A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo: Vítor, Samuel e Anna

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo: Vítor, Samuel e Anna"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo: Vítor, Samuel e Anna
Frutos Grupo: Vítor, Samuel e Anna

2 Frutos Os frutos se originam a partir do desenvolvimento do ovário. O pericarpo é dividido em 3 partes: o epicarpo é a casca do fruto, o mesocarpo é a parte que na maioria das vezes é comestível e o endocarpo é a semente.

3 As sementes se originam de um óvulo fecundado, elas formam uma importante aquisição evolutiva dos angiospermas. São divididas em: tegumento,endosperma,albúmen e embrião. O embrião se desenvolve originando uma nova planta, nas angiospermas ainda encontramos cotilédones que são folhas modificadas que armazenam nutrientes para o desenvolvimento do embrião.

4 Há espécies com um cotilédone (monocotiledôneas) e com dois cotilédones (dicotiledôneas). Essa características das sementes é justamente o que dá origem ao nome das duas classes.

5 Dispersão das sementes
As angiospermas se adaptam muito bem no ecossistema, pois contam com a ajuda de agentes dispersores como aves, mamíferos e o vento. Os frutos suculentos e saborosos atraem mamíferos e aves, depois a semente é eliminada por esses animais e se encontrar em condições ideais, dará origem a uma nova planta.

6 Tipos de frutos Frutos carnosos - apresentam pericarpo suculento. Contêm muitos nutrientes e as vezes são comestíveis. São classificadas em bagas e drupas. Bagas são frutos com uma ou mais sementes soltas. Exemplos:tomate,limão e berinjela. Drupas:apresentam endocarpo duro,onde se encontra a semente. Exemplos:azeitona,pêssego e abacate.

7 Os falsos frutos ou pseudofrutos, são aqueles que não se originam a partir do ovário. Os pseudofrutos originam-se do pedúnculo ou do receptáculo floral. Exemplo: maçã. As sementes que se dispersam pelo vento são chamadas de sementes aladas. Elas apresentam adaptações para esse tipo de agente, como por exemplo, serem leves e plumosas ou terem prolongamentos que facilitam o transporte.

8 Tomate, um exemplo de pericarpo.

9 Semente de milho, planta monocolitedônea (um cotilédone)

10 Semente do feijão, planta dicotiledônea (dois cotilédones)

11 Melancia, fruto carnoso (bagas)

12 Azeitona, um fruto carnoso (drupas)

13 Maçã, um falso fruto

14 Dente-de-leão, uma semente alada


Carregar ppt "Grupo: Vítor, Samuel e Anna"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google