A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vida de Cristo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vida de Cristo."— Transcrição da apresentação:

1 Vida de Cristo

2 1- INTRODUÇÃO A história da vida de Jesus Cristo encontra-se em toda Bíblia. VT Jesus em profecia NT Jesus histórico. Entre o VT e o NT 400 anos de silêncio. No tempo de Jesus a Judéia estava sob o domínio romano e o mundo experimentava a influência do helenismo (conjunto de idéias e costumes da Grécia antiga). Antes, durante os quatro séculos de silêncio, surgiram entre os judeus diferentes seitas político-religiosas. Deus preparou o cenário para a vinda de seu FILHO.

3 2- Seitas político-religiosas na época de Cristo.
MAS ANTES... ENTENDA A TEOCRACIA JUDAICA REI PROFETA SACERDOTE

4 Os Escribas 2- Seitas político-religiosas na época de Cristo.
De copistas a interpretadores Faziam parte do sinédrio Jesus os censurou em Lc 20:46.

5 Os Escribas γραμματευς grammateus escrituário, escriba,
na Bíblia, pessoa versada na lei mosaica e nas sagradas escrituras, intérprete, professor. Os escribas examinavam as questões mais difíceis e delicadas da lei;

6 Os Escribas acrescentavam à lei mosaica decisões sobre vários tipos, com a intenção de elucidar seu significado e extensão, e faziam isto em detrimento da religião. Como o conselho de homens experimentados na lei era necessário para o exame de causas e a solução de questões difíceis, eles tornavam-se membros do Sinédrio;

7 Os Escribas são mencionados em conexão com os sacerdotes e anciãos do povo. 3) professor religioso: instruído E ERUDITO.

8 Os Escribas Intérpretes profissionais da Lei. Enfatizavam especialmente as tradições. Muitos escribas foram fariseus. De acordo com Jesus: Respeito à Lei. Entrega à obediência a Deus. Em desacordo com Jesus : Rechaçavam a autoridade de Jesus para interpretar a Lei. Desprezaram a Jesus como Messias porque não obedecia todas suas tradições.

9 Os Fariseus 2- Seitas político-religiosas na época de Cristo.
“Separados” ? Conceituados Hipócritas A maior seita

10 Os Fariseus φαρισαιος Pharisaios 1) Seita que parece ter iniciado depois do exílio. Além dos livros do AT, os Fariseus reconheciam na tradição oral um padrão de fé e vida. Procuravam reconhecimento e mérito através da observância externa dos ritos e formas de piedade, tal como lavagens ceremoniais, jejuns, orações, e esmolas.

11 Os Fariseus Comparativamente negligentes da genuína piedade, orgulhavam-se em suas boas obras. Mantinham de forma persistente a fé na existência de anjos bons e maus, e na vinda do Messias; e tinham esperança de que os mortos seriam novamente chamados à vida e seriam recompensados, cada um de acordo com suas obras individuais.

12 Os Fariseus Em oposição à dominação da família Herodes e do governo romano, eles de forma decisiva sustentavam a teocracia e a causa do seu país, e tinham grande influência entre o povo comum. De acordo com Josefo, eram mais de 6000.

13 Os Fariseus Eram inimigos amargos de Jesus e sua causa; foram, por outro lado, duramente repreendidos por ele por causa da sua avareza, ambição, confiança vazia nas obras externas, e aparência de piedade a fim de ganhar popularidade. .

14 Seita religiosa de judeus que propagavam obediência meticulosa à Lei e tradições judias. Muito influente nas sinagogas. (Mat 5:20 Mat 23:1-36 Luc 6:2 Luc 7:36-47) De acordo com Jesus: Respeito pela Lei, crença na ressurreição dos mortos, comprometidos a obedecer a vontade de Deus. Em desacordo com Jesus: Rechaçavam a afirmação de Jesus de que era o Messias porque não seguia todas suas tradições e se reunia com gente de notória má conduta.

15 Negavam a ressurreição
2- Seitas político-religiosas na época de Cristo. Os Saduceus Céticos Materialistas Livres pensadores Ricos e influentes Negavam a ressurreição

16 Os Saduceus σαδδουκαιος Saddoukaios Saduceus = “justo” 1) partido religioso judeu da época de Cristo, que negava que a lei oral fosse revelação de Deus aos israelitas, e que cria que somente a lei escrita era obrigatória para a nação como autoridade divina.

17 Os Saduceus Negava as seguintes doutrinas: 1a) ressurreição do corpo 1b) imortalidade da alma 1c) existência de espíritos e anjos 1d) predestinação divina (afirmavam o livre arbítrio)

18 Ricos, partido sacerdotal judeu de classe alta
Ricos, partido sacerdotal judeu de classe alta. Rechaçaram a autoridade da Bíblia além dos cinco livros do Moisés. Obtinham lucros de negócios no templo. Eles, junto com os fariseus, conformaram os partidos majoritários do concílio judeu. De acordo com Jesus: Grande respeito pelos cinco livros do Moisés, assim como também pela santidade do templo. Em desacordo com Jesus: Negavam a ressurreição do corpo. Pensavam que o templo também podia usar-se como lugar para efetuar transações comerciais. (Mat 3:7 Mat 16:11-12 Mar 12:18)

19 Responsáveis pela destruição de Jerusalém
2- Seitas político-religiosas na época de Cristo. Os Zelotes galileus extremistas Responsáveis pela destruição de Jerusalém

20 Os Zelotes G02208 ζηλοτης Zelotes 1) alguém que arde em zelo, zelote Desde a época dos Macabeus, havia entre os judeus um classe de homens, chamados Zelotes, que era fanaticamente apegada à lei mosaica a ponto de recorrer à violência,

21 Os Zelotes para impedir que a religião fosse violada por outros; mais tarde, no entanto, a comunidade judaica passou a usar o seu santo zelo como pretexto para os mais terríveis crimes.

22 Grupo de patriotas judeus violentos dedicados a determinar o fim do governo de Roma no Israel. (Luc 6:15 At 1:14) De acordo com Jesus: Preocupação pelo futuro político do Israel. Crença no Messias, mas sem reconhecer no Jesus ao enviado de Deus. Em desacordo com Jesus: Acreditavam que o Messias seria um líder político que liberaria Israel da ocupação romana.

23 Guardaram os manuscritos do mar morto
2-Seitas político-religiosas na época de Cristo. Os Essênios 2º mais numeroso Separatistas Místicos Guardaram os manuscritos do mar morto

24 Grupo monástico de judeus de prática ritual e pureza cerimoniosa, assim como também de “santidade” pessoal. De acordo com Jesus: Enfatizavam a justiça, a honestidade e o compromisso. Em desacordo com Jesus : Acreditavam que os rituais cerimoniosos os faziam justos.

25 No tempo de Jesus era o 3º Templo
3. Instituições Judaicas na Época de Cristo. 3.1 – O Templo Situado no monte Moriá No tempo de Jesus era o 3º Templo

26 3.2 – As Sinagogas 3. Instituições Judaicas na Época de Cristo.
Reuniam-se aos sábados Dirigidas por anciãos (Lc 7.3) Funcionavam com um pequeno tribunal

27 Compunha-se de 70 membros e seu presidente era o sumo-sacerdote.
3. Instituições Judaicas na Época de Cristo. 3.3 – O Sinédrio corte suprema de justiça tribunal civil e religioso Compunha-se de 70 membros e seu presidente era o sumo-sacerdote.

28 Eram os coletores de impostos e eram odiados pelos Judeus.
4. Outros aspectos da Época de Cristo. 4.1 – Os publicanos Eram os coletores de impostos e eram odiados pelos Judeus.

29 4.2 – Os samaritanos 4. Outros aspectos da Época de Cristo.
Era um povo misto originário das pessoas que ficaram na palestina durante o cativeiro e eram, também, odiados pelos Judeus.

30

31 4.3 – Os romanos 4. Outros aspectos da Época de Cristo.
Era o povo que dominava os judeus e quase a totalidade do mundo. Eram liderados pelos grandes imperadores chamado de Césares.

32 4.4 – O nacionalismo 4. Outros aspectos da Época de Cristo.
O judeu era o povo mais nacionalista do mundo. Não se comunicavam com os gentios.

33 Deus preparou o mundo para receber Jesus Cristo.

34 Deus preparou o mundo para receber Jesus Cristo.

35 Deus preparou o mundo para receber Jesus Cristo.


Carregar ppt "Vida de Cristo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google