A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES"— Transcrição da apresentação:

1 MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS TELESSALA: SANTA CRUZ DO SUL, RS

2 AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS
1 – INTRODUÇÃO TEMA: Avaliação escolar PROBLEMAS: - Que modelo de avaliação é adotado pelo ensino médio da EEEM NSR, em SCS, RS? - O processo de avaliação existente dá conta das necessidades dos tempos atuais de professores, alunos e pais? - Que perspectivas se apresentam para a superação desse modelo de avaliação? OBJETIVO GERAL: Analisar os diferentes processos de avaliação já propostos e adotados pelo ensino médio da EEEM NSR, SCS, RS, com o intuito de apresentar perspectivas de superação do modelo adotado.

3 AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Identificar, a partir do referencial teórico, os principais conceitos pertinentes à avaliação: ensinar, aprender, avaliar, classificar e emancipar. Apresentar as principais vantagens e os grandes desafios dos modelos de avaliação classificatória e da emancipatória. Caracterizar o/s modelo/s de avaliação/ões já adotado/s pelo ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, em Santa Cruz do Sul, RS, descrevendo-os em suas particulares, e verificando se dão conta das necessidades dos alunos, pais e professores.

4 AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS
1 – INTRODUÇÃO 2 – A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: CONCEITOS, PERSPECTIVAS E LIMITES 3 – A AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E A AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA: VANTAGENS E DESAFIOS 3.1 Avaliação Classificatória 3.2 Avaliaçao Emancipatória 3.2.1 A vertente da avaliação democrática 3.2.2 A vertente da crítica institucional e da criação coletiva 3.2.3 A vertente da pesquisa participante 4 – A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, SANTA CRUZ DO SUL, RS, E A AVALIAÇÃO ESCOLAR 4.1 A Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, Santa Cruz do Sul, RS 4.2 Os diferentes processos de avaliação instaurados na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, Santa Cruz do Sul, RS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS

5 AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS
2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.1 AVALIAÇÃO ESCOLAR: CONCEITOS, PERSPECTIVAS E LIMITES – p. 12 Principais conceitos: Hadji – p.12 Luckesi – p.12 Hoffmann – p.13 Ponce – p. 14 Saul – p.14 Hoffmann – p. 16 e 17

6 AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS
2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.2 A AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E A AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA: VANTAGENS DESAFIOS – p. 18 Avaliação classificatória – p.18 . Instrumento de controle e de limitação das atuações no contexto escolar. Fundamenta-se na fragmentação do processo ensino/aprendizagem e na classificação das respostas dos alunos a partir de padrão pré-determinado. . As classificações são registradas e transformadas em números, sem considerar a diversidade de conhecimento do aluno. Simbolizam o valor do aprendizado do aluno. Considera a tarefa de aprendizagem a partir de uma visão linear (Hoffmann), sem considerar a graduação das dificuldades. . O desempenho do aluno é analisado com base numa prática fragmentada. Apenas o somatório das diferentes parcelas avaliativas são consideradas para atribuição da nota final. É um instrumento autoritário e frenador. . Seus conceitos básicos são: classificação, julgamento, fragmentação, estagnação, enquadramento.

7 AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS
2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.2 A AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E A AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA: VANTAGENS DESAFIOS - p. 18 Avaliação emancipatória – p. 26 Processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade, visando transformá-la. . Está situada numa vertente político-pedagógica cujo interesse maior é emancipador (Saul, 1988) visando provocar a crítica e libertar o sujeito de condicionamentos sociais determinados. . Seu interesse é fazer com que os indivíduos envolvidos escrevam sua própria história e gerem suas próprias alternativas de ação. . Esse tipo de avaliação possui dois objetivos básicos: iluminar o caminho da transformação e beneficiar as audiências, no sentido de torná-las auto-determinadas. . Os conceitos básicos envolvidos são: emancipação, decisão democrática, transformação, e crítica educativa.

8 AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS
2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.3 A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, SANTA CRUZ DO SUL, RS, E A AVALIAÇÃO ESCOLAR - p. 35 Histórico da criação da escola – p.35 Os diferentes processos avaliativos instaurados na escola: 1999 – bimestres e pontos (10, 20, 30, 40) – p. 36 2001 – trimestres, áreas do conhecimento e pontos (30, 30, 40) – p.36 2004 – trimestres, áreas do conhecimento e conceitos (A, B,C) – p.37 2005 – trimestres, componentes curriculares e conceitos (A,B,C,D) –p. 38 2006 – trimestres, componentes curriculares e conceitos (A,B,C,D) – recuperação é o diferencial – p. 39

9 AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS
Critérios qualitativos de avaliação da EEEM NSR - p. 41 Assiduidade; Participação; Construção do conhecimento; Comprometimento; Humanização; Resultado das notas parciais.

10 AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS
3 – CONCLUSÕES – p. 49, 50 A avaliação adotada na EEEM NSR, SCS, é classificatória – pseudo-superações Proposta pedagógica que dê conta das reais necessidades dos alunos, professores e escola – pensada e executada coletivamente – não em gabinetes As pseudo-superações conduzem a novas distorções Avaliação não tem a ver exclusivamente com reprovação/classificação, mas com ensino/aprendizagem. Aprovação ou reprovação não são garantias de aprendizagem. Quando simplesmente se aprova não se garante aprendizagem. Quando se reprova também não. O importante está em superar a não aprendizagem. Para tanto, deve-se pensar em questões como: formas de atendimento aos alunos em suas dificuldades, compreensão de como se dá o processo de conhecimento, número de alunos em sala de aula, organização estrutura da escola.

11 AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS
MUITO OBRIGADO!!!!


Carregar ppt "MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google