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Tendências da Linguagem Publicitária

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Apresentação em tema: "Tendências da Linguagem Publicitária"— Transcrição da apresentação:

1 Tendências da Linguagem Publicitária
Plano de ensino da aula 1: Apresentação dos principais conteúdos que serão abordados pela disciplina . Conteúdo da aula e Plano de ensino: Publicidade e práticas sociais; Como fazer para ser notado? Como é a dinâmica do processo de comunicação publicitária no Contemporâneo? (Emissor – Publicitário / Receptor – Público-Alvo. Desafios da linguagem da publicidade na pós-modernidade. Identidade, Publicidade e Marcas; Recursos da linguagem da propaganda; Tipos de discurso na constituição da linguagem publicitária;

2 Publicidade e práticas sociais;
Estudar e analisar a publicidade como reflexo das práticas sociais; De que maneira a sociedade se mostra nas peças publicitárias que são veiculadas pelos meios de comunicação? Essa vivência cotidiana passa por quais percursos (quais caminhos?) Em um primeiro momento nos interessa investigar as práticas sociais que ganham visibilidade por meio da mídia;

3 Desafios da linguagem da publicidade na pós-modernidade.
É preciso avaliar primeiro, a situação do nosso destinatário, que é aquele para quem vamos falar, o público-alvo; Independentemente do perfil do público-alvo – que costuma variar muito e a cada campanha precisa ser retraçado – há algumas características comuns que o P.A possuí: O urbano (aquele que habita as grandes metrópoles) vive num ambiente saturado de estímulos, mesmo que ele nem se dê conta disso, ele não consegue e não tem condições de assimilar todas as mensagens que lhe chegam via: rádio, televisão, jornal, revistas, outdoors, cinema, livros, celular e internet.

4 Todas essas mídias concorrem entre si e entre os demais discursos das variáveis que estão ao seu redor: moda, grupo de pertencimento, família, trabalho, etc. A linguagem da publicidade enfrenta como primeiro dos desafios: O de prender a atenção desse destinatário (público-alvo) que vive no contemporâneo, no hoje, ou como as teorias da comunicação denominam, na Pós-Modernidade.

5 Para que a sua publicidade que irá concorrer com: notícias, assuntos, entrevistas, fotografias e as outras publicidades presentes em uma revista seja notada pelo público-alvo é preciso que ela comunique a informação de uma maneira clara, objetiva e, principalmente, criativa. Em Tendências da Linguagem Publicitária veremos maneiras de se diferenciar, de sair do lugar comum que a criação publicitária se encontra; Buscaremos referências para fazer uma publicidade que seja capaz de despertar o interesse do público-alvo nesse ambiente tão competitivo.

6 Tipos de discurso Os informativos: aqueles que nos fazem saber algo;
Os persuasivos: aqueles que nos fazer crer em algo; (o que é manipulação? Quais são suas estratégias?) Os sensíveis: aqueles que nos fazem sentir algo; Onde se encaixa a linguagem publicitária?

7 Estudo de caso: Vejamos em um anúncio para revista – peça mais representativa da publicidade impressa – os diferentes elementos culturais associados que compõem seu texto, aqui entendido como a sua dimensão verbal e visual. Cliente: Valisère; Produto: Lingerie; Mídia Impressa: Revista; Contexto: Final dos anos 80.

8 Título: “Use Valisère que o seu candidato fica para o 2º turno”
Slogan: “Linha Valisère 89. A melhor política do corpo”

9 Qual a relação que pode ser estabelecida entre a publicidade e o contexto social?
Qual imagem de homem e de mulher é criada pelo anúncio? Como o produto é apresentado? Quais são as estratégias utilizadas pelo anúncio? Que sistema de valores está em jogo? Quais são os acordos estabelecidos entre homem, mulher e o produto? Por que este anúncio não pode ser tomado como uma das tendências da linguagem publicitária?

10 A proposição do anúncio,expressa em seu título, é:
“Use Valisére que o seu candidato fica para o 2o turno”. Para chegar a ela, o redator associou o momento político do país, então às vésperas do segundo turno das eleições para governadores, à idéia de que só uma mulher vestida de lingerie atraente seria capaz de levar um homem a uma segunda sessão de sexo na mesma noite (causa e efeito). No campo visual temos exatamente a foto de uma mulher vestindo uma lingerie provocante junto a um homem adormecido, ratificando a proposição verbal.

11 Identidade, Publicidade e Marcas
O que entendemos por Identidade?: Como determinada pessoa é reconhecida perante ao grupo (Reconhecida pelo seu parecer X ser); Preciso sempre de uma alteridade para que a minha identidade fique mais evidente. (Uma negação do outro). Na sociedade Tradicional essa identidade é comparável a um indicador que cada pessoa carrega consigo e que a torna uma pessoa diferente; Nessa sociedade Tradicional esse indicador podia ser: Um sobrenome que a liga a uma tradicional família. Uma crença que a liga a uma religião(o cristão, católico). Uma competência que a liga a uma profissão etc (O Médico, O Doutor, O advogado, O Marceneiro, A dona de casa, etc.)

12 Na sociedade Pós-Moderna qual é indicador das identidades das pessoas?
Quem cumpre esse papel de dizer para o outro quem somos? Roupas, Marcas, Carros, Bebidas (produtos e marcas em geral + o Corpo e o Comportamento);

13 Mostrar o quanto a publicidade representa um lugar privilegiado na construção de identidade no mundo ocidental globalizado; Práticas publicitárias na realidade contemporânea: tecnologia, globalização, mistura de ficção e realidade, novas identidades, mercado como lugar de identificação; A publicidade cria valores novos ou o que é faz é cristalizar modelos que já estão construídos na sociedade?

14 Recursos da linguagem da propaganda;
Como elaborar a linguagem utilizada na publicidade para provocar e despertar o interesse do público-alvo? Se o leitor da publicidade se interessar pela mensagem, por meio da maneira como ela é elaborada, conseqüentemente, ele irá se interessar pelo o que é anunciado: produto/marca; Figuras de linguagem são muito utilizadas no discurso publicitário: é o arranjo das palavras no texto que constitui as figuras da linguagem publicitária. A figura é diferente da linguagem simples. Se o seu texto não tiver metáforas, metonímias, paradoxos, antíteses, etc. Ele ficará sério e sensato demais.


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