A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UTILIZAÇÃO DE TOPSOIL DA FLORESTA NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS EM URUCU Dr. Niwton Leal Filho Manaus - 2006 II WORKSHOP DE AVALIAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UTILIZAÇÃO DE TOPSOIL DA FLORESTA NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS EM URUCU Dr. Niwton Leal Filho Manaus - 2006 II WORKSHOP DE AVALIAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 UTILIZAÇÃO DE TOPSOIL DA FLORESTA NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS EM URUCU Dr. Niwton Leal Filho Manaus II WORKSHOP DE AVALIAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA DA REDE CT-PETRO AMAZÔNIA PI2 – CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA DINÂMICA DO SOLO

2 Introdução As boas práticas envolvidas no processo de recuperação de áreas degradadas consistem: - Descompactação e medidas para conservação do solo; - Reposição da camada superficial do solo; - Correção da acidez; - Adubação química; -Plantio diversificado de espécies florestais nativas; - Manutenção inicial do plantio; - Enriquecimento com outras formas de vida e grupos ecológicos. Introdução

3 Em Urucu, apesar dos elevados investimentos humanos, financeiros e aprimoramentos técnicos, os resultados podem ainda ser otimizados. A ausência de cobertura, com material vegetal, expõe os solos. Vários fatores impedem o desenvolvimento das espécies vegetais nas clareiras e jazidas (condições de solo, dispersão e estabelecimento de propágulos, condições microclimáticas e hídricas). A formação de ilhas de vegetação pode ser uma alternativa viável para acelerar a recuperação de pequenas áreas. Introdução

4 Figura 1. Escarificação Figura 2. Solo pronto para plantio Figura 3. Proteção de taludes Figura 4. Resíduos de capoeira

5 Este trabalho teve como objetivo verificar o efeito a médio prazo da aplicação de topsoil sobre o estabelecimento de espécies provenientes do banco de sementes durante um período de cinco anos. Introdução

6 Material e Métodos Área de estudo preparo da área em setembro (2001) Material e Métodos Figura 5A. Jazida 84

7 Material e Métodos Figura 5B. Coleta de topsoil Figura 5C. Regeneração

8 Material e Métodos - faixas de topsoil 150 x 20 x 1 cm. 10 m 15 m Parcelas controle Parcelas com topsoil Parcelas com outros experimentos

9 Material e Métodos - Segunda contagem em setembro de 2002 (12 meses): foram instaladas subparcelas de 5x5 m no centro de cada parcela. Figura 6. Jazida 84 após 6 meses (março/2002) - Primeira contagem em linhas (março de 2002).

10 Material e Métodos Figura 7. Jazida 84 em setembro de 2006 (5 anos). A última avaliação foi realizada em setembro de 2006, em uma subparcela de 10x5 m no centro de cada parcela (controle e com topsoil).

11 Resultados e Discussão Figura 8. Densidade média e desvio padrão dos indivíduos estabelecidos após cinco anos (T3), nas parcelas com topsoil e controle.

12 Resultados e Discussão Figura 9. Altura média e desvio padrão dos indivíduos estabelecidos após 5 anos (T3), nas parcelas com topsoil e controle.

13 Resultados e Discussão Figura 10. Densidade e desvio padrão dos indivíduos estabelecidos nas parcelas com topsoil em 6 meses (T1), 12 meses (T2) e 60 meses (T3).

14 Resultados e Discussão Figura 11. Porcentagem dos gêneros dominantes nas parcelas com topsoil em 6 meses (T1), 12 meses (T2) e 50 meses (T3).

15 Resultados e Discussão Figura 12. Número de espécies estabelecidas nas parcelas com topsoil, após cinco anos (T3).

16 Resultados e Discussão Figura 13. Altura média dos indivíduos estabelecidas nas parcelas com topsoil, após cinco anos (T3).

17 ConclusãoConclusão Os resultados indicam que o processo pode ser eficiente para acelerar a cobertura vegetal de pequenas áreas a serem recuperadas, porém o sucesso do método é afetado pelas condições iniciais do solo; A redução observada na diversidade ao longo do tempo, indica a necessidade de plantio de enriquecimento paralelo; A identificação e o uso de outras espécies com estratégia de vida similar ao gênero Vismia pode ser a uma alternativa eficiente para o aprimoramento das técnicas de recuperação de áreas degradadas na Amazônia.


Carregar ppt "UTILIZAÇÃO DE TOPSOIL DA FLORESTA NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS EM URUCU Dr. Niwton Leal Filho Manaus - 2006 II WORKSHOP DE AVALIAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google