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PESQUISA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTRESSE E ESTRESSORES OCUPACIONAIS DE TRABALHADORES DA FACULDADE DE ENGENHARIA Docente: Edward Junior Supervisora: Claudia.

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1 PESQUISA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTRESSE E ESTRESSORES OCUPACIONAIS DE TRABALHADORES DA FACULDADE DE ENGENHARIA Docente: Edward Junior Supervisora: Claudia Gomes de Aragão Estagiárias: Amanda Aquino e Natalia Furlan

2 Objetivos Participantes
Identificar a presença do estresse nos servidores da Faculdade de Engenharia Identificar os estressores ocupacionais presentes no contexto em que atuam. Participantes 62 servidores (67%) da FE: Área Acadêmica, Área Administrativa, CTI e STI A maioria dos participantes estão na faixa dos anos, são casados e atuam na Instituição de Ensino há mais de 20 anos.

3 Instrumentos de coleta de dados
ISSL - Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de LIPP: Identificar presença ou não do estresse, tipo de sintomas existentes (físico ou psicológico) e a fase do estresse. Estressores Ocupacionais: Identificar os estressores ocupacionais presentes no ambiente de trabalho.

4 RESULTADOS 21 pessoas apresentaram estresse, enquanto 41 deles não apresentaram estresse. 9 servidores apresentaram predominância em sintomas físicos e 11 servidores apresentaram prevalência de sintomas psicológicos. (1 indivíduo que não apresentou predominância) 15 em fase de resistência 3 em fase de quase exaustão 3 em fase de exaustão

5 Total de Indivíduos participantes da pesquisa
RESULTADOS Setor Total de Indivíduos participantes da pesquisa Presença de  estresse Área Acadêmica 19 5 Área Administrativa 16 10 CTI 11 3 Departamentos 6 STI 9 2 Setor não identificado 1 TOTAL 62 21 Tabela 1. Identificação dos participantes por setor e a presença de estresse.

6 RESULTADOS Setor acadêmico (STA, STG, DTA, STAEPE e STPG): Total de 5 servidores estressados: Todos na fase de resistência, sendo 3 com predominância de sintomas físicos e 2 com sintomas psicológicos. Setor administrativo (SAAD, STF, DTAD, STDARH, STMAT, Diretoria e Vice-diretoria) Total de 10 servidores apresentaram estresse: 6 servidores estão na fase de resistência, 3 em quase exaustão e 1 em exaustão.

7 RESULTADOS Departamentos Nenhum apresentou estresse.
CTI 3 foram identificados estressados, todos na fase de resistência, sendo 1 com predominância de sintomas físicos, 1 com sintomas psicológicos e 1 sem predominância de sintomas. STI 2 pessoas apresentaram estresse: Há 1 servidor na fase de resistência e 1 na fase de exaustão, 1 apresentou predominância de sintomas físicos e o outro de sintomas psicológicos.

8 RESULTADOS Baixo índice da presença de estresse nos servidores da Unidade. Atenção as relações trabalhistas e qualidade das mesmas. Investigação minuciosa em todos os níveis hierárquicos. Sintomas predominantes: psicológicos.

9 RESULTADOS Gráfico 2: Presença de estresse, fases do estresse (resistência, quase exaustão e exaustão) e predominância de sintomas (físicos ou psicológicos), em relação ao estado civil.

10 Treinamentos Categoria: Estressores ocupacionais relacionados às Tarefas de Trabalho
Demandas x critérios e conteúdos Liderança: -desenvolvimento de pessoas, diagnosticar problemas, - assertividade comportamental, - progressão de carreira, salários, - avaliação de desempenho profissional. Favorecer criação de boas relações e de um ambiente seguro/adequado para o trabalho.

11 MUDANÇAS CONSTANTES CATEGORIA: ESTRESSORES OCUPACIONAIS RELACIONADOS AS NORMAS DA ORGANIZAÇÃO (DIRETRIZES, REGULAMENTOS, POLÍTICAS, INSTRUÇÕES) Análise da relevância das possíveis mudanças. Clareza e acessibilidade da informação para todos. Escolha dos canais adequados para divulgação da informação. Delimitar a um funcionário o papel de “maturar” a informação, diminuindo perda de tempo e aumentando a eficiência do trabalho a ser realizado.

12 COMUNICAÇÃO SUBCATEGORIA: COMUNICAÇÃO CHEFE/SUBORDINADO
Orientações concretas, completas e enriquecedoras. Linguagem adequada. Feedback contínuo e de qualidade. Reconhecimento. Promover sentimento de confiança (acolher os erros e acertos).

13 AVALIAÇÕES CATEGORIA: ESTRESSORES OCUPACIONAIS RELACIONADOS AS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS Ações em ADP x Política de gestão de desempenho. Avaliação democrática (elaborar processo de avaliação onde haja participação direta dos funcionários). Capacitar avaliadores e avaliados para que o processo seja um momento de crescimento e desenvolvimento profissional, não de insatisfação.

14 SEGURANÇA CATEGORIA: ESTRESSORES OCUPACIONAIS RELACIONADOS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS. Supervisores informados e preparados para compartilhar informações (técnicas ou não). “Cultura da Segurança”, mostrando seriedade e confiabilidade do local de trabalho. Promoção de um ambiente produtivo.


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