A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Sociologia da Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Sociologia da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Sociologia da Educação
MAX WEBER Disciplina: Sociologia da Educação Integrantes : Ana Pechansky, Felipe Webber, Francisco Araujo, Ivânio Machado, William Oliveira, Gustavo Gelak e Marcelo Duarte

2 BIOGRAFIA/CONTEXTO HISTÓRICO
Foi jurista, economista político, sociólogo e filósofo da história e da teologia. Influências teóricas: Marx e Nietzsche. É considerado um dos fundadores da sociologia moderna. Estudou o capitalismo e os chamados processos de racionalização e burocratização.

3 BIOGRAFIA/CONTEXTO HISTÓRICO
No ponto de vista social, pensava: ‘’Indivíduos e agrupamentos sociais são valorizados conforme atributos de valor, dando origens a diversos tipos de grupos de status. Na sociologia política, desenvolveu sua teoria dos tipos de dominação: legal (racional-burocrática), tradicional e carismática.

4 BIOGRAFIA/CONTEXTO HISTÓRICO
Weber nasceu em 1864, na Prússia.A partir de 1871, a Alemanha começa seu processo de unificação de províncias, o que resulta em uma adesão ao Capitalismo tardia e industrialização/inserção na corrida imperialista atrasadas. A organização do pensamento burguês germânico também se dá um pouco depois, revelando uma mudança ideológica palpável e propícia para estudo. Pelas mudanças na organização da vida das pessoas, fazia-se necessário uma ciência que colocasse o foco na sociedade e nos novos anseios por ela vividos (homem x máquina, individual x coletivo).  A pesquisa sociológica de Weber se diferencia das demais por não ter apoio principal no Positivismo, buscando relativizar e compreender as diferentes formas organizacionais de vida, combinando a sociologia já teorizada por Durkheim e Marx com a ciência histórica. A isso dá-se o nome de Método Compreensivo, que é a tentativa de avaliar o passado e suas devidas repercussões no presente. Sua busca era pelo sentido social dos fatos aparentemente desconexos entre si.

5 TEORIAS E OBRAS OBRAS: 1889: A história das companhias comerciais na idade média 1891: O direito agrário romano e sua significação para o direito público e privado 1895: O Estado Nacional e a Política Econômica 1904: A objetividade do conhecimento na ciência política e na ciência social 1904: A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO 1905: A situação da democracia burguesa na Rússia 1905: A transição da Rússia a um regime pseudoconstitucional 1906: As seitas protestantes e o espírito do capitalismo 1913: Sobre algumas categorias da sociologia compreensiva 1917/1920: Ensaios Reunidos de Sociologia da Religião 1917: Parlamento e Governo na Alemanha reordenada 1917: A ciência como vocação 1918: O sentido da neutralidade axiológica nas ciências políticas e sociais 1918: Conferência sobre o Socialismo 1910/1921: Economia e Sociedade

6 TEORIAS E OBRAS Sociologia compreensiva: Interpretar o sentido das ações sociais dos indivíduos concretos. Ao invés de procurar entender instituições e regras sociais independentes dos indivíduos, procurar compreender como as ações sociais e o sentido que os indivíduos concretos deram a elas foram capazes de orientar a constituição dessas instituições e regras.

7 TEORIAS E OBRAS A ética protestante e o espírito do capitalismo: Weber define o espírito do Capitalismo como ideias e hábitos que favorecem, de forma ética, a procura racional de ganho econômico. Para Weber, o Capitalismo não era um sistema injusto, diferente de Marx. O Capitalismo lhe parecia resultado da modernização, que trazia consigo um modo de desenvolver atividades com organização racional e eficiência.

8 TEORIAS E OBRAS Ação social:Para Weber, a sociedade podia ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais, que, orientadas na direção do outro, constituem-se na ação social. Para Weber, esse conceito de ação social era o objeto central da Sociologia e estabeleceu quatro tipos de ação social: afetiva, tradicional, racional com relação a valores e racional com relação a fins.

9 TEORIAS E OBRAS Neutralidade axiológica: É impossível ser totalmente neutro nas ciências sociais, o sociólogo não consegue ser neutro em seus estudos porque ele está inserido na sociedade, a neutralidade deve ser sempre buscada. É preciso distinguir entre os julgamentos de valor e o saber empírico.

10 TEORIAS E OBRAS Estado: O Estado é um instrumento de dominação do homem pelo homem, só o Estado pode fazer uso da força da violência, e essa violência é legítima (monopólio do uso legítimo da força física), pois se apoia num conjunto de normas (constituição). Desencantamento do mundo: A humanidade partiu de um universo habitado pelo sagrado, pelo mágico, excepcional e chegou a um mundo racionalizado, material, manipulado pela técnica e pela ciência.

11 CONCEITO DE EDUCAÇÃO A educação, para Weber é o modo pelo qual os homens são preparados para exercer as funções que a transformação causada pela racionalização da vida lhes colocou à disposição. Educação é como um “pacote” de conteúdos e de disposições voltados para o treinamento de indivíduos que tivessem de fato condições de operar certas novas funções, e a própria política de um modo racional.

12 CONCEITO DE EDUCAÇÃO Weber concebe a educação como um fator de estratificação social, um meio de distinção, de obtenção de honras, de busca de poder e de dinheiro. TIPOS DE PEDAGOGIA; Carismática: Isto significa que eles, os educadores, desejavam despertar uma capacidade considerada como um dom pessoal, pois não se pode ensinar nem preparar um carisma”.

13 CONCEITO DE EDUCAÇÃO Pedagogia do cultivo: procura educar um tipo de homem, cuja natureza depende do ideal de cultura da respectiva camada social decisiva. Pedagogia do treinamento: tentativas especializadas de treinar o aluno para finalidades úteis à administração.

14 CONCEITO DE EDUCAÇÃO BUROCRATIZAÇÃO: para garantir esse estado de coisas uma das formas mais utilizadas é a educação. Para que o indivíduo seja dominado, obediente e tornar-se um “homem de ou da ordem” é necessário criar um aparato favorável à aquisição dos princípios que sustentam a burocracia, violentando-se a sua personalidade.

15 CONCEITO DE EDUCAÇÃO Dominação Carismática: A dominação carismática dá origem à educação carismática, típica de guerreiros e sacerdotes e, portanto, afastada de um tipo de educação que pudéssemos considerar moderna, a não ser por sua estrutura de poder, que nos permitiria pensar no carisma do professor como uma alternativa a ser usada no processo de motivação dos alunos.

16 CONCEITO DE EDUCAÇÃO Dominação legal: se dá em virtude de estatutos, normas ou leis. Seu tipo mais puro é a dominação burocrática. O motivo do qual se obedece está pautado em uma regra, um dever de subordinação. Dominação tradicional: Dá-se em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes senhoriais de há muito existentes.

17 CRONOLOGIA 21 de abril de 1864 – Max Weber nasce em Erfurt. Os pais são o jurista e mais tarde deputado do parlamento imperial (Reichstag) pelo partido nacional-liberal, Max Weber e Helene (nascida na família Fallenstein) – estudos de Direito, Economia Nacional, Filosofia e História. 1889 – doutoramento em Direito. 1892 – habilitação em Direito Canônico Romano e Direito Comercial (em Berlim). 1893 – obteve uma posição temporária na Universidade de Berlim. Casamento com Marianne Schnitger ( ), que será mais tarde ativista pelos direitos da mulher e socióloga. 1894 – assume a posição de professor de Economia na Universidade de Freibur

18 CRONOLOGIA 1897 – professor de Economia Nacional na Universidade de Heidelberg. 1898 – em virtude de uma crise familiar, Weber sofre um colapso nervoso e abandona o trabalho acadêmico, sendo internado periodicamente até 1903. 1904 – regressa à atividade profissional. Atividade redatorial no jornal “Archiv fur Sozialwissenschaft und Sozialpolitik”, que se tornou o jornal líder da ciência social alemã. Weber fez neste ano uma viagem aos Estados Unidos, onde deu aulas. 1907 – recebe uma herança que o liberta de quaisquer preocupações financeiras. 1909 – é cofundador da sociedade Alemã de Sociologia. – Primeira Guerra Mundial, em 1914, Weber acolhe entusiasticamente o início da Guerra (um nacionalismo militarista muito comum na altura, partilhado entre outros por Thomas

19 CRONOLOGIA Mann). Inscreveu-se como voluntário no exército (Reichswehr). Em 1915 mudou de ideias, tornando-se um pacifista. 1917 – nos Colóquios de Lauenstein apela à continuação da guerra, ao mesmo tempo defendendo o retorno ao parlamento. 1918 – cofundador do liberal Partido Democrático Alemão (Deutsch-Demokratische Partei; o DDP). 1919 – convocado como conselheiro para a delegação Alemã na conferência do Tratado de Versalhes. Foi também nomeado professor de Economia Nacional na Universidade de Munique. 14 de junho de 1920 – morre em Munique vítima de uma pneumonia.


Carregar ppt "Disciplina: Sociologia da Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google