A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO OU GLÓRIA ?. OBJETIVOS CAPACITAR A CONFRONTAR E QUESTIONAR A TEORIA DA EVOLUÇÃO COMO FATO CIENTÍFICO COMPROVADO; DEMONSTRAR QUE É PRECISO TER.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO OU GLÓRIA ?. OBJETIVOS CAPACITAR A CONFRONTAR E QUESTIONAR A TEORIA DA EVOLUÇÃO COMO FATO CIENTÍFICO COMPROVADO; DEMONSTRAR QUE É PRECISO TER."— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO OU GLÓRIA ?

2 OBJETIVOS CAPACITAR A CONFRONTAR E QUESTIONAR A TEORIA DA EVOLUÇÃO COMO FATO CIENTÍFICO COMPROVADO; DEMONSTRAR QUE É PRECISO TER MAIS FÉ PARA ACREDITAR NA TEORIA DA EVOLUÇÃO DO QUE NA CRIAÇÃO DIVINA; ANALISAR TEORIAS E PROBLEMAS DA ORIGEM DA VIDA FORTALECER NOSSA FÉ, QUE PODE SER POSTA À PROVA PELA VERDADEIRA CIÊNCIA;

3 POR QUÊ O ASSUNTO É IMPORTANTE NOSSA ORIGEM SENTIDO DA VIDA CRIAÇÃO: EXISTÊNCIA DE UM DEUS CRIADOR, INFINITO, SOBERANO E PESSOAL EVOLUÇÃO: PRESCINDE DE DEUS

4 POR QUÊ O ASSUNTO É IMPORTANTE NOSSA ORIGEM SENTIDO DA VIDA CRIAÇÃO: TEÍSMO, SOBRENATURALISMO EVOLUÇÃO: HUMANISMO, MATERIALISMO

5 MATERIAL DAS AULAS INTERNET: CÓPIAS EM PAPEL: Serão disponibilizadas por um pequeno valor.

6 AMEBA OU GLÓRIA ?

7 MUITO MENOS DE AMEBA E MUITO MAIS DE GLÓRIA !! NOSSO DESAFIO É PROVAR...

8 VAMOS PERGUNTAR ! DE ONDE VIEMOS ? QUAL A ORIGEM DA TERRA E DO UNIVERSO ? DEUS REALMENTE EXISTE ? VOCÊ ESTÁ BEM AQUI

9 VAMOS PERGUNTAR ! SOMOS FEITOS DO PÓ DAS ESTRELAS, POR MERO ACASO, OU OBRA-PRIMA DE UM DEUS CRIADOR PERFEITO E AMOROSO ? COMO PODE A MATÉRIA INANIMADA ORGANIZAR-SE PARA MEDITAR EM SI MESMA?

10 UMA OLHADA GERAL... TEORIA DA EVOLUÇÃO: CHARLES DARWIN: A ORIGEM DAS ESPÉCIES (1859) EVOLUÇÃO = MUDANÇA, PROGRESSO, DESENVOLVIMENTO O MUNDO E TUDO O QUE EXISTE SURGIU E SE DESENVOLVEU POR MEIO DE UM PROCESSO NATURAL SEM INTERFERÊNCIA DE ALGUMA FORMA DE INTELIGÊNCIA EXTERNA. OS ORGANISMOS VIVOS COMEÇARAM BEM SIMPLES E EVOLUIRAM, DURANTE BILHÕES DE ANOS, PARA FORMAS MAIS COMPLEXAS, COMO AS QUE VEMOS HOJE. A SELEÇÃO NATURAL TOMA O LUGAR DE DEUS

11 O CÓDIGO VOLTAIRE: Fama instantânea ao atirar lama ao Cristianismo. O agressor rouba para si a honra do agredido. R. DAWKINS A SELEÇÃO NATURAL TEM MUITOS DEFENSORES! PARA REFLETIR...

12 UMA OLHADA GERAL...

13 TEORIA DA EVOLUÇÃO: PRINCÍPIOS BÁSICOS: MUTAÇÃO + SELEÇÃO NATURAL + TEMPO NÃO HÁ NECESSIDADE DE UM DEUS CRIADOR

14 O QUE VOCÊ ACHA DISSO ? QUE CONSEQUÊNCIAS ESSA TEORIA PODE TRAZER PARA O INDIVÍDUO E PARA A SOCIEDADE ? PARA REFLETIR...

15 A teoria da evolução ainda é, como era na época de Darwin, uma hipótese altamente especulativa.... (Michael Denton, biólogo molecular) Charles Darwin não quis assassinar Deus, como disse certa vez. Mas ele o fez. (Revista Time) PARA REFLETIR...

16 UMA OLHADA GERAL... TEORIA DA EVOLUÇÃO TEÍSTA: TENTATIVA DE UNIR OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA TEORIA DA EVOLUÇÃO COM O DEUS CRIADOR BÍBLICO DEUS CRIOU A VIDA MAS USOU O PROCESSO DE EVOLUÇÃO NATURAL PARA TERMOS A TERRA E O UNIVERSO QUE HOJE OBSERVAMOS O CORPO DE ADÃO FOI RESULTADO DE UM PROCESSO EVOLUTIVO DE MILHÕES DE ANOS E HÁ ALGUMAS CENTENAS DE MILHARES DE ANOS ATRÁS, DEUS COLOCOU UMA ALMA DENTRO DELE PARA DIFERENCIÁ-LO DOS DEMAIS ANIMAIS.

17 UMA OLHADA GERAL... TEORIA DO CRIACIONISMO: DEUS TODO-PODEROSO CRIOU OS CÉUS E A TERRA POR MEIO DE AÇÕES ESPECÍFICAS A CRIAÇÃO FOI ESPECIAL, FEITA DO NADA E FOI INSTANTÂNEA DEUS NÃO USOU QUALQUER PROCESSO EVOLUCIONÁRIO PARA TRAZER AS COISAS À EXISTÊNCIA EXISTEM 4 PRINCIPAIS PONTOS DE VISTA DISTINTOS SOBRE A CRIAÇÃO...

18 UMA OLHADA GERAL... CRIACIONISMO 1) DIAS = ERAS OS DIAS DA CRIAÇÃO DE GÊNESIS 1 NÃO FORAM DE 24 HORAS, FORAM ERAS GEOLÓGICAS, LONGOS PERÍODOS DE TEMPO. CONSEQUENTEMENTE, A TERRA É MUITO VELHA, MAS O SER- HUMANO, CRIADO NO SEXTO DIA, É RELATIVAMENTE JOVEM.

19 UMA OLHADA GERAL... CRIACIONISMO 2) DIAS SEPARADOS POR ERAS OS DIAS DA CRIAÇÃO DE GÊNESIS 1 FORAM DE 24 HORAS, PORÉM FORAM SEPARADOS POR ERAS GEOLÓGICAS, LONGOS PERÍODOS DE TEMPO.

20 UMA OLHADA GERAL... CRIACIONISMO 3) RE-CRIAÇÃO DEUS CRIOU OS CÉUS E A TERRA PERFEITOS E, APÓS UM PERÍODO, A TERRA PASSOU A UM ESTADO DESOLADO, FICANDO TOTALMENTE SEM VIDA (SEM FORMA E VAZIA GN.1) E A RE- CRIOU (GN. 1:3-31) A DESTRUIÇÃO DOS CÉUS E TERRA ORIGINAL DEU-SE DEVIDO À REBELIÃO E QUEDA DE SATANÁS E OS ANJOS QUE O SEGUIRAM OS DIAS DA RE-CRIAÇÃO DE GÊNESIS 1 FORAM LITERALMENTE DE 24 HORAS

21 UMA OLHADA GERAL... CRIACIONISMO 4) PONTO DE VISTA LITERAL OS DIAS DA CRIAÇÃO DE GÊNESIS 1 FORAM LITERALMENTE DE 24 HORAS A CRIAÇÃO FOI ORIGINAL OS CÉUS E A TERRA QUE VEMOS HOJE SÃO OS MESMOS CRIADOS POR DEUS EM GÊNESIS 1 A TERRA POSSUI MILHARES E NÃO MILHÕES OU BILHÕES DE ANOS

22 UMA OLHADA GERAL... QUAL DESSES PONTOS DE VISTA VOCÊ ACHA CORRETO ? POR QUÊ ? 1) DIAS = ERAS 2) DIAS SEPARADOS POR ERAS 3) RE-CRIAÇÃO 4) PONTO DE VISTA LITERAL CRIACIONISMO:

23 DUAS POSSIBILIDADES... EVOLUÇÃO: INÍCIO DE TUDO... EXPLOSÃO ! CRIAÇÃO: INÍCIO DE TUDO... DEUS !

24 EVOLUÇÃO... BIG BANG ESTRELAS GALÁXIAS SISTEMA SOLAR VIDA CELULAR PEIXES ANFÍBIOS RÉPTEIS AVES MAMÍFEROS PRIMATAS HOMEM 5 BILHÕES DE ANOS 600 MIL ANOS 15 BILHÕES DE ANOS

25 BIG BANG: CAOS OU ORDEM ? PARA REFLETIR...

26 EVOLUÇÃO... BIG BANG E A 2ª LEI DA TERMODINÂMICA NAS TRANSFORMAÇÕES PERDE-SE ENERGIA. A TENDÊNCIA NATURAL É O CAOS, NÃO A ORDEM, É O ENVELHECIMENTO, NÃO A RENOVAÇÃO. (SL.102:25,26)

27 EVOLUÇÃO... BIG BANG, A LÓGICA E... O QUE EXPLODIU ? SE O UNIVERSO TEVE UM COMEÇO...QUEM COMEÇOU ? A TEORIA DA SANFONA SERVE PARA QUÊ?

28

29 O FEITO DE DARWIN... Abracei o ceticismo bem jovem, quando tomei conhecimento pela primeira vez da teoria de Darwin sobre a evolução.... Assim começou uma longa odisseia de afastamento da fé sincera... (Patrick Glynn) o maior feito de Darwin foi mostrar como o desenvolvimento da vida é resultado de um processo natural, sem qualquer necessidade de apelar a um Criador. (Francisco Ayala – Biólogo)

30 O FEITO DE DARWIN... O darwinismo rompeu a ligação do homem com Deus e consequentemente o deixou vagando no cosmo sem propósito. Para o cristianismo o advento da teoria da evolução foi catastrófico. (Michael Denton – biólogo e físico molecular) Darwin tornou possível ao indivíduo ser um ateu intelectualmente realizado (Richard Dawkins)

31

32 MAS, HÁ CONTROVÉRSIAS... Quanto mais investigava o assunto, mais percebia como havia subestimado certos detalhes significativos, num juízo apressado. Comecei a questionar se as radicais conclusões dos Darwinistas são realmente justificadas por fatos científicos concretos. Descobri um caso de ciênciaXreligião. ( Lee Strobel)

33 MAS, HÁ CONTROVÉRSIAS... A conclusão do desígnio inteligente flui naturalmente dos próprios dados – não de livros sagrados. A hesitação da ciência em abraçar a conclusão do desígnio inteligente não tem fundamento justificável. Muitas pessoas, inclusive cientistas importantes e respeitados, simplesmente não querem que exista algo além da natureza. ( Michael Behe- Bioquímico – Un. Lehigh)

34 MAS, HÁ CONTROVÉRSIAS... O problema dos fósseis: A objeção mais séria contra a minha teoria é a ausência dos fósseis de transição. (Darwin) Temos na verdade menos exemplos de transição evolutiva que tínhamos na época de Darwin. (David M. Raup – Museu Field de História natural) O que o registro fóssil realmente mostra é o súbito aparecimento do reino animal, plenamente formados, sem vestígio dos ancestrais evolutivos. ( Strobel)

35 MAS, HÁ CONTROVÉRSIAS... O problema da complexidade irredutível: Se pudesse ser demonstrado que existiu qualquer órgão complexo que não pudesse ter sido formado por numerosas, sucessivas e ligeiras modificações, então minha teoria cairia por terra inteiramente. (Darwin – origem das espécies)

36 CRIAÇÃO... GN.1:1 ROM. 1:19-22 HB. 11:3 SL. 19:1

37 PARA CASA... FAZER UMA PESQUISA EM LIVROS DIDÁTICOS, REVISTAS OU COM EVOLUCIONISTAS. TAREFA: OBTER CINCO FORMAS QUE O CONCEITO EVOLUCIONISTA É ENSINADO COMO VERDADE INCONSTESTÁVEL. DICA: CITE A FONTE, O AUTOR, ETC. SE POSSÍVEL COPIE/SCANEIE O MATERIAL.


Carregar ppt "EVOLUÇÃO OU GLÓRIA ?. OBJETIVOS CAPACITAR A CONFRONTAR E QUESTIONAR A TEORIA DA EVOLUÇÃO COMO FATO CIENTÍFICO COMPROVADO; DEMONSTRAR QUE É PRECISO TER."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google