A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disc. Sociologia das Organizações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disc. Sociologia das Organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Disc. Sociologia das Organizações
CEAP – 2011 / 1ºsem. Disc. Sociologia das Organizações Profº Luiz Alberto C. Guedes AUGUSTO COMTE (1798 – 1857).

2 AUGUSTO COMTE (1798 – 1857). É considerado o criador da Sociologia, sob a perspectiva do positivismo. Sua concepção repousa em três temas básicos, a saber:

3 1º) Numa filosofia da História, objetivando mostrar as razões pelas quais uma certa maneira de pensar (Filosofia positiva em Pensamento Positivo) deve imperar entre os homens.

4 2º) Numa fundamentação e classificação das ciências baseadas na filosofia positiva. 3º) Numa ciência cujo estudo, busca compreender a estrutura e os processos de modificação da sociedade, permitindo a reforma prática das instituições – A SOCIOLOGIA.

5 – TEOLÓGICA, METAFÍSICA e POSITIVA.
 A filosofia da história pode ser sintetizada na LEI DOS TRÊS ESTADOS:  Todas as ciências e o espírito humano, como um todo, desenvolvem-se através de TRÊS FASES DISTINTAS – TEOLÓGICA, METAFÍSICA e POSITIVA.

6 Estado Teológico: diante da diversidade da natureza, o homem só consegue explicá-la mediante a crença na intervenção de seres sobrenaturais; o mundo se torna compreensível somente através de deuses e espíritos.

7 O estado Teológico compreende os estágios
Fetichista Politeísta Monoteísta A mentalidade teológica teria como forma política a monarquia aliada ao militarismo. O estado Metafísico concebe FORÇAS Física Química Vital

8 Numa segunda fase desse estado a mentalidade metafísica reuniria todas essas forças numa só – A NATUREZA – unidade que equivaleria ao Deus único do estado monoteísta.

9 Na esfera política, corresponderia a uma sociedade originária de um contrato e o estado baseado na soberania do povo. Assim os reis seriam substituídos pelos juristas.

10 Estado Positivo subordinação da Imaginação ou Argumentação à Observação em que cada proposição de maneira positiva deve corresponder a um fato, particular ou universal.

11  Classifica as ciências de acordo com a maior o menor simplicidade dos respectivos objetos de estudo.

12 A partir da complexidade crescente/grau de generalidade decrescente, têm-se a seguinte ordem de classificação: Matemática  Astronomia  Física  Química  Biologia  Sociologia.

13 Os aspectos fundamentais da Sociologia Comteana:
ESTÁTICA  que estudaria as condições constantes da sociedade  Religião, família, propriedade, linguagem, acordo entre poder espiritual e temporal etc., que presume e sustenta a ORDEM. DINÂMICAque estudaria as leis em seu progressivo desenvolvimento, cuja idéia Principal é o PROGRESSO. Os aspectos fundamentais da Sociologia Comteana:  

14 No domínio do social e do Político, o estágio positivo do espírito humano marcaria a passagem do poder espiritual para as mãos dos sábios e cientistas e do poder material para o controle dos industriais.

15 A Sociologia de Comte está demarcada por dois grandes focos, a saber:
a) ESTÁTICA  que estudaria as condições constantes da sociedade  Religião, família, propriedade, linguagem, acordo entre poder espiritual e temporal etc., que presume e sustenta a ORDEM.

16 b)DINÂMICAque estudaria as leis em seu progressivo desenvolvimento, cuja idéia Principal é o PROGRESSO.

17 Sarava!


Carregar ppt "Disc. Sociologia das Organizações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google