Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMelissa Soza Alterado mais de 9 anos atrás
1
Associação de Empreendimentos no Comércio Justo e Solidário – ECOJUS-BRASIL Dinilson Debiasi 24 de outubro de 2007
2
Associação de Empreendimentos no Comércio Justo e Solidário - ECOJUS-BRASIL Histórico: - Novembro de 2004 – Seminário Nacional; Articulação OPFCJS - Articulação Nacional - promover a Cooperação; - Diversos encontros e eventos regionais; - Apoio: MDA; SENAES; CESE, Solidaridad; Cordaid; ICCO - Fevereiro/2006 – Encontro Nacional
3
Princípios fundadores do Comercio Justo e ES que defendemos: Atividades econômicas organizadas democraticamente; Relações de solidariedade (cooperação, reciprocidade, ajuda mútua); Finalidade social; Desenvolvimento local sustentável;
4
Princípios fundadores do Comercio Justo e ES que defendemos: Solidaridade, cooperação, reciprocidade; Democracia participativa no economico; Justa distribuição da riqueza produzida; Transparência organizacional e financeira; Critica ao “comércio $” nacional e internacional e proposições alternativas;
5
Comércio Justo e ES não é somente comércio. É também : Comércio Justo e ES não é somente comércio. É também : Uma inovação social e econômica; Organização e empoderamento dos pequenos produtores; Desenvolvimento sustentável (social, econômico e ambiental); Educação dos consumidores; Pressão sobre os dirigentes políticos e de empresas para mudar as regras do comércio internacional;
6
Estratégia e Práticas: Estratégia : construir um movimento internacional de Comércio Justo e ES com redes de produtores e de lojas para venda direta; Formação para a cooperação, a solidariedade, o consumo responsável ; criar alianças sociais e políticas (nacionais e internacionais); pressionar para mudar as regras do comércio mundial (prioridade para os direitos humanos e a defesa do meio ambiente);
7
Estratégia e Práticas: Práticas prioritárias : Comercialização direta; redes de lojas especializadas; Educação para o consumo responsável – consumidores organizados; Ações organizadas sobre políticas públicas;
8
As forças do modelo: Apóia-se nos movimentos da sociedade civil organizada; Está presente nas organizações de pequenos produtores; Consumidores conscientes e organizados,é a referência para os valores e princípios do Comércio Justo e ES;
9
Missão ECOJUS Brasil “ Promover a participação efetiva de organizações da agricultura familiar e outros empreendimentos da Economia Solidária no Comércio Justo e Solidário a serviço do desenvolvimento sustentável”.
10
Objetivo Geral “ Fortalecer a inserção das organizações da agricultura Familiar e outros Empreendimentos da Economia Solidária do Brasil no CJS (nacional internacional) e seu protagonismo, através da articulação e integração, formação, assessoria, divulgação, desenvolvimento de mercado e construção de alianças estratégicas”.
11
Objetivos específicos Objetivo 1 – Articulação e Integração “Construir, formalizar e fortalecer uma articulação e integração entre as organizações nos níveis local, regional e nacional”
12
Objetivo específicos Objetivo 2 – Formação e Capacitação “Capacitar e formar agentes multiplicadores em produção, comercialização e gestão, que possam apoiar estratégias de formação contínua”
13
Objetivos específicos Objetivo 3 - Divulgação “Desenvolver e implementar uma estratégia de informação e divulgação a nível nacional, regional e local sobre Comércio Justo e Solidário, suas organizações, produtos e ações.”
14
Objetivo específicos Objetivo 4 – Desenvolvimento de Mercados “Apoiar e assessorar as organizações na articulação e negociação de oportunidades e condições de mercado.”
15
Objetivos específicos Objetivo 5 – Construção de Alianças Estratégicas “Construção de alianças estratégicas com os setores público, privado, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, para viabilizar e otimizar recursos humanos e financeiros para a articulação e suas organizações e buscando influenciar políticas públicas”.
16
ECOJUS- Brasil hoje ECOJUS- Brasil hoje Mais de 150 organizações auto- gestionadas de produtores e produtoras familiares e Economia Solidária. 07 regionais (02 no Nordeste, 02 no Norte, Sudeste, Sul, Centro Oeste) Redes por produto: café, sucos, castanha de caju, artesanato iniciando.... Coordenação nacional (07 produtores, 02 técnicos) 03 GTs: (Comunicação, CJ- Internacional, CJS brasileiro)
17
Amazônia Meridional Amazônia Oriental Nordeste I Bahia Sergipe Centro Oeste SudesteSul Coordenação regional Articulador/a regional Plenária / Assembléia Geral Conselho Coordenação nacional Força tarefas Secr. nac. 2–3 reun. ano Reunião anual /bianual Coordenação regional Articulador/a regional Coordenação regional Articulador/a regional Coordenação regional Articulador/a regional Coordenação regional Articulador/a regional Coordenação regional Articulador/a regional Coordenação regional Articulador/a regional
18
Coordenação Nacional Genes da Fonseca/CRESOL CENTRAL - Regional Sul José Meirelles/ACARAM/COOCARAM - Regional Amazônia Ocidental Raimundo Brito de Abreu/COFRUTA - Regional Amazônia Oriental Terezinha Oliveira/COOPERCAJU- Regional Nordeste Leonardo de Carvalho/COOPFAM - Regional Sudeste Nereide Coelho/ - Regional BA/SE/AL Olácio Komori/APOMS - Centro –Oeste
19
Agricultura familiar Participantes da ECOJUS Brasil
20
Agricultura familiar Empreendimentos da Economia Solidária (EES) (15000 25000 30% urbana – 70% agricultura familiar) Participantes da ECOJUS Brasil
21
Agricultura familiar Empreendimentos da Economia Solidária (EES) (15000 25000 30% urbana – 70% agricultura familiar) CJ internacional - Cert.FLO 18 OPF CJ internacional não certificado 20 OPF Participantes da ECOJUS Brasil
22
Agricultura familiar Empreendimentos da Economia Solidária (EES) (15000 25000 30% urbana – 70% agricultura familiar) CJ internacional - Cert.FLO 18 OPF CJ internacional não certificado 20 OPF Participantes da ECOJUS Brasil OPF (100 300 grupos)
23
Agricultura familiar Empreendimentos da Economia Solidária (EES) (15000 25000 30% urbana – 70% agricultura familiar) Sistema Brasileiro de CJS (300 3000 grupos ?) CJ internacional - Cert.FLO 18 OPF CJ internacional não certificado 20 OPF Participantes da ECOJUS Brasil OPF (100 300 grupos)
24
Experiência pratica no CJ internacional Participação brasileira no CJ Internacional Com certificação FLO-Cert: 15 grupos com café ; 07 grupos com sucos e frutas; 02 com castanha-do-Brasil Sem certificação (monitorada por exportadores /importadores altern.) 02 grupos com castanha de caju; 03 grupos com guaraná ; Óleo de babaçu; Palmito, Mel, etc. Artesanato
25
Planejamento/Projetos até dez.2007 a) Articulação na regionais; b) 4 de Dezembro: constituição jurídica c) Projetos/ parcerias; d) Cadastros de interessados em participar da ECOJUS;
26
CJS que esperamos construir no Brasil Sistemas de garantia ( Avaliação da conformidade), também acessíveis para grupos com pequeno movimento (muitos com faturamento mensal de R$ 10.000- 100.000). Um CJS que promova maior autonomia e protagonismo os grupos produtores/as e consumidores, e estimula-os desenvolver suas capacidades de gestão e comercialização.
27
CJS que esperamos construir no Brasil Esclarecer para nãoo confundir CJS com responsabilidade social das empresas. Uma comercialização solidária e eqüitativa que prioriza grupos de produtores desfavorecidos. real participação dos grupos produtores e consumidores na definição de políticas e normas, e na gestão dos sistemas de monitoramento de garantia CJS.
28
CJS que esperamos construir no Brasil Comercialização solidária e eqüitativa que prioriza grupos de produtores desfavorecidos. Não confundir CJS com responsabilidade social das empresas. Uma real participação dos grupos produtores e consumidores na definição de políticas e normas, e na gestão dos sistemas de monitoramento de garantia CJS.
29
Associação de Empreendimentos no Comércio Justo e Solidário - ECOJUS-BRASIL Obrigado Dinilson Debiasi Secretariado Executivo Nacional Fone: (49) 3323-1908 // 9997-0436 E-mail: dj.de.biasi@hotmail.comdj.de.biasi@hotmail.com Skype: dinilson.jose.debiasi
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.