A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FIGURAS DE LINGUAGENS Figuras de Construção Professora Lúcia Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FIGURAS DE LINGUAGENS Figuras de Construção Professora Lúcia Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 FIGURAS DE LINGUAGENS Figuras de Construção Professora Lúcia Brasil

2 Elipse É a omissão de um termo ou de uma oração inteira que já foi dita ou escrita antes, sendo que esta omissão fica subentendida pelo contexto. Exemplos: -Sobre a mesa, apenas uma garrafa. (omissão do verbo haver.) Esta garota veio sem pinturas, uma saia rosa, um moletom, sapatos vermelhos. (omissão da palavra sem.)

3 Curiosidade: Em diálogos também é usual a elipse: na bilheteria de um teatro, apenas perguntamos "- Quanto custa?". O contexto, a situação em que foi feita a pergunta leva-nos ao termo omitido - "a entrada".

4 Pleonasmo É uma repetição que envolve uma redundância, isto é, repetição desnecessária que ocorre para dar ênfase. Exemplos: - Estou vendo terra com meus próprios olhos!!! -A mim ninguém me engana. Observação: O pleonasmo vicioso ("entrar para dentro", "subir para cima") é um defeito de linguagem.

5 Inversão ou Hipérbato É a inversão da ordem natural e direta dos termos da oração. Exemplos: Dança, à noite, o casal de apaixonados no clube. Ordem direta: O casal de apaixonados dança no clube à noite. - Aves, Desisti de ter! Ordem direta: Desisti de ter aves !

6 Silepse É uma figura de sintaxe e ocorre quando a concordância é feita pelo sentido e não pela forma gramatical, como a própria etimologia da palavra explica. Podemos ter silepse de número, de gênero e de pessoa. a)Silepse de número: O caso mais comum ocorre quando o sujeito é um coletivo ou uma palavra que, apesar de estar no singular, indica mais de um ser. Exemplos: - "O povo lhe pediram que se chamasse Regedor." (Fernão Lopes) povo = singular pediram = plural

7 -"...e o casal esqueceram que havia mundo." (Mário de Andrade) casal = singular esqueceram = plural - O quarteto cantaram velhos sucessos. quarteto = singular cantaram = plural

9 c) Silepse de pessoa: Ocorre principalmente quando o sujeito expresso aparece na terceira pessoa e o verbo na primeira pessoa do plural; a idéia é que o narrador integra o sujeito. Exemplos: -Dizem que os cariocas somos pouco dados aos jardins público. cariocas = 3ª pessoa somos = 1ª pessoa - Os jogadores somos incompetentes jogadores = 3ª pessoa somos = 1ª pessoa

10 Figuras de Pensamentos

11 - O ministro foi sutil como uma jamanta e fino como um hipopótamo... Ironia Consiste em sugerir, pela entonação, o contrário do que as palavras ou orações parecem exprimir. Exemplos: - Como ele está apaixonado!!

12 -Ela é minha ajudante (Em lugar de empregada doméstica) - "...Trata-se de um usurpador do bem alheio..." (Em lugar de ladrão) Eufemismo É a atenuação ou suavização de ideias consideradas desagradáveis, cruéis, imorais, obscenas ou ofensivas. Exemplos: - Ele entregou a alma a Deus. ( Em lugar de: Ele morreu )

13 Hipérbole Consiste no exagero de uma ideia. Exemplos: - Eu já lhe disse um bilhão de vezes para não exagerar quando falar! - Este anel deve ter custado os olhos da cara. - Quase morri de estudar!

14 Prosopopeia Consiste em atribuir linguagem, sentimentos e ações de seres humanos a seres inanimados ou irracionais. Exemplos: -O galo cantou às quatro da manhã... (Cantar é humano) - O Morro dos Ventos Uivantes... (Os ventos não uivam) - O longo braço do Sol impele os ventos.

15 A estrela d alva no céu desponta E a lua anda tonta com tamanho esplendor... - Em um belo céu de anil, os urubus, fazendo ronda, discutem, em mesa redonda, os destinos do Brasil.

16

17

18

19 VICIOS DE LINGUAGEM

20 A gramática é um conjunto de regras que estabelecem um determinado uso da língua, denominado norma culta ou língua padrão. Acontece que as normas estabelecidas pela gramática normativa nem sempre são obedecidas pelo falante. Quando o falante se desvia do padrão para alcançar uma maior expressividade, ocorrem as figuras de linguagem. Quando o desvio se dá pelo não-conhecimento da norma culta, temos os chamados vícios de linguagem.

21 a) Barbarismo: consiste em grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta. pesquiza (em vez de pesquisa) prototipo (em vez de protótipo) b) Solecismo: consiste em desviar-se da norma culta na construção sintática. Fazem dois meses que ele não aparece. (em vez de faz; desvio na sintaxe de concordância)

22 c) Ambiguidade ou anfibologia: trata-se de construir a frase de um modo tal que ela apresente mais de um sentido. O guarda deteve o suspeito em sua casa. (na casa de quem: do guarda ou do suspeito?) d) Cacófato: consiste no mau som produzido pela junção de palavras. Paguei cinco mil reais por cada. e) Pleonasmo: consiste na repetição desnecessária de uma ideia. A brisa matinal da manhã deixava-o satisfeito.

23 ATIVIDADES 1)Identifique e classifique os vícios de linguagem: a)Quando eu pôr o vestido, saberei se engordei. b)Na boca dela estava a marca da agressão que sofrera. c)Ele comprimentou o amigo. d)O principal protagonista da novela é um bom ator. e)Desceu para o quarto de baixo, assim que o pai surgiu no corredor. f)Esteje aqui amanhã no mesmo horário. g)Ela é uma ótima atriz. Na última peça fez um monólogo falando sozinha. h) O cachorro do seu irmão avançou sobre o amigo. i)Má mão a sua, o bolo sempre fica encruado. j)Nós advinhamos o resultado do jogo. k)Quero meias para senhoras claras. l)Eu assisti o programa em que foi denunciado o desmatamento da Amazônia.

24 2) Reconheça as figuras de linguagem: a)Tanta toada eu trago na viola. b)A gente não sabemos escolher presidente c)Vossa senhoria está belo hoje. d)A natureza pode estar chorando. e) Eu já lhe disse um bilhão de vezes para não exagerar quando falar! f)Este anel deve ter custado os olhos da cara. g)O céu está mostrando sua face mais bela. h)Ele foi repousar no céu, junto ao Pai. i)Que alunos inteligentes, não sabem nem somar. j)Após a queda, nenhuma fratura.


Carregar ppt "FIGURAS DE LINGUAGENS Figuras de Construção Professora Lúcia Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google