A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Laboratório Real com Acesso Remoto via Internet Orientador: Cairo L. Nascimento Jr. Co-Orientador: Luis Filipe W. Barbosa Carine Campos Teixeira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Laboratório Real com Acesso Remoto via Internet Orientador: Cairo L. Nascimento Jr. Co-Orientador: Luis Filipe W. Barbosa Carine Campos Teixeira."— Transcrição da apresentação:

1 Laboratório Real com Acesso Remoto via Internet Orientador: Cairo L. Nascimento Jr. Co-Orientador: Luis Filipe W. Barbosa Carine Campos Teixeira

2 EE Seminário de Tese2 Índice Introdução Objetivo Desafio Histórico Laboratório Real Remoto - ITA Conclusões Perspectivas Futuras

3 EE Seminário de Tese3 Introdução O controle de sistemas à distância é uma necessidade do mundo atual. Laboratórios reais e com acesso remoto tem sido propostos como eficazes formas de auxílio ao ensino à distância.

4 EE Seminário de Tese4 Por que laboratório real remoto? O grande número de estudantes envolvidos na disciplina; Modelo de educação baseada na educação à distância; Recursos econômicos insuficientes.

5 EE Seminário de Tese5 Objetivo Desenvolvimento de ferramentas que possibilite a qualquer pessoa: o envio de comandos e; monitoração remota de experimentos de um laboratório real através de qualquer computador conectado à Internet.

6 EE Seminário de Tese6 Desafio Fornecer uma estrutura onde experimentos reais, e de acesso remoto, podem ser alterados e comandados sem dificuldades.

7 EE Seminário de Tese7 Histórico

8 EE Seminário de Tese8 iLab - MIT

9 EE Seminário de Tese9 iLab - MIT O desenho do iLab é separado em três distintos módulos conectados por uma arquitetura de Web Service, tais como: –O Lab Server; –O Lab Client; –O Service Broker.

10 EE Seminário de Tese10 iLab - MIT Experimentos monitorados via Web: –Flagpole; –The sensor experiment; –Heat exchange; –Microelectronic WebLab. –http://weblab.mit.edu/

11 EE Seminário de Tese11 ACT – Automatic Control Telelab

12 EE Seminário de Tese12 ACT – Automatic Control Telelab O laboratório da Universidade de Siena (Itália), possui as seguintes características: –escolha de um controlador pré definido ou possibilidade de construção de um novo; –ambiente do MatLab e Simulink; –mudança de controladores e sinais de referência; –Gráficos e vídeos online.

13 EE Seminário de Tese13 No ACT estão disponíveis atualmente 5 experimentos: Controle de Posição; Controle de Velocidade; Controle de Vazão; Levitação Magnética; Simulador de Helicóptero; Robô Lego Mindstorms.

14 EE Seminário de Tese14 GigaBOT WebLab- UNICAMP

15 EE Seminário de Tese15 GigaBot WebLab- UNICAMP A arquitetura para WebLab utiliza serviços de rede classificados em três categorias: –serviços de acesso; –de interação; –e de comunicação.

16 EE Seminário de Tese16 GigaBOT WebLab- UNICAMP A estrutura do WebLab da UNICAMP pode utilizar ainda serviços oferecidos por outros WebLabs formando assim uma federação de laboratórios reais com acesso remoto através da Internet.

17 EE Seminário de Tese17 Outros Projetos no Mundo UNED (Universidad Nacional de Educación a Distancia), Espanha (Dormido Bencomo, 2003); Swiss Federal Institute Technology (Gillet, et. al., 2000); Universidade Nacional de Singapura, Oregon State University, Columbia University, etc.

18 EE Seminário de Tese18 Outros Projetos no Brasil GigaBot UNICAMP (Eleri, 2006); UFU-FACOM (Faina, 2006); PUCRS-GACS (Grupo de Automação Sistemas e Controle) (Pereira, 2006); GRACO (Grupo de Automação e Controle) (Álvares,et. al., 2003 ), da UNB.

19 EE Seminário de Tese19 Laboratório Real Remoto - ITA Este trabalho propõe a criação de um laboratório com acesso remoto a experimentos reais existentes no ITA através da Internet.

20 EE Seminário de Tese20 Laboratório Real Remoto - ITA Componentes principais do sistema: três computadores conectados à Internet: –Executa um programa web browser padrão (usuário); –Executa um programa web server local; –Está conectado com o experimento real computador do experimento real.

21 EE Seminário de Tese21

22 EE Seminário de Tese22

23 EE Seminário de Tese23 Experimentos LRR - ITA Romeo III; Kit de Levitação Magnética; Kit de Controle Térmico; Kit de Servomecanismos.

24 EE Seminário de Tese24 Romeo III

25 EE Seminário de Tese25 Configuração adotada para o controle via internet do robô ROMEO III.

26 EE Seminário de Tese26 Estratégia de Controle.

27 EE Seminário de Tese27 Página em HTML de controle do robô.

28 EE Seminário de Tese28 Status de comando enviado para o robô

29 EE Seminário de Tese29 Visão da câmera instalada no LRR mostrando o robô em tempo real

30 EE Seminário de Tese30 Maglev

31 EE Seminário de Tese31 Visão Geral

32 EE Seminário de Tese32 Maglev – Interface Gráfica

33 EE Seminário de Tese33 Maglev - Trajetória

34 EE Seminário de Tese34 Maglev – Coleta de Dados

35 EE Seminário de Tese35 Projeto Kyatera

36 EE Seminário de Tese36 Projeto KyaTera A rede óptica KyaTera é uma plataforma de testes: –pesquisa novos conceitos em redes ópticas; –desenvolve novas aplicações da internet avançada; –demonstra experimentalmente a aplicação das tecnologias propostas; –interliga os laboratórios participantes.

37 EE Seminário de Tese37 Projeto KyaTera

38 EE Seminário de Tese38 Projeto Kyatera Por que KyaTera para WebLabs? –alta velocidade na transmissão de dados; –robusta; –segura.

39 EE Seminário de Tese39 Projeto KyaTera Programa TIDIA (Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada); um programa financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); Projeto KyaTera; Federação de WebLabs.

40 EE Seminário de Tese40 KyaTera Federação de WebLabs

41 EE Seminário de Tese41 Considerações Finais

42 EE Seminário de Tese42 Requisitos De fácil compreensão e de fácil uso; Adaptação de materiais didáticos ao novo contexto; Supervisão online do ambiente do experimento; Política de segurança do sistema físico e servidor apropriado;

43 EE Seminário de Tese43 Múltiplas plataformas do software do cliente; Segurança do cliente; Software do cliente gratuito; Flexibilidade na formulação dos programas; Salvar os dados experimentais. Requisitos

44 EE Seminário de Tese44 Desvantagens Ausência de contato físico com o experimento; Não aplicabilidade em alguns experimentos; Instabilidade das transmissões através da Internet.

45 EE Seminário de Tese45 Vantagens Laboratórios podem ser acessados 24 horas por dia; Estudantes não precisam se deslocar para realizar tarefas; Boa exploração dos recursos investidos; Acessibilidade à diferentes tipos de experimentos.

46 EE Seminário de Tese46 Vantagens Preparação antecipada do experimento pelos estudantes; Ganho no processo de aprendizagem; Adaptação e personalização do ambiente do laboratório para alunos com deficiência física.

47 EE Seminário de Tese47 Conclusões Os WebLabs são laboratórios de acesso remoto que viabilizam novas possibilidades para o ensino e a pesquisa; Os recursos materiais de um laboratório podem ser compartilhados. Empresas também podem usar os WebLabs nos seus treinamentos. Cooperações científicas mais dinâmicas se viabilizam.

48 EE Seminário de Tese48 Perspectivas Futuras Adição de conteúdo teórico sobre cada um dos experimentos na página para o usuário; Separação do servidor em dois ou mais computadores; Adição de outros experimentos físicos com controle remoto via internet; Integração com a federação de WebLab.

49 EE Seminário de Tese49 Obrigada!!!


Carregar ppt "Laboratório Real com Acesso Remoto via Internet Orientador: Cairo L. Nascimento Jr. Co-Orientador: Luis Filipe W. Barbosa Carine Campos Teixeira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google