A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Normas de enfermagem no setor pediátrico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Normas de enfermagem no setor pediátrico"— Transcrição da apresentação:

1 Normas de enfermagem no setor pediátrico
As normas são um conjunto de regras ou instruções para fixar procedimentos, métodos, organização, que são utilizados no desenvolvimento das atividades.São leis, guias que definem as ações de enfermagem, quanto a o que e como fazê-las.São princípios de ação.

2 Critérios para elaboração
Segundo a Associação Brasileira de Enfermagem, uma norma, para servir de guia, deve ser formulada obedecendo a alguns critérios: É estabelecida por uma autoridade reconhecida, como, por exemplo,o enfermeiro da unidade; Baseia-se num princípio;exemplo: princípio de assepsia; Traduz objetivos e descreve as condições necessárias para alcançar um ideal; Está estreitamente ligada as funções, são interdependentes;

3 Deve ser ampla e expressa de maneira clara e concisa, adequada aos propósitos, razoável para quem é formulada, e definida para poder determinar se foi ou não cumprida; Deve ser flexível, permitindo o raciocínio e a iniciativa; Deve basear-se em teorias e práticas atualizadas e estabelecer metas para melhorias ; Os critérios de avaliação que a acompanham devem estabelecer medidas qualitativas e quantitativas do serviço de enfermagem; Deve estar sujeita a contínua revisão e avaliação.

4 Exemplos de normas na unidade pediátrica
Os funcionários de enfermagem deverão estar na unidade, devidamente uniformizados, até as 7 horas A unidade de pediatria admite crianças de zero a 12 anos. Todas as crianças poderão estar acompanhadas da mãe ou responsável. Os materiais para exame laboratorial de rotina deverão ser encaminhados ao laboratório, diariamente, até as 9 horas. A requisição de medicamentos deverá ser efetuada pelo técnico de enfermagem, mediante previsão elaborada.

5 Muitos autores dividem as normas em administrativas ( o que deve ser feito) e técnicas ( como deve ser feito). Uma preocupação que muitas vezes, ocorre na formulação de normas, é a de quando a situação existente não é a ideal.Esta gera um conflito,pois por um lado, uma norma escrita é um documento e, por outro, de nada adianta documentar uma norma que não traduz a realidade.

6 TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO E LIDERANÇA EM ENFERMAGEM
Profª: Maria Regina Componentes: Ana Paula, Júlio, Letícia Cristina, Lilian Cristina BIBLIOGRAFIA: Administração em Enfermagem Coordenadora: Paulina Kurcgant Editora: EPU


Carregar ppt "Normas de enfermagem no setor pediátrico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google