A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ERI FUNAKI CLAUDIA PATRICIA OCHOA DIAZ PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ERI FUNAKI CLAUDIA PATRICIA OCHOA DIAZ PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA 2008."— Transcrição da apresentação:

1 ERI FUNAKI CLAUDIA PATRICIA OCHOA DIAZ PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA 2008

2  Foi um poeta, contista e cronista brasileiro.  Nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902.  Estudou em BH com os jesuítas de onde foi expulso por “insubordinação mental”.  Formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925.  Fundou "A Revista", para divulgar o modernismo no Brasil  Além de poesia, produziu livros infantis, contos e crônicas.

3  Traduziu os seguintes autores estrangeiros: Balzac, Marcel Proust, García Lorca, François Mauriac e Molière  Morreu no Rio de Janeiro RJ, no dia 17 de agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.

4 O Abaporu, Tarsila do Amaral O modernismo no Brasil tem como marco simbólico a Semana de Arte Moderna realizada em São Paulo no ano de 1922. Se caracteriza pela defesa de um novo ponto de vista estético e o compromisso com a independência cultural do país.

5  Drummond, como os modernistas, proclama a liberdade das palavras  Ironiza os costumes e a sociedade, asperamente satírico em seu amargor e desencanto  Segue a libertação proposta por Mário de Andrade  Faz parte da segunda geração do modernismo (1930-1945), sendo um período rico na produção poética e também na prosa  Os artistas passam a preocupar-se mais com o destino dos homens, o estar no mundo.

6  Consciência da fragilidade do eu: "Tenho apenas duas mãos / e o sentimento do mundo“ (Sentimento do Mundo)  Perspectiva única para enfrentar os tempos difíceis é a união, as soluções coletivas: “O presente é tão grande, não nos afastemos, Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas“ (Mãos Dadas)


Carregar ppt "ERI FUNAKI CLAUDIA PATRICIA OCHOA DIAZ PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google