais pura (99,5% de pureza) que qualquer outra obra grandiosa, sagrada ou não".

33 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA A QUESTÃO DO CÂNON

34 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA Os concílios da igreja teriam eliminado documentos igualmente legítimos porque não gostavam da imagem que eles pintavam de Jesus?

35 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA Como saber se os 27 livros do Novo Testamento representam o que há de melhor e mais confiável em termos de informação? Por que nossas Bíblias trazem os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, enquanto muitos outros evangelhos antigos o Evangelho de Filipe, dos Egípcios, da Verdade, da Natividade de Maria, etc. foram excluídos?

36 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA Uma palavra de origem grega que significa "regra", "norma" ou "padrão" e que descreve os livros aceitos como oficiais pela igreja. CÂNON – O QUE É:

37 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA 1 – Os 39 livros do Velho Testamento já eram os aceitos desde os tempos de Esdras. 2- As autoridades judaicas e historiadores do tempo de Jesus aceitam somente estes livros. 3- Nem Jesus ou qualquer outro líder da Igreja jamais citou qualquer apócrifo. VT- CANÔNICO - 3 MOTIVOS

38 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA Como foi que os primeiros líderes da igreja determinaram quais livros seriam autorizados e quais deveriam ser excluídos? Que critérios foram utilizados para saber que documentos deveriam ser incluídos no Novo Testamento?

39 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA : 1 -Os livros tinham de ter autoridade apostólica. 2-Havia o critério de conformidade com o que era conhecido como regra de fé. Isto é, o documento estava em harmonia com a tradição cristã básica que a igreja reconhecia normativa. 3- Procurava-se estabelecer se um documento em especial gozara de aceitação e uso contínuos por toda a igreja. NT- A igreja primitiva tinha basicamente três critérios

40 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA 'A verdade pura e simples é que os livros do Novo Testamento entraram para o cânon porque não havia como impedi- los de entrar.. Os que fixaram os limites do cânon tinham uma perspectiva clara e equilibrada do evangelho de Cristo. Os evangelhos apócrifos foram escritos depois dos quatro evangelhos, nos séculos II a VI, muito tempo depois de Jesus

41 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA Qual a maneira mais convincente de demonstrar a autoridade de um leão? Resposta: solte-o e verás... É assim com a Bíblia também...

42 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA A QUESTÃO DOS TEXTOS BASES PARA AS TRADUÇÕES.

43 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA DIFERENÇA ENTRE: TRADUÇÃO / VERSÃO PARÁFRASE OBS: NO MÍNIMO 3 BÍBLIAS

44 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA CRONOLOGIA DOS FATOS BÍBLICOS DO NOVO TESTAMENTO

45 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA AS CHAVES DA PALAVRA JOÃO 3:16,17 JOÃO 20:31

46 INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA PARA CASA... ESTUDAR PARA A PROVA !


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À BÍBLIA SEMINÁRIO BATISTA DA CHAPADA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google